Com tantas empresas migrando para o mundo digital nos últimos anos, a preocupação com segurança da informação tornou-se cada vez mais vigente. Com maior presença digital, maiores são os riscos de falhas em sistemas e possíveis vazamentos de dados. E nesse cenário o  programa de Bug Bounty passou a ser bastante discutido.

Os negócios baseados em dados se tornam cada vez mais comuns e crescem rapidamente. Porém, todo esse avanço apresenta algumas consequências não tão boas. Entre elas, o crescimento dos crimes cibernéticos, e cibercriminosos mais preparados e habilidosos.

De acordo com dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), em 2020 foi registrado um aumento de 265% dos crimes cibernéticos só no estado de São Paulo.

Mas como um  programa de Bug Bounty pode ajudar sua empresa a não fazer parte dessa porcentagem? Continue a leitura e saiba o que esperar dessa tecnologia.

O que é um programa de Bug Bounty?

Resumidamente, o Bug Bounty é um programa de “caçadores de recompensa” voltado para à segurança cibernética. Uma comunidade também conhecida como hackers éticos, é mobilizada para descobrir vulnerabilidades dentro de um site, aplicativo ou plataforma.

A cada vulnerabilidade ou brecha na segurança descoberta, os especialistas ganham uma recompensa.

Ou seja, um programa de Bug Bounty permite que a empresa parceira descubra suas fraquezas dentro do ambiente tecnológico, e diminua os riscos de invasões e vazamento de dados. Isso evita substancialmente os impactos de cibercriminosos dentro do negócio e também na vida de clientes.

A escolha por um programa de recompensas por bugs é preventiva, e uma forma da empresa ser mais assertiva nos investimentos e escolhas em proteção de sistemas e dados.

Por que sua empresa precisa de um programa de Bug Bounty?

O grande número crescente de categorias de crimes cibernéticos que surgiram ao longo desses anos de avanço tecnológico nem sempre é percebido pelas empresas.

Um erro muito comum entre empreendedores é acreditar que os custos dessas invasões, assim como suas outras consequências, serão simples de serem contornadas.

O investimento em um programa de Bug Bounty é uma maneira de detectar erros de configurações e software que acabam passando despercebidos pelos desenvolvedores, ou até mesmo pela equipe de segurança do empreendimento. O que posteriormente, caso não identificados, podem acarretar em diversos problemas graves, como o vazamento e roubo de dados e informações da empresa e clientes.

Programa de Bug Bounty vs. pentest e redteam

O programa de Bug Bounty é um recurso interessante para empresas também porque, diferente de serviços mais tradicionais de pentest - testes de invasão - é um serviço constante de busca por falhas,  com um time de vários especialistas de formas de pensar diferente trabalhando juntos e sempre atentos às novidades no setor de segurança da informação.

Inclusive, os pentests foram escolhidos como método padrão por um longo tempo. Os ataques eram simulados para a descoberta de áreas de exposição.

Outro método para procura de vulnerabilidade é a atuação de red teams, que ganhou força como uma medida de proteção adicional.

Esses profissionais do red team reconhecem as principais ameaças e utilizam suas habilidades na realização de ataques controlados, visando descobrir as principais vulnerabilidades e ajudando a eliminá-las. Um tipo de serviço que conta com a perspicácia de um hacker ético que sabe os passos de um cibercriminoso.

Uma ideia interessante é que o red team seja utilizado em conjunto com o programa de Bug Bounty. Logo, duas equipes atuando em conjunto para maior prevenção de ataques e proteção da empresa

Como funciona um programa de Bug Bounty?

É importante saber como funciona um programa de Bug Bounty antes de esperar diversas coisas dele. Para utilizar o recurso para segurança cibernética, primeiramente é necessário definir um escopo, uma política, com as regras do programa e seu orçamento das recompensas.

Depois de definida a política e escopo, o programa é publicado e os hunters já podem encontrá-lo, e começam as buscas pelas possíveis vulnerabilidades do sistema.

Encontrado o bug ou bugs, o hunter preenche um relatório com detalhamentos sobre as vulnerabilidades, os passos para sua reprodução, como ela afeta o sistema da empresa e qual o seu nível de gravidade.

Após todos esses processos, a empresa parceira recebe o relatório e, dentro do escopo combinado, avalia a vulnerabilidade e aceita ou reprova a falha. Em caso de aprovação, a recompensa é paga.

É importante ressaltar que o programa de Bug Bounty gerenciado oferece apoio e auxílio para todos esses passos citados, ajudando também a escolher os melhores especialistas para as buscas, avaliando e fazendo uma triagem dos relatórios, para então os revisar e entregar à equipe das empresas para validação.

O programa de Bug Bounty da BugHunt

Outro ponto difícil é saber como aplicar um programa de Bug Bounty dentro de uma empresa.  Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time, estamos prontos para te ajudar.

A BugHunt é uma empresa que oferece um programa de Bug Bounty formal, onde os hackers éticos buscam pelas vulnerabilidades das empresas parceiras, ganhando reconhecimento financeiro ou não em troca das descobertas feitas.

Lembrando que ao se registrar na BugHunt, os profissionais assinam o Termo de Adesão e Política de Privacidade, onde se comprometem a cumprir as regras de cada programa em que participam, bem como a confidencialidade dos dados acessados. E para a garantia de um trabalho eficaz, os especialistas são submetidos a uma triagem prévia (background check) pela BugHunt.

Além disso, a BugHunt oferece Programas Públicos, onde você pode abrir seu programa para toda a nossa comunidade de bughunters, e maximizar a eficácia dos seus resultados, ou Programas Privados, quando seu programa fica acessível  apenas para especialistas convidados por você ou pela empresa.

Se interessou pelo programa de Bug Bounty e quer implementar o método para melhorar a segurança de sua empresa? Clique aqui!