Especialista

BugHunter brasileiro: conheça o perfil que ocupa essa profissão milionária!

O BugHunter é o hacker ético que auxilia buscando bugs e falhas nas empresas, através de plataformas Bug Bounty. Conheça mais sobre o BugHunter no Blog da BugHunt!

BugHunter brasileiro: conheça o perfil que ocupa essa profissão milionária!

O bughunter chegou para acabar com a antiga desinformação de que os hackers são criminosos virtuais.

Como o cenário da cibersegurança vem tomando um maior espaço nas discussões entre empreendedores, a visibilidade e a curiosidade em cima dos bughunters aumentaram consideravelmente.

Se você ainda não está familiarizado com o termo, o que faz e qual o perfil desse profissional dentro do mundo cibernético, essa leitura é perfeita para você!

Continue lendo e conheça o perfil do bughunter brasileiro!

O que é um bughunter?

O estereótipo de que hacker é cibercriminoso caiu de vez. Os bughunters procuram falhas nos sistemas, sites ou apps das empresas de forma legal e são recompensados por isso.

Essa prática ajuda grandes empresas a consertarem rapidamente as possíveis falhas e evitar danos maiores.

O que acaba transformando o bughunter em uma espécie de hacker ético.

O que faz um bughunter?

Com a imagem de hacker definida, o dia a dia do bughunter consiste em contribuir caçando falhas e bugs dentro de uma plataforma ou programa de Bug Bounty.

Dentro desse espaço, o especialista em cibersegurança vasculha por possíveis bugs e vulnerabilidade em sites e redes de empresas que sejam parceiras da plataforma em troca de recompensas, em dinheiro na maioria das vezes.

Além disso, a cada falha encontrada, esses bughunters produzem relatórios que serão entregues ao time de segurança da informação da empresa cliente, para que esses problemas sejam corrigidos.

Assim, todo esse trabalho de busca permite que empresas se protejam ou estejam mais seguras com a chegada de um possível ciberataque.

O que é uma plataforma Bug Bounty?

A plataforma de Bug Bounty permite que uma companhia crie um programa de recompensas por bugs para uma comunidade de especialistas registrados em seu domínio.

A partir disso, a plataforma expõe o programa de recompensas, com a política, escopo e recompensas oferecidas. Então, esses especialistas iniciam os testes de segurança e relatam as vulnerabilidades detectadas neste programa.

Prática essa que não é tão nova quanto parece. Desde os anos 80, especialistas em cibersegurança têm levado bugs e vulnerabilidades às empresas, assim que descoberto. Seja voluntariamente ou como parte de programas de recompensa – conhecidos como bug bounty.

A ideia por trás desses programas é simples: buscar know-how sobre segurança fora da própria organização para testar sistemas. Caso alguém descubra uma vulnerabilidade que possa ser um potencial vetor de ataque, a empresa oferece uma recompensa ao profissional pela descoberta realizada.

A própria empresa, na sequência, faz a correção do bug encontrado.

O perfil do bughunter brasileiro

Agora que você já sabe o que faz e onde trabalha, está na hora de entender qual é o perfil do bughunter aqui no Brasil.

A BugHunt, a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, realizou um levantamento onde ouvimos especialistas que atuam na caça às vulnerabilidades para conhecer melhor o perfil dos bughunters.

Para fazer o download do Raio-X BugHunter, clique aqui.

Quem são os bughunters brasileiros?

Em nosso Raio X dos bughunters, notamos que a maioria desses especialistas está no começo de suas carreiras.

41,7% dos entrevistados possuem entre 17 a 24 anos e apenas 18,3% passou dos 35 anos. Sendo que sua maioria estão localizados nos estados de São Paulo e Minas Gerais, representando 10% dos entrevistados.

Porém, quando olhamos para a formação do bughunter brasileiro, podemos ver que é uma pessoa extremamente qualificada. 48,3% têm formação em Segurança da Informação, 33,3% em T.I e 6,7% em Engenharia da Computação.

Esses números demonstram a acessibilidade de se tornar um bughunter, não havendo empecilhos de idade ou experiência acumulada, focando totalmente no desempenho.

Gráfico em formato de pizza demonstrando a faixa etária dos bug hunters e mapa do Brasil sinalizando onde estão os profissionais | bughunter | Blog BugHunt

Os benefícios da caça aos bugs

Boa parte dos bughunters entrevistados afirma que a busca aos bugs é uma oportunidade de obter renda extra e ainda desenvolver suas habilidades como especialista em segurança.

78,3% vê como uma oportunidade certeira de renda extra, já aqueles que pensam no desenvolvimento profissional somam 65%.

Gráfico explicando que maioria dos entrevistados opta por ser um bughunter para ter uma renda extra | bughunter | Blog Hunt

Em cada vulnerabilidade, apenas o especialista que enviou o primeiro relatório válido será recompensado. Os bughunters são recompensados ​​de acordo com uma grade pré definida para cada programa: o nível de severidade da vulnerabilidade, conforme qualificado pelo cliente, determina o valor da recompensa.

O pagamento de recompensas é gerenciado por uma plataforma de pagamento de terceiros que atende aos requisitos de conformidade internacionais e, portanto, garante a rastreabilidade dos fluxos financeiros.

Além dos pagamentos, também são atribuídos pontos, em particular de acordo com a criticidade e qualidade do relatório.

Esses pontos permitem que os pesquisadores subam em nosso ranking e, portanto, os incentivam a fornecer uma experiência qualitativa ao cliente.

Garantia de ética e integridade dos seus especialistas

Assim que registrados em nossa plataforma, os especialistas da BugHunt assinam um Termo de Adesão e Política de Privacidade, comprometendo-os a cumprir rigorosamente as regras de cada programa em que participam, bem como a confidencialidade dos dados e vulnerabilidades descobertas.

Além disso, os especialistas que atingirem uma determinada pontuação, são convidados para terem o perfil verificado, e são submetidos a uma triagem prévia (background check) por meio de nossa plataforma para validar dados pessoais, bancários e experiências anteriores.

Para saber mais dados sobre o bughunter brasileiro, não hesite: clique aqui e veja o Raio-X completo que a BugHunt fez!

O bughunter está cada vez mais valorizado

Quando falamos desse serviço precisamos ter em mente que ele é feito por um profissional totalmente capacitado e especializado em cibersegurança.

O bughunter procura por brechas em sistemas de segurança, plataformas, websites, aplicativos e muito mais. Ele realiza análises de segurança através de  testes controlados em sistemas e servidores.

Isso mesmo! O bughunter está em busca de falhas em produtos ou serviços que podem representar uma ameaça à empresa, antes que alguém mal intencionado encontre.

Esse serviço tem sido cada vez mais requisitado, pois essas falhas de cibersegurança podem causar grandes prejuízos para as empresas.

Suas consequências podem ser: vazamento de dados de clientes, ataques por ransomware, roubo de informações e dinheiro, paralisação de serviços e muitos outros problemas que também afetam a imagem e reputação do negócio.

Sendo assim, o hacker ético ou bughunter atua para prevenir ataques e manchas à reputação das empresas.

Quer ser um bughunter? Faça parte da BugHunt!

E então, gostou de saber mais sobre esse perfil? Quer se tornar um bughunter?

Com o mundo tecnológico em pleno avanço, essa função requer muito estudo e dedicação, mas como você pode perceber, a recompensa é atrativa e a atividade é super interessante.

A BugHunt, primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, vem como uma ótima solução para você!

Visando também o seu reconhecimento como hacker-ético, disponibilizamos um ranking com os nossos principais bughunters! Venha fazer parte da BugHunt.
Conheça nossa plataforma!