Os ciberataques costumam subir em escala durante datas comemorativas, principalmente as que envolvem a alta do e-commerce, como a Black Friday. Isso varia desde a invasão da base de dados de clientes até a completa paralisação dos serviços - demonstrando a crescente evolução, complexidade e intensidade dos ataques.

Para exemplificar o aumento de vendas durante a Black Friday, um levantamento feito pela empresa de inteligência analítica Boa Vista revelou que a receita gerada pelas vendas do comércio eletrônico na Black Friday de 2022 cresceu 60% em comparação ao mesmo período de 2021.

Vale considerar que existe um maior compartilhamento de dados e transações financeiras digitais durante os períodos de alta do e-commerce, o que acaba atraindo a atenção de cibercriminosos. Um reflexo disso é que a incidência de ataques cibernéticos cresce nesta época, um estudo realizado pela Fortinet identificou que o último trimestre de 2022 (época da Black Friday e do Natal) teve um aumento de 61,7% nas tentativas de ciberataques em comparação ao trimestre anterior.

Neste cenário, fica claro que a melhor alternativa é focar em prevenção para evitar ciberataques, não é mesmo?

Por isso, é preciso investir na segurança cibernética desde seu primeiro momento, elaborando estratégias específicas para a estrutura de cada negócio.

Quer saber como evitar incidentes de segurança no período mais rentável do e-commerce? Então, acompanhe esse artigo, pois abordaremos todo o conceito de segurança digital e explicaremos como se proteger na Black Friday e evitar vazamentos de dados.

Os ciberataques no e-commerce

A segurança da internet sempre esteve salientada como um ponto de atenção em quem trabalha com negócios no ambiente digital. Contudo, com o aumento da exposição online, esse se tornou um grande desafio para as organizações.

E-commerce, sites, aplicativos e plataformas são alvos recorrentes dos cibercriminosos - principalmente os que buscam a coleta de dados dos clientes.

A estrutura complexa e distribuída pertinente ao varejo atrai esses usuários mal-intencionados, que podem usar vulnerabilidades para invasão dos sistemas.

Roubo de dados e paralisação das operações de venda são algumas consequências dos ciberataques que costumam, inclusive, ser noticiados em grandes jornais. E dependendo das ações tomadas pela marca, esses golpes impactam não apenas os clientes atuais como também os potenciais consumidores.

Para evitar situações desse tipo, é necessária a aplicação de cuidados como a instalação de softwares, conscientização de colaboradores e o investimento em Bug Bounty - que veremos logo em breve no texto.

Ademais, se antes esses perigos se concentravam nos computadores, hoje celulares e até dispositivos conectados via Internet das Coisas (IoT) funcionam como porta de entrada. Na realidade, um simples e-mail ou SMS pode trazer um link infeccioso.

A importância da segurança de dados na Black Friday

Mesmo no período anterior à transformação digital, o e-commerce já sofria com os ciberataques, mas como citamos anteriormente, esse cenário se intensificou.

Um dos fatores preponderantes para essa crescente é de que em nosso país as atitudes só são tomadas após o problema. Ou seja, só há o movimento de pensar na segurança da internet após um ataque ou uma invasão de sistemas.

Prática essa que é prejudicial, porém, extremamente comum entre pequenas e médias empresas que optam por focar investimentos no crescimento do negócio em detrimento às medidas de segurança.

No entanto, a prevenção é essencial em um cenário de alta incidência de ameaças, mesmo porque nenhuma companhia está à salvo de ser alvo de cibercriminosos.

Como a LGPD pode auxiliar na segurança do e-commerce

O objetivo da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, é preservar o direito à privacidade dos cidadãos, até por isso a sua implantação determinou regras para toda empresa que coleta, armazena e compartilha dados de seus clientes.

Então, em momentos de acesso massivo como as datas comemorativas, a LGPD aliada a práticas efetivas de segurança da informação provém o pleno respeito da privacidade do internauta e o protege de violações.

Por isso é importante que os e-commerces estejam de acordo com a proteção de dados na Black Friday, pois esse é um período de grande volume de dados entrando, assim como uma ótima chance de que erros aconteçam e penalizações da LGPD sejam aplicadas, como uma multa que pode chegar a até R$ 50 milhões de reais.

Quando falamos em e-commerces, sabemos que parte essencial de seus funcionamentos é este recolhimento de dados, seja para entender melhor qual seu público, entrar em contato ou enviar notificações sobre novos produtos, promoções e afins.

Tudo certo até aqui? Agora vamos à parte mais interessante do artigo; separamos 5 dicas essenciais para evitar os ciberataques na sua organização durante a Black Friday. Confira:

1. Conscientize sua equipe

A proteção de dados em datas como a Black Friday também depende de quem trabalha diretamente com esses dados, ou seja, você e seu time.

É importante deixar claro que, com o massivo acesso, o índice de ciberataques sobe consideravelmente, podendo chegar a um aumento de 30%.

Meses antes de datas comemorativas planeje workshops, palestras etc que preparem seu time, desde o suporte técnico do seu e-commerce, até os canais de atendimento digitais e o monitoramento das redes sociais.

Assim, você tem a garantia de que os dados recolhidos serão manuseados adequadamente.

2. Governança e proteção de dados

Realizar uma avaliação que garanta a qualidade e proteção de dados é fundamental para evitar ciberataques. Para isso, é necessária uma política de gestão: criar políticas, diretrizes, e processos, garantindo a maior precisão no tratamento de dados e a mitigação de riscos.

Para tratar os dados de maneira mais eficaz e ter os registros atualizados e precisos, é necessário avaliar:

  • Quais são os dados tratados pela empresa;
  • Onde exatamente esses dados ficam armazenados;
  • Quem tem acesso.

Seguindo essas medidas, a revisão de impactos e riscos pode ser realizada, assim como a confirmação de medidas de controle que podem ser implementadas para a mitigação dos riscos.

3. Criptografia na proteção de dados

Não deixe para depois: criptografe seus dados antes das datas comemorativas.

Esse é um método seguro e até certo ponto comum no campo da proteção de dados pessoais armazenados, reduzindo as chances de violação e de multas que a lei pode aplicar.

4. Frequente atualização e backup dos sistemas

Os check-ups periódicos dos sistemas, mantendo-os atualizados e a aplicação de diversas auditorias e análises se fazem muito necessárias. Assim, a detecção de algo que possa colocar as empresas e seus dados em risco é mais assertiva.

Outro tópico importante para toda a segurança: tenha um backup em nuvem atualizado. Essa pode ser a chave para salvar sua empresa de eventuais incidentes.

Além do cenário de sequestro, onde não seria necessário pagar o resgate das informações dos seus bancos de dados, facilita na identificação dos dados perdidos/vazados, não levando tanto tempo para se ter conhecimento da gravidade da violação, possibilitando empregar respostas rápidas.

5. Investimento em Bug Bounty

Se você trabalha com e-commerce, precisa conhecer essa prática!

Em total crescimento no mercado digital, o Bug Bounty é uma prática muito eficaz. Baseado em um programa de recompensa, especialistas em segurança da informação acessam de forma autorizada os sistemas e redes da empresa parceira em busca de possíveis falhas e vulnerabilidades que facilitem a ação de cibercriminosos.

Quando alguma ameaça é detectada, um relatório é feito e entregue para a equipe de segurança da informação da empresa. Assim, facilita o caminho para o desenvolvimento de métodos que façam esses bugs serem eliminados.

Após toda essa ação, o especialista recebe uma recompensa pelo trabalho de busca realizado.

Sem ciberataques, sem prejuízos: pode confiar na plataforma #1 de Bug Bounty do Brasil!

Não vai seguir a maioria e deixar a segurança dos dados da sua empresa pra depois, né?

Pode contar com a BugHunt para te ajudar nisso! Somos a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, já reportando mais de 4 mil falhas a empresas parceiras, e ajudando no fortalecimento da segurança de seus sistemas.

Não deixe os ciberataques te darem prejuízo, antecipe-se, conheça nossa plataforma!