Cibersegurança

Segurança em IoT: devemos nos preocupar com a Internet das Coisas?

Você sabe o que é segurança em IoT? Entenda aqui a importância da proteção dos dispositivos com Internet das Coisas e veja alguns métodos importantes!

Segurança em IoT: devemos nos preocupar com a Internet das Coisas?

O mundo é cada vez mais digital e, apesar dessa frase ser constantemente afirmada, quase virando um clichê, ela é realmente verdadeira. Nesse sentido, é interessante que pautas mais complexas, como a segurança em IoT sejam discutidas.

Mas afinal, você sabe o que é IoT? Mesmo sendo um termo não tão conhecido, a Internet of Things (IoT), no Brasil, Internet das Coisas, está presente na grande maioria das empresas e em muitas residências com acesso a internet.

A Internet das Coisas é a rede de objetos físicos incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias tornando possível que eles se comuniquem e interajam, quando conectados à internet.

Essa comunicação e sincronização entre dispositivos, garante mais facilidade, visto que são geradas de forma automática. É nesse cenário que, como em qualquer outro setor de tecnologia, quanto mais abertura e facilidades, mais perigos surgem.

Onde a Internet das Coisas está presente?

Antes de entender a importância da segurança em IoT, é fundamental que você saiba em quais setores do dia a dia é possível encontrar dispositivos que se enquadram a essa tecnologia.

Segundo dados da empresa de dados alemã Statista, em 2021 haviam aproximadamente 11.3 bilhões de dispositivos conectados à Internet das Coisas em todo o mundo. De acordo com a mesma pesquisa, é possível que em 2023 esse número chegue a mais de 15 bilhões.

Ou seja, com essas informações já é possível entender que essa tecnologia já está presente em diversos fatores do dia a dia, certo?

É possível encontrar dispositivos conectados a IoT em computadores da empresa que são sincronizados, celulares, mas também em eletrodomésticos como geladeiras, máquinas de lavar e cafeteiras.

Também é comum encontrar a IoT em equipamentos como portarias, trancas, termostatos, sistemas de luz, entre outras tecnologias bem comuns à rotina de uma fábrica ou escritório.

Vale ressaltar que a Internet das Coisas faz parte da Web Simbiótica, também chamada de Web 4.0, que tem como principal objetivo a integração da internet no dia a dia das pessoas. Tornando assim, a vida mais online e eficiente.

A importância da segurança em IoT

É fato que a grande maioria das pessoas quer trazer facilidades para a rotina de casa, e ter uma casa inteligente, com aparelhos sincronizados.

No entanto, com o aumento dos dispositivos com Internet das Coisas, é esperado que ocorra um aumento dos riscos e maiores vulnerabilidades de segurança.

Muitos desses aparelhos não possuem recursos de inteligência ligados à cibersegurança, até mesmo os mais sofisticados. O que só faz os casos ligados a cibercrimes crescerem. Entre os principais perigos estão:

  • Invasão de dispositivos para golpes: Muitos cibercriminosos descobrem formas de invadir sistemas de segurança, ou abrir  portões e entradas, cofres, etc. Conseguindo realizar assim, diversas ocorrências que envolvem golpes e roubos de bens.
  • Roubo de dados: Outro perigo eminente é o roubo dos dados dos usuários que ficam armazenados nos equipamentos com IoT. A partir dessa ocorrência, é possível que os cibercriminosos realizem invasões em contas bancárias, vendam as informações dos usuários para empresas, entre outros crimes.
  • Malwares: É muito comum que cibercriminosos consigam decifrar as senhas de acesso de dispositivos com IoT pouco protegidos. Assim, eles “infectam” o aparelho com malwares, podendo a partir daí, ter acesso a informações sigilosas, aplicar golpes e roubos de diversos tipos.

Sabendo de todas essas possibilidades, fica mais fácil entender a importância da implementação e investimento em segurança em IoT nos dispositivos tanto de sua empresa quanto pessoais, correto?

Lembrando que todos os dispositivos, até mesmo os que aparentam ser mais inofensivos, podem sofrer ciberataques, é importante entender que a identificação das vulnerabilidades, e a estratégia de proteção trazem economia e segurança para sua rotina.

Formas de proteção e segurança em IoT

Agora, não é porque você descobriu todos os perigos que podem vir com aparelhos com Internet das Coisas, que vai abrir mão das novas atualizações tecnológicas! Afinal, é para isso que a segurança em IoT existe.

Os métodos de proteção estão crescendo e ficam cada vez mais evoluídos justamente para que o dia a dia de pessoas e empresas seja facilitado, cada vez mais tecnológico, mas também mais seguro.

Veja abaixo alguns métodos que garantem maior proteção de seus aparelhos com IoT:

Controle dos dispositivos

É muito importante que todos os seus dispositivos tenham senhas fortes. Quanto mais simples as senhas, mais fácil fica a invasão de cibercriminosos. Além disso, é fundamental que qualquer aparelho seja bloqueado em caso de roubo.

Uma boa tática de controle é sair de contas e perfis de aparelhos empresariais após o fim do trabalho. Isso dificulta o acesso impróprio de informações sigilosas.

Atualização de softwares

Outra ação que traz mais proteção para os seus dispositivos é a atualização constante. Sempre que for liberada uma nova atualização, não deixe de instalá-la em seus aparelhos.

Os cibercriminosos atualizam suas formas e programas de invasão. Ou seja, se os seus softwares forem desatualizados, novamente você dará brecha para cibercrimes em seus sistemas.

Desative recursos não utilizados

Além disso, é comum que os dispositivos venham com diversos recursos que podem facilitar o seu dia a dia. Só deixe ativado os que realmente usa!

Assim, é possível que você economize bateria, e ainda libere menos recursos para possíveis invasões de usuários mal intencionados.

Identificação prévia de vulnerabilidades com o Bug Bounty

Uma estratégia que já é uma tendência entre as grandes empresas é o investimento em Bug Bounty. Esse é um programa de recompensas por bugs, que identifica possíveis vulnerabilidades no sistema, como por exemplo, a falta de segurança em dispositivos com IoT.

No Bug Bounty, especialistas em segurança da informação analisam de forma autorizada os sistemas de sua empresa, e buscam por possíveis falhas que possam facilitar a ação de cibercriminosos.

A BugHunt é a primeira plataforma de Bug Bounty no Brasil, com uma equipe de especialistas prontos para ajudar sua empresa a se proteger dos ciberataques.

Invista em segurança em IoT! Entre em contato e saiba mais sobre os cases de sucesso da BugHunt!