Bug Bounty

Como defender um projeto de Bug Bounty na sua empresa?

Você sabe a importância da cibersegurança mas não percebe sua empresa investindo nesse setor? Veja aqui como defender um projeto de Bug Bounty para sua equipe!

Como defender um projeto de Bug Bounty na sua empresa?

A ideia de programa de recompensa por bugs é uma tendência muito notável no cenário da cibersegurança. São diversos cases de sucesso, com grandes instituições que deixaram seus sistemas mais seguros. Mas afinal, como defender um projeto de Bug Bounty em sua empresa?

Apesar dos casos de cibercrimes só crescerem com o passar dos anos, é muito comum encontrar empresas resistentes a novos investimentos em cibersegurança.

O que, obviamente, é uma decisão extremamente arriscada. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela empresa de segurança digital Avast, entre 2020 e 2021 houve um aumento de 38% nos ataques do estilo ransomware.

No Brasil em particular, o número de ataques praticamente dobrou, e atingiu uma perigosa marca de 92%.

E mesmo com essas porcentagens alarmantes, a 1ª Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação mostrou que uma das maiores dificuldades de se implementar programas de segurança da informação nas empresas,  está no convencimento dos decisores.

O que é o Bug Bounty e as vantagens do investimento

Primeiramente, antes de saber como defender um projeto de Bug Bounty na sua empresa, é importante entender o que é essa estratégia.

O Bug Bounty tem como principal objetivo a identificação antecipada de brechas na cibersegurança em sistemas de empresas. Isso é possível através da parceria com especialistas que analisam de forma autorizada os sistemas do negócio, em busca de possíveis vulnerabilidades que deixam o sistema exposto para cibercriminosos.

Ao descobrir esses bugs, eles apresentam relatórios para a equipe de segurança da informação da empresa, e caso a falha se encaixe nas políticas e regras do programa, eles recebem uma recompensa pela vulnerabilidade encontrada.

Vantagens do investimento em Bug Bounty

Sabendo o que é o Bug Bounty, já fica um pouco mais simples visualizar quais são os seus benefícios. Entre eles, é possível destacar que muitas vulnerabilidades nunca vistas são encontradas através desse método.

Além disso, o aumento dos cibercrimes, que já foram citados acima, e que pode ser um fator decisivo na hora de pensar se sua empresa deve ou não investir em Bug Bounty.

Outra importante questão é o cumprimento da Lei Geral de Dados (LGPD), que trouxe novas regras para o uso da internet e direitos sobre informações pessoais. É fundamental que sua empresa esteja de acordo com as regras para não sofrer multas financeiras elevadas.

Manual de como defender um projeto de Bug Bounty

Nesse cenário, a BugHunt criou o Manual de Como Defender um Projeto de Bug Bounty Na Sua Empresa! Um e-book com informações e dados sobre cibersegurança, e os possíveis argumentos que você pode apresentar para a equipe.

Com esse material você consegue entender e provar por que o Bug Bounty é uma estratégia eficaz para a segurança da sua empresa. São abordados pontos como:

  • Por que a empresa precisa de Bug Bounty?
  • O Bug Bounty é um método muito recente?
  • Por que deixar as vulnerabilidades da empresa na mão de hackers independentes?
  • É possível ter previsibilidade de custo com o Bug Bounty?
  • Quanto tempo demora para sua empresa se tornar mais segura?Ficou interessado e curioso para ler o e-book? Baixe ele aqui! Também, entre em contato com a equipe da BugHunt e conheça vários cases de sucesso!