Cibersegurança

5 formas de investir em cibersegurança na sua empresa

Com dúvidas de como investir em cibersegurança e tornar o dia a dia de sua empresa mais tranquilo e protegido? Veja aqui 5 métodos de segurança!

5 formas de investir em cibersegurança na sua empresa

O investimento em segurança da informação há tempos já não é mais um “luxo” em empreendimentos pelo mundo. É uma necessidade latente, e que evita muitos prejuízos futuros. Mas afinal, quais são as formas de investimento em cibersegurança em sua empresa?

Primeiramente, é interessante que você entenda qual a importância desse tipo de investimento, antes de sair pesquisando suas formas.

A necessidade do investimento em cibersegurança em sua empresa

Os avanços tecnológicos já são realidade em grande parte das empresas brasileiras. É nesse cenário que, juntamente com as novas possibilidades de trabalho e rotina simples, foram abertas portas para novos tipos de crimes, roubos e invasões.

O cibercrime é uma realidade em todo mundo, e cresce a cada ano que passa. Inclusive, o Brasil foi considerado o quinto maior alvo de crimes digitais em 2021. Um dado que deixa as empresas do país do mínimo preocupadas.

Através do que já foi apresentado aqui já é possível entender a necessidade do investimento em medidas protetivas dentro do ambientes digitais, correto? Mas além disso, vale ressaltar algumas vantagens.

Entre elas, o quanto estratégias de cibersegurança podem não só proteger sua empresa após os ataques, mas trazer segurança para os sistemas antes mesmo de um cibercrime.

Além disso, o investimento em cibersegurança torna sua empresa muito mais confiável para parcerias com outras empresas e clientes. Afinal, é muito mais fácil confiar seus dados a uma empresa que tem um sistema de segurança da informação eficaz.

Ainda nesse ponto, é possível até que você torne esse investimento um diferencial no mercado. Ou seja, desenvolver planos estratégicos de marketing que ressaltam essa preocupação como fator decisivo para um cliente.

Formas de investir em cibersegurança

Agora que você sabe um pouco mais das vantagens do investimento em segurança da informação, que tal cuidar mais dessa área em sua empresa? Veja abaixo algumas formas de investimento que tornam seu negócio mais preparado para se proteger dos cibercriminosos!

1 - Regras mais rígidas de acesso e com equipamentos

Um dos maiores problemas relacionados à cibersegurança é, certamente, as regras pouco rígidas em relação às formas de acessos a documentos e dados sigilosos. Sendo assim, é interessante que políticas de controle sejam estabelecidas.

Além disso, também saiba que sua empresa pode ser um alvo fácil dos cibercriminosos caso os equipamentos e dispositivos móveis do trabalho não sejam usados corretamente.

O trabalho no regime presencial permite que esse controle seja feito de forma mais rigorosa. Mas no caso do estilo de trabalho home office ou híbrido, crie regras em relação ao uso dos equipamentos da empresa.

Assim, sites, aplicativos e plataformas que não possuem segurança comprovada não serão acessados nesses equipamentos da empresa, evitando golpes e o roubo de dados.

2 - Políticas de conscientização de funcionários

No entanto, para que essas regras e estratégias de segurança interna sejam realmente eficazes é importante que os funcionários da empresa entendam a importância da cibersegurança.

Afinal, um dos principais motivos para o grande aumento dos crimes cibernéticos é o fator humano. Ou seja, erros e desatenções dos próprios usuários, que são enganados por cibercriminosos.

Inclusive, esse é um ótimo argumento para que você faça com que os funcionários entendam o quanto erros e a falta de cuidado com fatores de segurança podem ser prejudiciais para o dia a dia da empresa.

3 - Time de especialistas em cibersegurança

Outra possibilidade de investimento em cibersegurança é a contratação de um time de especialistas apenas para sua empresa. Esses profissionais estarão cuidando do dia a dia dos sistemas e plataformas da organização.

Uma equipe de cibersegurança facilita na rotina e dinâmica de serviços. Já que estará pronta para o atendimento de qualquer possível problema com a parte mais digital do fluxo de trabalho.

Além disso, esses profissionais ficam atentos às regras que devem ser implementadas na empresa, como por exemplo atualizações de softwares de segurança, que dificultam a atuação dos cibercriminosos. Eles serão um ponto focal não apenas para que dúvidas sejam sanadas, mas para, de fato, atuar nos casos de possíveis invasões de usuários com más intenções.

4 - Pentest

Também conhecido como “Teste de Intrusão” o pentest é um ótimo método para entender o quanto os sistemas de sua empresa estão realmente protegidos dos cibercrimes.

Os especialistas em segurança da informação testam e tentam invadir de diversas formas o sistema analisado. É um estilo de teste muito específico, e que pode captar as possíveis fragilidades do sistema.

A partir de então, é possível a realização de investimentos mais pontuais nos pontos mais fracos de segurança dentro do ambiente digital da organização.

5 - Bug Bounty

O Bug Bounty já é uma tendência em muitas empresas por todo mundo. É uma estratégia de cibersegurança pautada na recompensa por bugs.

Ou seja, através de uma parceria feita por um programa de Bug Bounty com empresas parceiras, um hacker-ético - aqui chamado de bughunter - ataca de forma controlada e autorizada os sistemas da empresa em busca de possíveis falhas e vulnerabilidades.

Quando problemas são descobertos, esses especialistas notificam a equipe de segurança da informação da empresa, através de um relatório detalhado. Então, medidas de proteção podem ser tomadas pela empresa.

BugHunt: a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil

O Bug Bounty vem ganhando cada vez mais destaque entre as empresas brasileiras que notam a importância de investir em cibersegurança de forma mais inovadora.

A BugHunt é a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil. Com diversos cases de sucesso está pronta a tirar suas dúvidas sobre seus métodos, e mostrar o quanto esse investimento pode trazer benefícios para sua empresa. Entre em contato com nossa equipe!