A segurança corporativa refere-se às práticas, políticas e medidas implementadas pelas empresas para proteger seus ativos, informações, funcionários e operações contra uma variedade de ameaças e riscos.

Em vista disso, a segurança corporativa se torna um requisito fundamental para proteger a integridade das operações de uma empresa, bem como sua reputação e a confiança dos clientes. Isso porque ela visa minimizar os riscos cibernéticos e garantir a segurança de ponta a ponta nas organizações.

Vale ressaltar que a segurança corporativa não se trata de uma ação isolada, mas de um conjunto de ações integradas que visam a proteção digital da empresa e a privacidade dos dados. Neste artigo, explicamos quais ações são essas e como aplicá-las no seu negócio para garantir a segurança corporativa. Continue a leitura para se aprofundar neste assunto!

Como garantir a segurança corporativa?

O primeiro passo para garantir a segurança corporativa na sua empresa é pensar em cada ação e investimento de forma integrada e sistêmica, de modo em que cada iniciativa seja complementar a outra para conseguir, desta forma, garantir a proteção dos ativos e dados do seu negócio.

Mas, além disso, é preciso saber quais procedimentos devem ser priorizados e a importância de cada um deles. Veja a seguir:

Avaliação de riscos

Conheça de perto todos os possíveis riscos que sua empresa está correndo, entenda suas especificidades e analise cada um deles. Isso envolve avaliar perigos em potencial, como ameaças internas e externas, incluindo ciberataques, insider threat, roubo de dados, vazamentos, etc.

Políticas de segurança

Desenvolva políticas de segurança corporativa abrangentes que detalhem todos os procedimentos do seu negócio e também defina as regras e as responsabilidades relacionadas à segurança. Além disso, não deixe de certificar de que todos os colaboradores estejam cientes das novas políticas.

Treinamento de funcionários

Nenhum procedimento de segurança corporativa é de fato eficaz sem que os funcionários estejam preparados para colocá-los em prática.

Então, crie uma cultura de segurança e forneça treinamentos regulares para todos os colaboradores. Isso inclui conscientização sobre ameaças cibernéticas, práticas seguras de trabalho e protocolos de resposta a incidentes.

Segurança cibernética

Parece óbvio, mas vale ressaltar que investir em segurança cibernética é fundamental para que a segurança corporativa seja garantida. Isso inclui a identificação de vulnerabilidades, implementação de soluções de firewalls, antivírus, criptografia e backup.

Se você ainda não sabe em qual solução de segurança cibernética investir, baixe já o Guia de Investimento Inteligente em Cibersegurança da BugHunt.

Segurança física

Assim como no ambiente digital, é preciso garantir a segurança das instalações do ambiente corporativo, incluindo controle de acesso, vigilância por vídeo, sistemas de alarme e medidas de segurança física adequadas.

Backup de dados

Ter um backup sempre atualizado facilita – e muito – em casos de resposta a incidentes de segurança. Então, faça cópias de segurança regulares de dados críticos e implemente planos de recuperação de desastres para garantir a continuidade dos negócios em caso de alguma falha.

Gestão de identidade e acesso

Parte da segurança corporativa se trata de fazer o controle do acesso a sistemas e informações de maneira sofisticada e protocolar, usando formas de autenticação eficientes  e gerenciando as identidades para garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos sistemas e dados confidenciais.

Monitoramento e protocolo de resposta a incidentes

Garantir a segurança corporativa não se trata de ações pontuais, é preciso estar sempre em alerta. Por isso, é fundamental que os sistemas de monitoramento de segurança estejam configurados para detectar atividades suspeitas e que a empresa já tenha um protocolo de resposta a incidentes de segurança efetivo e que minimize os danos.

Caso sua empresa ainda não tenha um plano de resposta a incidentes, clique aqui e acesse nosso artigo dedicado ao assunto.

Conformidade regulatória

Outra etapa que não pode ser esquecida para garantir a segurança corporativa é a conformidade às leis vigentes como, por exemplo, a LGPD, que regulamenta a proteção de dados no Brasil.

Diante disso, certifique-se de que sua organização está em conformidade com regulamentações e leis relacionadas à segurança e privacidade de dados para evitar incidentes e, também, multas ou processos.

Quais são os riscos de não manter a segurança corporativa?

Não ter a segurança corporativa em dia pode trazer inúmeros riscos para qualquer negócio, independentemente do tamanho da empresa.

Confira a seguir os principais riscos de não manter a segurança corporativa de forma adequada:

Perda de dados valiosos

A falta de segurança corporativa pode levar à perda de informações confidenciais por meio de sequestro ou roubo de dados e até por ações equivocadas de colaboradores Isso inclui a perda de informações como dados de clientes, propriedade intelectual, informações financeiras, etc.

Ataques Cibernéticos

Não é novidade que sistemas desprotegidos são alvos fáceis para cibercriminosos, o que pode resultar em violações de dados, ataques de ransomware, espionagem industrial, interferência nas comunicações, roubo de informações, etc.

Danos à reputação

Um dos principais riscos ocasionados pela falta de segurança corporativa é o dano à reputação do negócio, isso porque incidentes públicos são um demonstrativo da falta de investimento e compromisso da empresa em relação à proteção dos dados dos clientes e colaboradores, podendo prejudicar a credibilidade da empresa no mercado e a confiança dos clientes.

Perda financeira

Nenhuma empresa gosta de perder dinheiro com imprevistos e recuperar-se de uma violação de segurança ou incidente cibernético pode ser bem caro, considerando o tamanho da empresa e a gravidade do incidente. Isso inclui despesas com a resolução dos problemas, possíveis custos de conformidade regulatória, recuperação de dados e até processos judiciais.

Paralisação dos negócios

Já pensou precisar interromper suas operações por causa de um incidente de segurança? Pois é, isso é bem possível e pode acontecer em casos de roubo ou sequestro de dados essenciais para operação e até mesmo sequestro do controle dos dispositivos, ocasionando na interrupção das operações comerciais e causando perda de receita.

Roubo de propriedade intelectual

A falta de segurança pode levar a espionagem industrial e, consequentemente, ao roubo ou vazamento de propriedade intelectual da empresa, prejudicando sua vantagem competitiva e prejudicando futuros planos de negócio.

Repercussões Legais

A negligência na segurança corporativa pode resultar em processos judiciais e responsabilidade legal, especialmente se terceiros forem afetados, como clientes, parceiros, fornecedores ou colaboradores.

A perda ou exposição desses dados pessoais pode resultar em danos financeiros e legais para a empresa devido a multas da LGPD e possíveis processos dos donos dos dados, além de prejudicar as relações com os stakeholders.

Como o Bug Bounty ajuda na segurança corporativa?

O Bug Bounty ajuda a segurança corporativa agregando mais direcionamento para as iniciativas de proteção digital. Isto significa que a partir da otimização do processo de identificação de vulnerabilidades resultante da ação dos programas de recompensa por bugs, as empresas conseguem ter mais visibilidade sobre o que deve ser priorizado e como corrigir as lacunas em seus ativos e sistemas.

Além disso, os programas de Bug Bounty atuam de forma constante, sempre trazendo novos insights para as empresas de como fazerem o seu sistema de segurança corporativo evoluir e ficar sempre mais confiável.

Desta forma, as empresas conseguem se manter protegidas no ambiente digital e evitar correr riscos desnecessários por falta de segurança.

Quer saber mais sobre como o Bug Bounty pode ajudar a sua empresa a garantir a segurança corporativa em sua totalidade? Entre já em contato com a BugHunt e fique fora do radar de cibercriminosos.