Num cenário em que as empresas estão mais maduras em relação à cibersegurança, o Centro de Operações de Segurança – ou SOC – está se tornando um recurso cada vez mais presente na estrutura de segurança digital nas organizações.

Diante da alta de ataques cibernéticos, que, segundo a 2ª Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação, cresceu 8% entre 2021 e 2022, é fundamental que as empresas estabeleçam suas próprias estratégias de proteção e o SOC exerce um papel fundamental na criação dessas ações.

Quer entender o que é um SOC e como implementá-lo na sua empresa para melhorar a proteção digital do seu negócio? Continue lendo este artigo e descubra!

O que é um SOC?

O Centro de Operações de Segurança, conhecido como SOC - sigla em inglês para Security Operations Center – trata-se de um ambiente altamente especializado e tecnológico onde equipes de profissionais em segurança da informação monitoram, detectam, analisam e respondem a ameaças cibernéticas em tempo real.

Este é um componente central nas estratégias de cibersegurança de organizações, isso porque o SOC é essencial para que as respostas a incidentes sejam rápidas e bem sucedidas, protegendo os ativos da organização e mantendo a integridade dos sistemas e dados.

Como o SOC funciona?

Justamente por centralizar as operações de segurança cibernética, o SOC exerce funções essenciais para proteção da infraestrutura de uma organização contra ameaças cibernéticas. Seu funcionamento envolve uma série de etapas e processos coordenados para garantir a segurança dos sistemas e dados, dentre elas:

Monitoramento de sistemas

Quando uma organização tem um SOC, uma das funções atribuídas a ele é monitorar ativamente a rede, os sistemas e os aplicativos em busca de atividades suspeitas ou anormais que possam indicar uma violação de segurança.

Detecção e Resposta

Quando uma atividade suspeita é identificada, os analistas de segurança do SOC investigam e analisam a ameaça para determinar sua gravidade e impacto. Eles também respondem imediatamente para conter a ameaça e minimizar o dano.

Análise de Incidentes

Em casos de incidentes de cibersegurança, são os especialistas do SOC que realizam uma análise aprofundada sobre o que aconteceu, identificando as origens, vetores de ataque e padrões de comportamento malicioso.

Gestão de Vulnerabilidades

O SOC monitora e avalia constantemente as vulnerabilidades conhecidas nos sistemas e aplicativos da organização, aplicando patches e atualizações conforme necessário.

Inteligência de Ameaças

Os analistas do SOC são responsáveis por acompanhar as tendências de ameaças e utilizar as informações sobre as principais ameaças atuais para estabelecer estratégias de prevenção para a organização.

Mitigação e Prevenção

Além de responder a incidentes, o SOC também trabalha em função do desenvolvimento de estratégias e políticas de segurança proativas para prevenir possíveis violações futuras.

Treinamento e Conscientização

O Centro de Operações de Segurança também pode oferecer treinamento para funcionários de outros setores sobre as melhores práticas de segurança cibernética e como reconhecer ameaças potenciais.

Coleta e Análise de Dados

O SOC coleta e analisa dados de várias fontes, incluindo logs de eventos, dados de tráfego de rede e informações de sistemas, para identificar possíveis comportamentos suspeitos.

Relatórios e Comunicação

O SOC também mantém a alta administração e as partes interessadas informadas sobre a postura de segurança da organização, os incidentes em andamento e as medidas tomadas para mitigá-los.

Como implementar na sua empresa para deixá-la segura

Assim como criar qualquer novo setor em uma empresa, a implementação de um SOC é um processo complexo que exige planejamento empresarial, isso porque precisa de investimentos em recursos e, também, um compromisso contínuo com a segurança cibernética.

É preciso considerar que o desafio pode ser maior para empresas que não têm nenhuma estrutura de segurança, já que é preciso começar tudo do zero – desde a contratação de profissionais até contratação de soluções de segurança e compra de equipamentos.

Por outro lado, essa tarefa pode ser para empresas que já contam com uma estrutura mínima ou descentralizada de segurança da informação, isso porque não é necessário construir nada do zero, mas sim reorganizar os recursos já existentes e desenvolver o que falta para ter um SOC completo.

Como você pôde perceber ao longo do artigo, um SOC bem implementado pode fornecer à organização uma capacidade mais consolidada para identificar, mitigar e responder a ameaças cibernéticas de maneira eficaz.

Quer ter acesso a mais artigos sobre estrutura de cibersegurança nas empresas como este? Clique aqui e acesse o blog da BugHunt!