Não é novidade que a internet está se tornando um ambiente cada vez mais perigoso para as empresas e usuários. Neste cenário, surgem algumas ferramentas de cibersegurança para evitar os possíveis danos em meio a tantas ameaças como, por exemplo, o Web Application Firewall (WAF).

Mas o que é WAF? É o mesmo que Firewall? Quais são suas principais funções? Quais são os desafios que envolvem o uso dessa ferramenta? Caso você tenha alguma dessas dúvidas, continue lendo este artigo e obtenha suas respostas!

O que é Web Application Firewall (WAF)?

O WAF – ou Web Application Firewall – é uma tecnologia de segurança cibernética projetada para proteger aplicativos da web contra as ameaças online. Essa ferramenta funciona como uma barreira virtual entre os aplicativos da web e potenciais invasores, monitorando o tráfego da web em tempo real.

O principal objetivo do WAF é identificar e bloquear ataques direcionados a aplicativos, como, por exemplo, injeção de SQL, cross-site scripting (XSS) e muitos outros, antes que eles possam prejudicar a integridade ou a disponibilidade do aplicativo.

Vale ressaltar que uma das principais características do WAF é a capacidade de criar políticas de segurança personalizadas, permitindo que as organizações consigam adaptar a proteção de dados conforme suas necessidades específicas.

Além disso, alguns tipos de WAFs usam técnicas avançadas, como Machine Learning, para detectar padrões de tráfego suspeitos, comportamentos estranhos e possíveis ataques.

Desta forma, a combinação de personalização e inteligência torna o WAF uma ferramenta fundamental para a defesa contra ameaças cibernéticas direcionadas a aplicativos da web, ajudando as empresas a manterem a integridade de seus sistemas e a confidencialidade dos dados dos usuários.

Qual é a diferença entre WAF e Firewall?

Apesar de serem ferramentas essenciais para a cibersegurança de um negócio, WAF e o Firewall desempenham funções distintas na proteção de sistemas de informação.

O Firewall é uma barreira de segurança que opera em um nível mais amplo, geralmente na camada de rede, controlando o tráfego com base em regras predefinidas. Ele é eficaz na filtragem de pacotes de rede com base em endereços IP, portas e protocolos, protegendo a rede como um todo contra ameaças gerais, como invasões ou ataques de negação de serviço.

Por outro lado, o WAF é especificamente projetado para proteger aplicativos da web. Atuando na camada de aplicação, o WAF inspeciona o tráfego da web em busca de ameaças direcionadas a aplicativos.

Portanto, a diferença entre as duas ferramentas está no escopo de atuação: o Firewall lida com a segurança ao nível de rede, enquanto o WAF é especializado na proteção de aplicativos da web, garantindo que eles permaneçam seguros contra ameaças que explorem vulnerabilidades específicas a aplicativos.

Quais são as principais funções de um Web Application Firewall?

O WAF é uma ferramenta automatizada bastante versátil. Confira suas principais funções:

Filtragem de Tráfego

O WAF monitora todas as solicitações e respostas HTTP, analisando cabeçalhos, métodos e conteúdos visando identificar possíveis ameaças, como, por exemplo, solicitações suspeitas ou tráfego anormal.

Proteção contra Injeção de SQL

Esse recurso previne ataques que tentam manipular consultas SQL em algum aplicativo, o objetivo é proteger o banco de dados contra potenciais manipulações maliciosas.

Bloqueio de Cross-Site Scripting (XSS)

O WAF identifica e remove scripts maliciosos ou potencialmente perigosos de conteúdo da web, impedindo que eles sejam executados no navegador do usuário.

Prevenção de Cross-Site Request Forgery (CSRF)

Evita que invasores forjem solicitações em nome de um usuário autenticado, ou seja, previne que o usuário seja enganado por um agente malicioso para executar ações indesejadas em um aplicativo sem o seu conhecimento.

Identificação de Ameaças

O WAF usa regras e assinaturas para comparar solicitações e respostas com padrões de ataques conhecidos, bloqueando qualquer tentativa correspondente.

Proteção contra Botnets

Ele detecta atividades de botnets, como tentativas de força bruta ou solicitações repetidas, e bloqueia o acesso dessas fontes maliciosas.

Personalização de Políticas

É possível configurar as políticas de segurança conforme as especificidades de cada aplicativo, permitindo ter controle sobre o que é permitido ou bloqueado.

Análise de Tráfego

Fornece informações detalhadas sobre tendências de tráfego, permitindo às equipes de segurança identificar comportamentos suspeitos e tomar medidas preventivas.

Machine Learning

Alguns tipos de WAFs usam algoritmos de aprendizado de máquina e Inteligência Artificial para detectar ataques mais complexos e desconhecidos, melhorando a capacidade de adaptação a ameaças.

Mitigação de Ataques

Além de identificar ameaças, o WAF pode tomar medidas para bloquear qualquer tráfego malicioso em tempo real, como, por exemplo, negação de solicitações suspeitas ou aplicação de limites de taxa de solicitações.

Quais são os desafios de administrar um WAF?

Administrar um WAF pode ser desafiador e complexo para algumas empresas, especialmente para aquelas que não contam com uma estrutura sólida de cibersegurança. Veja alguns dos desafios mais comuns associados à gestão de um WAF:

Falsos Positivos e Negativos

Um dos maiores desafios de administrar um WAF é fiscalizar se a ferramenta não cometeu equívocos, ou seja, se não bloqueou um tráfego legítimo, dando falsos positivos, ou permitiu um tráfego malicioso, dando falsos negativos.

Configuração Complexa

Configurar um WAF de maneira eficaz requer um amplo conhecimento dos aplicativos e das possíveis ameaças que podem afetá-los. Isso porque a configuração de regras personalizadas e de políticas de segurança adequadas pode ser um processo complexo e demorado.

Atualizações constantes

As ameaças cibernéticas estão em constante evolução e, neste cenário, é fundamental manter o WAF atualizado com as últimas ameaças e técnicas de ataque e isso requer muitos esforços e uma administração especializada.

Tuning Contínuo

Além de precisar se manter atualizado contra as ameaças, as configurações do WAF também precisam ser atualizadas na medida em que os aplicativos mudam e evoluem. Isso exige um processo contínuo de ajustes minuciosos para garantir uma proteção eficaz.

Impacto no Desempenho

Dependendo das configurações e da intensidade de tráfego, o WAF pode ter um impacto no desempenho do aplicativo, tornando o equilíbrio entre segurança e desempenho um processo complexo e desafiador.

Compliance e Regulamentações

Como qualquer ferramenta de proteção de dados, as empresas devem se atentar às regulamentações de segurança cibernética, como a LGPD, na hora de configurar o WAF, garantindo que ele esteja configurado de acordo com essas normas, o que pode ser um desafio adicional.

Como usar um WAF para proteger sua empresa?

Existe a ilusão de que ferramentas automatizadas podem ser mais fáceis de implementar nas empresas ou que elas substituem a necessidade de um profissional capacitado. Mas, como você viu ao longo deste artigo, utilizar uma ferramenta como o WAF exige das empresas planejamento e estrutura. Isso porque ela necessita de avaliações constantes, atualizações e configurações precisas.

Mas, com o direcionamento certo, o WAF pode funcionar como uma camada de segurança essencial para os aplicativos da web, ajudando as empresas a se protegerem contra diferentes ameaças cibernéticas, garantindo a disponibilidade e integridade dos seus serviços online.

Para que o WAF funcione corretamente, é necessário conhecer bem seus ativos digitais, entender seus pontos fortes e fracos e, também, conhecer as possíveis ameaças que podem atacá-los. Além disso, é fundamental entender se a sua empresa tem capacidade de administrar uma ferramenta tão complexa como essa, só assim é possível evitar equívocos e aproveitar o melhor que o WAF tem a oferecer.

Gostou deste conteúdo? Você pode acessar mais artigos como este no Blog da BugHunt!