Mesmo após a pandemia de COVID-19, o home office continua fazendo parte do dia a dia das empresas, o que exige uma infraestrutura de proteção digital para manter tudo em segurança. Neste cenário, saber como usar VPN corporativa é fundamental para garantir a mobilidade e a proteção dos dados durante o trabalho.

Mas o uso da VPN não se restringe apenas ao trabalho remoto. Isso porque a VPN corporativa facilita a conexão segura entre filiais e escritórios, garantindo que informações críticas possam ser trafegadas sem comprometer a segurança.

Vale ressaltar que essa tecnologia permite que as empresas contornem restrições geográficas e facilitem o acesso a recursos e serviços essenciais independentemente da localização física, basta saber qual é a melhor forma de como usar VPN.

Quer saber como usar VPN, qual sua importância para a segurança das empresas e quais suas vantagens para o negócio? Continue a leitura deste artigo e descubra!

Como funciona uma VPN?

A Virtual Private Network – Rede Virtual Privada em português, ou só VPN – estabelece uma conexão segura e criptografada entre os dispositivos e os servidores da empresa, criando uma espécie de túnel virtual por onde o tráfego de internet passa. Isso inclui não apenas os dados enviados ou recebidos, mas também o endereço IP, substituído pelo endereço IP do servidor VPN.

Essa criptografia protege os dados contra a interceptação por terceiros, garantindo a confidencialidade das informações transmitidas.

E, ao utilizar uma VPN corporativa, é possível garantir a privacidade de seus clientes, parceiros e colaboradores com mais facilidade, tornando o rastreamento de localização praticamente impossível.

Ou seja, uma VPN corporativa cria uma camada adicional de segurança e privacidade para as atividades online das empresas, tornando-as mais seguras e anônimas, enquanto permite maior flexibilidade ao acesso à internet.

Vale a pena ressaltar que também é possível escolher serviços de VPN em diferentes locais, o que permite contornar restrições geográficas e acessar conteúdos bloqueados por região. Estes serviços não são VPNs corporativas, porém são amplamente utilizados para fins de privacidade e também restrições geográficas.

Qual é a importância de uma VPN para uma empresa?

Para entender a importância de uma VPN, é preciso considerar o crescimento dos números de ciberataques contra empresas. A última edição da Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação revelou que pelo menos 27% das empresas sofreram com ciberataques.

Por isso, é importante pensar em como se prevenir contra os riscos digitais, isso porque os danos podem ser imprevisíveis e irreparáveis – incluindo exposição de dados, processos, multas da LGPD, danos à reputação, etc.

Neste cenário, saber como usar VPN corporativa é uma forma prática e acessível de blindar o tráfego de rede da sua empresa contra as ameaças digitais, protegendo dados de clientes, informações confidenciais e até mesmo segredos comerciais.

De maneira geral, a importância de uma VPN para uma empresa se dá a partir da proteção de dados críticos, da facilitação do trabalho remoto e da conformidade com as leis de proteção de dados, contribuindo para um ambiente empresarial seguro e eficiente.

Quais são as vantagens das VPNs para empresas?

Por ser uma solução prática e acessível, o uso de VPN oferece diversos benefícios para as empresas. Veja os principais:

Segurança dos dados

A segurança dos dados é, com certeza, a principal vantagem de usar uma VPN. Essa ferramenta cria um canal de comunicação criptografado entre os dispositivos dos funcionários e a rede da empresa, garantindo um tráfego seguro e sem interceptações de ponta a ponta.

Acesso remoto seguro

As VPNs permitem que os funcionários acessem a rede corporativa de forma segura em qualquer lugar. Isso é fundamental para modelos de trabalho remoto, pois oferece aos funcionários acesso seguro aos recursos da empresa, independentemente da localização.

Acesso a Recursos Globais

Empresas com atividades globais podem usar VPNs visando acessar recursos específicos em diferentes países e contornar restrições geográficas. Isso facilita a colaboratividade internacional e o acesso a informações relevantes em escala global.

Privacidade de Comunicações

Todas as comunicações internas da empresa, como e-mails e mensagens instantâneas, são criptografadas e protegidas por meio de uma VPN, garantindo que nenhuma informação confidencial seja exposta durante a transmissão.

Aumento da Produtividade

As VPNs possibilitam que os funcionários acessem recursos internos a qualquer momento, independentemente de sua localização. Isso pode aumentar a produtividade, pois elimina a necessidade do trabalho presencial para realizar tarefas essenciais.

Redução de Custos

Comparada à criação de uma infraestrutura de rede dedicada somente para acesso remoto, uma VPN é uma solução mais econômica e escalável. Isso acontece porque ela oferece flexibilidade sem a necessidade de investimentos significativos em hardware e infraestrutura.

Como usar VPN corporativa?

Agora que você já sabe como funciona, a importância e as vantagens, chegou a hora de entender como usar VPN na sua organização.

Assim como qualquer outra medida de cibersegurança, a implementação da VPN corporativa envolve um esforço da empresa como um todo, desde a equipe de TI até os colaboradores de outros setores, já que se trata de um novo processo no dia a dia da organização.

Diante disso, é preciso escolher qual das inúmeras opções de VPN atende as necessidades da sua empresa e, também, checar se a sua escolha é de fato a mais confiável e segura – isso porque existem VPNs frágeis que podem acabar expondo as informações ao invés de protegê-las.

Após isso, é preciso organizar uma força tarefa para instalar os softwares nos dispositivos e conscientizar os colaboradores sobre a importância e como usar a VPN no dia a dia de trabalho.

Desta forma, é possível evitar alguns tipos de crime cibernético e, também, dificultar casos de espionagem industrial, além de manter a segurança dos dados, especialmente quando o acesso de recursos internos de forma remota faz parte do funcionamento da empresa.

Mas vale ressaltar que saber como usar VPN não é suficiente para manter totalmente a segurança da sua empresa, isso porque ela atua de forma superficial, apenas protegendo o tráfego na web e não resolvendo as falhas de segurança efetivamente.

Para conseguir ter uma empresa segura de fato, é preciso investir numa infraestrutura de cibersegurança, entendendo os pontos fortes e fracos de cada ativo online e corrigindo as possíveis falhas.

O Bug Bounty é uma estratégia de identificação de vulnerabilidades que pode agir de forma complementar à VPN. Ou seja, enquanto a VPN protege suas comunicações na internet o Bug Bounty age na raiz dos problemas, identificando possíveis vulnerabilidades de segurança de forma otimizada. Por entender isso, nós oferecemos um serviço de VPN exclusivo aos clientes da BugHunt. Dessa forma, é possível alinhar diferentes camadas de proteção na sua empresa.

Quer saber como o Bug Bounty pode te ajudar a deixar sua empresa mais segura contra as ameaças digitais? Entre já em contato com a BugHunt.