Quem nunca ouviu dizer que é mais fácil de aprender sobre determinado assunto quando você o explica para alguém? Geralmente, esse é um método de aprendizagem muito comum entre pessoas, mas isso é diferente para os programadores, que falam com patos de borracha ao invés de falar com pessoas. Apesar de inusitada, essa técnica – chamada rubber duck debugging – está se tornando cada vez mais utilizada para a solução de problemas de código.

Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e entenda com mais detalhes o que é rubber duck debugging, para que serve e como utilizar este conceito. Boa leitura!

O que é a técnica rubber duck debugging?

Rubber duck debugging – ou deputação de pato de borracha, em tradução livre – se trata de uma técnica de conversação com objetos inanimados com o objetivo de solucionar problemas de código em sistemas.

A ideia desta técnica consiste na externalização dos pensamentos através da fala para formar insights e formular a solução do problema. Ou seja, você explica tudo sobre o código para o pato, incluindo o que está tentando fazer e seus objetivos. Depois disso, é muito provável que você identifique o bug que está escondido ali.

O rubber duck ficou popularmente conhecido em 1999, com o livro The Pragmatic Programmer – “O Programador Pragmático” em português – escrito por Andrew Hunt e David Thomas. Mas a técnica funciona com qualquer objeto, seja um bicho de pelúcia, um funko pop ou até uma caneta, vai da sua criatividade.

Para que serve Rubber Duck?

Nem sempre temos um colega disponível para nos ajudar a solucionar uma questão de trabalho e é aí que o rubber duck entra na história, como uma personificação de um ouvinte passivo.

A “magia” dessa técnica não está em ser ouvido, até porque um pato de borracha não escuta ninguém, mas no quê e como você fala para ele. Desta forma, é possível ter insights com a sua própria explicação através da externalização dos seus pensamentos.

Diante disso, o rubber duck é apenas uma ferramenta abstrata para incentivar que você fale em voz alta quando precisar resolver algum problema do seu dia a dia. Então, ele pode ser substituído por qualquer outro objeto – ou até por uma pessoa.

Como aplicar o método Rubber Duck debugging?

Essa é uma técnica bastante versátil, mas, apesar disso, existe um passo a passo recomendado para você conseguir aproveitar o melhor do rubber duck debugging. Veja:

1º passo: escolha seu Rubber Duck

Escolha quem vai ser o seu ouvinte. Olhe em volta e escolha um objeto qualquer, compre algum que você goste ou só pegue a primeira coisa que estiver na sua frente.

2º passo: explique em voz alta

Quando você estiver com um problema que não está conseguindo resolver, pegue o seu Rubber Duck e explique para ele o seu problema em voz alta. Descreva cada linha do código, cada passo de seu desenvolvimento, as variáveis e cada decisão que você tomou ao longo deste caminho.

3º passo: analise o seu problema

Enquanto você explica o seu problema, é preciso olhar para o seu problema com uma forma detalhada, analisando seu código de uma forma estruturada. Isso pode te ajudar a identificar possíveis erros que passaram despercebidos antes.

4º passo: encontre a solução

Muitas vezes, a solução para o seu problema se torna evidente na medida em que você está explicando. Desta forma, você pode descobrir onde está o erro ou o que está causando o problema.

Como a técnica Rubber Duck debugging pode ajudar um hacker?

No dia a dia de um ”hacker do bem”, é muito comum surgir problemas sem solução aparente ou bugs indetectáveis e, para estes casos, o rubber duck pode ser uma ferramenta valiosa na caça aos bugs.

Isso porque é uma forma acessível de otimizar a identificação das vulnerabilidades, facilitando a resolução de questões e ajudando na evolução das habilidades profissionais através da explicação a um objeto qualquer.

Gostou deste conteúdo? Clique neste link para acessar nossas redes sociais e ficar por dentro de mais assuntos sobre segurança da informação como este.