A premissa do hacking ético já diz: se você não pensar como um hacker, será mais difícil se defender dos crackers. Uma falha de segurança pode causar prejuízos milionários às empresas e os hackers éticos buscam constantemente deixar esses sistemas mais seguros. Com a automação, diversas ferramentas para hackers surgiram para auxiliar os profissionais em sua missão.

Algumas décadas atrás, o hacking ético e os testes de penetração (Pentest) eram feitos apenas por alguns poucos especialistas em segurança. Agora, qualquer pessoa que queira aprender pode se tornar um hacker e relatar vulnerabilidades. Com novas ferramentas surgindo no mercado, esse movimento é facilitado e encorajado.

As ferramentas para hackers permitem que você escaneie, pesquise e encontre falhas nos sistemas de qualquer empresa para torná-los mais seguros.

Quer saber quais são essas ferramentas? Continue lendo!

O que são ferramentas para hackers?

As ferramentas para hackers são programas e scripts que ajudam você a encontrar e explorar pontos fracos em sistemas de computador, aplicativos, servidores e redes. Há uma variedade dessas ferramentas disponíveis no mercado, tanto de código aberto quanto pagas.

Veja a seguir nossa lista de 5 ferramentas para hackers!

1. Burp Suite

O Burp Suite é muito popular no universo do pentest e do bug bounty. Ele inclui várias ferramentas de hacking que permitem aos bughunters e pesquisadores detectarem, mapearem, analisarem e explorarem vulnerabilidades em qualquer aplicativo ou sistema.

O scanner de vulnerabilidades pode ser feito de maneira automatizada ou manual e a ferramenta permite que você agende e repita a verificação. Também oferece aconselhamento customizado para as vulnerabilidades encontradas.

Possui três planos de preços, incluindo uma versão gratuita, e está disponível para Windows, Mac e Linux.

2. Amass

Amass é uma ferramenta da OWASP que ajuda você a reconhecer e mapear o alvo, utilizando-se de várias técnicas e várias fontes para obter seus resultados. Está disponível gratuitamente.

3. Nuclei

O Nuclei é uma ferramenta rápida para varredura direcionada configurável, ele é usado para enviar solicitações entre destinos com base em um modelo que leva a zero falsos positivos e fornece varredura rápida em um grande número de hosts. Nuclei oferece varredura para uma variedade de protocolos, incluindo TCP, DNS, HTTP, Arquivo, etc. Com modelos poderosos e flexíveis, todos os tipos de verificações de segurança podem ser modelados com Nuclei. Está disponível gratuitamente.

4. Intruder

O Intruder é um scanner automatizado online que encontra vulnerabilidades, explica os riscos e ajuda com sua correção.

Por ser automatizado, o Intruder cuida de grande parte do trabalho de gerenciamento de vulnerabilidades. Dessa forma você economiza tempo e pode priorizar os resultados ou caprichar no seu bug report.

Está disponível online de maneira paga, mas oferece um teste gratuito.

5. Sublist3r

O Sublist3r é uma ferramenta python projetada para enumerar subdomínios de sites usando OSINT. Ele irá te ajudar a coletar e reunir subdomínios para o domínio que você almeja.

Com o sublist3r será possível enumerar subdomínios usando muitos mecanismos de pesquisa, como Google, Yahoo, Bing, Baidu e Ask. Sublist3r também enumera subdomínios usando Netcraft, Virustotal, ThreatCrowd, DNSdumpster e ReverseDNS. Está disponível gratuitamente.

Dê um up na sua carreira e trabalhe com Bug Bounty

Trabalhar como um hacker ético é muito satisfatório. Afinal, você utiliza as suas habilidades para o bem, buscando tornar a internet mais segura para todos.

Agora que você já conhece 5 ferramentas para hackers que facilitam o seu trabalho, que tal conhecer a plataforma da BugHunt?

Somos pioneiros em Bug Bounty no Brasil. Conosco, você se cadastra gratuitamente para buscar e relatar bugs para as empresas participantes!

Clique aqui e torne-se um bughunter!