Os programas de caça aos bugs estão cada vez atraindo mais pessoas pelas suas recompensas. Trabalhar com Bug Bounty é uma excelente opção para especialistas em TI e mesmo para pessoas que nunca trabalharam na área antes.

Mesmo as empresas mais importantes do mundo da tecnologia estão buscando por bons bug hunters para deixar suas plataformas ainda mais seguras.

Está pensando em trabalhar com Bug Bounty? Continue lendo para saber como seguir esse caminho!

O que é Bug Bounty?

Um programa de recompensa por bugs (Bug Bounty) é oferecido por algumas empresas que procuram aumentar a segurança de suas plataformas, websites ou hardwares.

Nesses programas, o bug hunter realiza diversos testes para encontrar vulnerabilidades que ameacem vazar os dados de seus usuários, colocar em risco a integridade de seus softwares e quaisquer outros ciberataques possíveis.

Quem são os bug hunters?

Trabalhar com Bug Bounty significa se tornar um bughunter. Este é o profissional caçador de recompensas, que possui conhecimentos em  segurança, redes, lógica, e programação

Diversas plataformas de Bug Bounty, como a BugHunt, permitem que estes hackers detectem e corrijam bugs antes que o público saiba deles — dessa forma, os bug hunters evitam que a segurança cibernética de diferentes companhias seja comprometida.

Quais são as vantagens dos programas de Bug Bounty?

Trabalhar com Bug Bounty tem inúmeras vantagens, tanto para a empresa quanto para o profissional. Um dos maiores benefícios dos programas de recompensa, para os contratantes, é a velocidade em encontrar essas vulnerabilidades, dando às empresas tempo hábil para remediar esses erros.

Já as vantagens em trabalhar com Bug Bounty são:

  • Ganho de experiência em hacking: mesmo profissionais sem experiência prévia podem aprender e praticar. Isto é possível começando com bugs mais fáceis de encontrar em troca de recompensas também menores no início.
  • Profissionais com maior experiência ganham uma perspectiva diferente: cada vez mais especialistas em TI começam a trabalhar com Bug Bounty, o que também é uma experiência diferente que garante outra perspectiva sobre desenvolvimento de diferentes softwares.
  • Recompensas monetárias: uma das vantagens que mais chamam a atenção de diferentes profissionais são as recompensas monetárias. Afinal, é possível ganhar boas recompensas dependendo dos riscos que os bugs encontrados têm para as empresas. Veja nesta entrevista tudo sobre a recompensa que Andres Alonso conquistou encontrando um bug no Instagram!

Como trabalhar com Bug Bounty?

Para trabalhar com Bug Bounty são necessários conhecimentos avançados em algumas áreas específicas, além de estudar as vulnerabilidades já existentes.

Veja alguns dos conhecimentos necessários:

  • Redes de computadores;
  • Desenvolvimento web (HTML, CSS, JavaScript, Node.js e Frameworks, PHP e banco de dados);
  • Aplicações e serviços web;
  • Sistemas operacionais Unix e Windows (Shell, Kernel, estrutura, comunicação entre hardware e software, arquitetura e funcionamentos gerais);
  • Segurança e vulnerabilidades em aplicações web;
  • Linguagens de programação de alto nível.

Dicas para quem está começando

Se você deseja trabalhar com Bug Bounty é importante saber que esta é uma carreira que requer muita dedicação e estudo, já que o mundo tecnológico está em constante avanço. Mas não se preocupe! É possível começar aos poucos e ir ganhando experiência.

Afinal, se este é o seu desejo e interesse, não deixe que a falta de experiência o desanime. Todo mundo precisa começar por algum lugar, não é mesmo?

Por isso, aqui vão algumas dicas se você estiver começando:

  • Comece aos poucos: se você não tem experiência em trabalhar com Bug Bounty, comece aos poucos. Você pode escolher alguma vulnerabilidade específica para começar, como XSS e ir incorporando novas habilidades com o tempo.
  • Não pense apenas na recompensa: tenha em mente que, no início, você talvez não ganhe muito dinheiro com o Bug Bounty. No entanto, a experiência fará com que você encontre cada vez mais bugs e ganhe recompensas maiores. Não desista e dedique tempo para estudar e praticar.
  • Não descuide dos relatórios: encontrar o bug é excelente, mas as empresas precisam de relatórios claros para compreender como esses bugs afetariam a segurança de suas plataformas. Entregar um bom relatório pode ser a diferença para receber uma boa recompensa, por isso capriche! Um bom relatório de Bug Bounty explica à companhia como a vulnerabilidade acontece e como um atacante poderia se aproveitar da falha.
  • Comece por empresas menores: bug hunters com grande experiência de casa procuram por bugs em plataformas gigantes como Facebook, Google e Microsoft. Isso significa que a chance de encontrar uma vulnerabilidade nelas é menor. Em vez disso, pegue a rota menos usada. É muito mais fácil encontrar um bug naquelas programas menos procurados — pelo menos no início.
  • Estude e pratique: a prática leva à perfeição. A única maneira de progredir trabalhando com Bug Bounty é praticando, lendo relatórios de outros hunters e estudando diferentes metodologias. Engaje-se na comunidade dos hunters e pergunte, pesquise e aprenda! Afinal, é sempre possível encontrar pessoas dispostas a compartilhar o que sabem.

Trabalhar com Bug Bounty é uma experiência de aprendizado muito legal e importante para a sua carreira. Encontrando bugs em sistemas reais, fará com que você tenha maior compreensão dos tipos de erros que podem acontecer em um desenvolvimento. Aos poucos, você aprenderá novas tecnologias e vai expandir sua base de conhecimento.

Agora que você já sabe por onde começar para trabalhar com Bug Bounty, que tal conhecer a plataforma da Bughunt?

Somos a primeira plataforma colaborativa de recompensa por bugs do Brasil. Com a gente você se cadastra gratuitamente para poder começar a buscar e relatar os bugs detectados para as diversas empresas participantes!

Faça uma diferença real, protegendo os ambientes das empresas e tornando a internet mais segura. Participe e trabalhe ao lado de alguns dos melhores bug hunters do Brasil!

Clique aqui e comece agora a trabalhar com Bug Bounty!