10 boas práticas de segurança cibernética que toda empresa deve seguir

Listamos 10 práticas infalíveis de segurança cibernética para você aplicar e proteger os dados da empresa e dos seus clientes. Confira!

10 boas práticas de segurança cibernética que toda empresa deve seguir

Segurança cibernética, também conhecida como cibersegurança, é necessária nos dias de hoje, afinal, encontrar uma empresa que não dependa inteiramente da internet para executar o seu trabalho é praticamente impossível.

E tem a devida importância pois todo esse material produzido online pela empresa e outros dispositivos merecem ser cuidados com zelo. Afinal,  parte significativa desses dados são informações sensíveis, seja propriedade intelectual ou dados financeiros.

Porém, vamos à parte importante: como você e sua empresa podem atualizar seus métodos de segurança cibernética? Como colocá-la em prática?

Preparamos uma lista com 10 passos essenciais para entender o que é segurança cibernética e como ajudar no dia a dia. Confere aí!

Por que a segurança cibernética é tão importante?

Agora que você já tem um entendimento melhor em relação a o que é segurança cibernética, vamos entender um pouco melhor porque esse tema é tão importante.

Ah, caso você ainda não esteja familiarizado com o tema, não hesite em acessar nosso guia sobre segurança digital. Lá você pode tirar todas as suas dúvidas com uma leitura rápida e super didática.

Continuando, a segurança cibernética se faz tão fundamental nas organizações atualmente, pois estas trabalham diariamente com enorme volume de informações de seus clientes e usuários.

Ainda mais se levarmos em consideração que boa parte desses dados são informações sensíveis, como informações pessoais ou outros tipos de dados para os quais o acesso ou exposição não autorizados podem ter consequências negativas.

E com o cenário mais sofisticado e perigoso dos ataques cibernéticos em alta, as empresas e organizações, precisam tomar medidas verdadeiramente efetivas em relação a sua segurança cibernética.

Uma prova disso são os números: de acordo com o estudo da da Chainalysis, plataforma inglesa que acompanha os dados de uso de criptomoedas em negócios de crime, só em 2020 o sequestro de dados aumentou em 311%, e cerca de 350 milhões de dólares foram pagos aos criminosos.

Reforce a sua segurança cibernética em 10 passos

A eficácia de uma estratégia de segurança cibernética passa, principalmente, pela coordenação de esforços dentro do sistema de informações e tecnologia, em colaboração com o restante da organização.

Pensando em ajudar você, caro leitor, a fugir dessa situação, propomos 10 boas práticas de segurança cibernética para empresas, elucidando ideias do que pode ser feito para prevenir problemas decorrentes do mau uso da tecnologia ou mesmo auxiliar na proteção contra ameaças cibernéticas.

1. Avalie o cenário atual e desenvolva um plano

Existem pontos fracos na organização? Deixe-os evidentes.

Mapeie onde seus dados e ativos estão localizados, quais proteções você possui, a eficácia de suas soluções de segurança e a prontidão de sua empresa para se defender.

Organize seus recursos para definir um plano claro de segurança cibernética que inclua políticas e níveis de acesso, bem como o que fazer em caso de violação.

Identifique as etapas de contenção e o que será necessário para resolver o incidente e seguir em frente.

2. Estabeleça uma política ou regulamento interno de segurança da informação

Neste regulamento é preciso estar claro que a empresa define quais são os direitos e deveres de seus funcionários, suas responsabilidades, os limites de acesso às informações da empresa, a possibilidade de uso dessas informações dentro e fora do local de trabalho.

Também é necessário enfatizar sobre a confidencialidade das informações obtidas, as penalidades caso as regras sejam desobedecidas, e ainda os mecanismos de controle e monitoramento do aparato tecnológico da empresa;

3. Simplifique o gerenciamento

Aqueles que ainda não estão tão acostumados com um sistema de segurança cibernética podem se confundir no começo. Portanto, simplificar nada mais é do que otimizar a implantação do plano.

Consolide funções, segmentos e ambientes em uma arquitetura. Ao fazer isso, você é capaz de construir operações bem-sucedidas e coordenação suave de políticas em todos os segmentos de rede.

4. Abra espaço para biometria

Ferramentas que possuem a verificação do sistema dos usuários da rede através de impressão digital, reconhecimento de voz ou facial, são excelentes opções.

A identificação biométrica é uma das melhores práticas de segurança cibernética, já que não existem dois indivíduos com os mesmos recursos biométricos. Então, se um funcionário acessar informações não autorizadas, é possível identificá-lo através da biometria;

5. Autenticação multifator? Funciona e deve ser aplicada!

Pode até parecer uma atitude bem básica e sem eficiência, mas essa prática de segurança cibernética ajuda a proteger dados confidenciais, adicionando uma camada extra de proteção.

Mesmo se um agente malicioso tiver a sua senha, ele ainda precisará de um segundo ou até um terceiro fator de autenticação, como um token de segurança, seu celular, impressão digital ou sua voz.

Como benefício adicional, também permite distinguir os usuários de contas compartilhadas, melhorando seu controle de acesso

6. Criptografe as informações sensíveis

Estabelecer um sistema hierárquico de criptografia garante que apenas departamentos específicos acessem as informações necessárias em seu fluxo de trabalho.

O colaborador que não participar desse fluxo de trabalho, não terá acesso aos dados críticos, reduzindo assim a sua vulnerabilidade;

7. Atente-se ao acesso remoto

O acesso remoto é uma parte necessária dos negócios, mas também pode ser um ponto fraco para os dados.

Crie procedimentos de acesso remoto seguro, utilizando conexão criptografada, com autenticação e autorização bem configurados. Atente-se também nos processos de criação e revogação de acessos.

8. Desconfie e informe seu time sobre o phishing

Frequentemente, funcionários bem-intencionados ajudam, inadvertidamente, os perpetradores, fornecendo a eles uma maneira de entrar no seu sistema.

Os invasores usam técnicas de phishing, como emails de spam e chamadas telefônicas, para descobrir informações sobre funcionários, obter credenciais ou infectar sistemas com malware.

Então, as empresas devem obter um filtro de spam configurado corretamente, se certificando de que o mais óbvio seja sempre bloqueado. Também é essencial educar seus funcionários sobre as técnicas populares de phishing e as melhores maneiras para lidar com elas

9. Gerenciamento da segurança de IoT

Os dispositivos IoT estão ganhando muita popularidade nos últimos tempos, mas o mais desafiador na IoT é o acesso a dados confidenciais. Câmeras de segurança, fechaduras inteligentes, campainhas, sistemas de aquecimento e equipamentos de escritório são partes vitais da rede de negócios.

Você pode proteger sua empresa contra ameaças de segurança cibernética garantindo a criptografia de dados em repouso e em trânsito. Também pode conduzir testes de invasão para entender os riscos reais e planejar sua estratégia de segurança de acordo, garantindo a autenticação adequada.

10.  É dever de todos funcionários reportar qualquer incidente em segurança da informação ou proteção de dados

Para que todos os colaboradores tenham noção da importância do tema, é necessário não apenas capacitá-los, mas deixá-los a par de que todo incidente deve ser reportado ao timede segurança da informação, quando houver.

Pois assim, qualquer ocasião que possa expor indevidamente dados da empresa, dos times ou dos seus clientes, podem ser resolvidos de forma rápida e eficiente.

Aliás, no caso de vazamento de dados pessoais, vale salientar que reportar um incidente não é apenas uma boa prática interna. Na verdade, é uma obrigação prevista da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), quando puder acarretar risco ou dano relevante aos titulares.

A segurança cibernética no Brasil

Com a aplicação e uso constante da Lei Geral de Proteção de Dados a segurança cibernética no Brasil tem sido baseada em valores como o respeito à privacidade, assegurando os direitos fundamentais de inviolabilidade da intimidade, da honra, da imagem e da vida privada.

Ou seja, a legislação dispõe sobre o tratamento de dados feito por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, e engloba um conjunto amplo de operações efetuadas em meios manuais ou digitais. Isso serve para qualquer um que esteja em nosso país.

Portanto, a discussão sobre segurança cibernética e como utilizá-la de modo prático e eficiente para garantir a proteção interna da empresa e também dos clientes se faz mais do que necessária.

Não fique exposto nas redes, atualize-se e proteja o seu negócio!

Você já parou e  analisou como anda o nível de segurança cibernética da sua organização? Ou até mesmo dos seus clientes?

Nos dias de hoje é mega importante se manter atualizado e atento a esse tipo de problema que, infelizmente, cada vez mais está inserido em nosso cotidiano.

A vulnerabilidade acaba por ser recorrente, pois, assim como a tecnologia evolui a passos largos. Os métodos de ataques e invasões sofisticam-se na mesma escala, sendo até em alguns cenários difíceis de acompanhar.

Porém, se adotarmos boas práticas de segurança cibernética como as que foram citadas nesse artigo, um bom começo será iniciado!

Invista na segurança da sua empresa com a BugHunt!

Não é nenhum monstro de 7 cabeças investir na segurança cibernética da sua organização! De modo simples, eficaz e prático, você pode garantir a segurança do seu time e dos seus clientes.

Para isso é só se tornar um parceiro BugHunt! Nossos especialistas trabalham de forma minuciosa e de forma constante analisando os sistemas da sua empresa a fim de encontrar possíveis vulnerabilidades, o  que antecipa possíveis ataques cibernéticos

Agora que você já sabe os princípios básicos da segurança cibernética e como pode intervir na proteção da sua organização, fale com a gente! A BugHunt pode te ajudar.

Conheça nossa plataforma!