Nos últimos meses, as empresas se viram forçadas a migrar para o modelo de home office. Muitos profissionais, que antes trabalhavam por trás de uma camada de segurança, como firewall e antivírus, agora estão trabalhando direto de casa, com um nível de proteção inferior ao ambiente corporativo. Muitas vezes usando o mesmo computador para atividades do trabalho e pessoais. O resultado disto? Ataques cibernéticos em massa. E como um hacker ético pode ajudar nisso?

De acordo com um relatório divulgado pela Fortinet, em 2020, o Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos. Isso nos leva à pergunta: qual a diferença de um cibercriminoso e um hacker ético?

Quando falamos em hacker, a reação imediata da maioria dos executivos é sentir receio. Esse termo vem sendo associado erroneamente apenas aos criminosos da internet. Porém, nos últimos anos, tem sido comum a propagação das atividades do ethical hacker, ou hacker ético, que pode se tornar um grande parceiro de negócios quando o assunto é manter a segurança da sua empresa.  Além do entendimento estratégico, os hackers éticos possuem conhecimento das regras de negócios e muita criatividade na hora de invadir sistemas.

Entenda melhor quem são estes especialistas, como eles agem e como podem fazer a diferença na proteção dos seus sistemas.

O que é um hacker ético?

O hacker ético é um profissional de segurança da informação que tem entendimento em hacking. Ou seja, sabem como hackear sistemas, mas usam essas habilidades a favor de uma empresa, marca ou negócio (e não contra).

O que faz um hacker ético?

A função do hacker ético é realizar análises e ataques controlados a servidores e sistemas corporativos em busca de brechas de segurança. Assim, procuram por falhas em produtos e serviços, como sistemas, aplicativos, websites e até dispositivos físicos, como totens e máquinas de cartão. A principal função desse profissional é identificar falhas que possam representar ameaças para a empresa, como:

  • Vazamento de dados de clientes;
  • Invasão de sistemas;
  • Ataques por ransomware;
  • Riscos diversos que tragam prejuízo financeiro, operacional ou de imagem.

Com a identificação dessas falhas, a equipe de TI pode corrigi-las antes que um ataque hacker criminoso se aproveite das vulnerabilidades.

Que tipos de testes faz um hacker ético?

Com base em conhecimentos fundamentais, o hacker ético utiliza técnicas específicas que permitem que ele invada e detecte as vulnerabilidades dos sistemas.

Os tipos de testes feitos incluem:

  • Testes de invasão: prática de forçar intencionalmente a segurança de um sistema tentando invadi-lo por meio de atalhos ou brechas;
  • Exploração de falhas: este método varre o sistema em busca de elos fracos, vulnerabilidades, descumprimento de regras de compliance e problemas com a rotina de manutenção da equipe de TI;
  • Ataques DoS: o hacker ético simula essa prática sobrecarregando a demanda de acesso para testar a estabilidade e capacidade dos servidores da empresa;
  • Engenharia social: prática de identificar as vulnerabilidades humanas, como tentações, desatenções e ingenuidade diante da tecnologia, os famosos “e-mails de vírus”, entre outros. Os cibercriminosos utilizam todas as práticas mais comuns: phishing e e-mails falsos que pedem alterações de senha como isca para instalar malwares dentro de um computador com acesso à rede interna.

Hacker ético e os programas de recompensa das empresas

Com mudanças recorrentes no setor de segurança e novas vulnerabilidades todos os dias, muitos hackers éticos têm oferecido seus serviços por meio de programas de Bug Bounty, ou caçadas de falhas.

Este tipo de plataforma reúne especialistas, como o hacker ético, em busca de reconhecimento e instituições comprometidas com a segurança da informação e privacidade de seus clientes.

A iniciativa recompensa e/ou remunera hackers éticos que comunicam falhas de segurança testadas de forma controlada. Isso permite que as empresas tenham seus sistemas testados de forma contínua, garantindo um tempo menor para a descoberta de alguma vulnerabilidade. A utilização de programas desse tipo é considerada uma boa prática e tem sido cada vez mais adotada por governos e grandes empresas, como Google e Facebook.

Por meio do Bug Bounty, as empresas interessadas podem abrir programas em diversas modalidades, levando em consideração:

  • Tipo de serviço
  • Escopo do trabalho
  • Recompensa a ser oferecida
  • Escolha de especialistas
  • Avaliação e triagem de relatórios
  • Verificação e correção de falhas nos serviços.

Em média, as companhias levam 196 dias para perceber que foram atacadas. Com programas de recompensa, o hacker ético identifica falhas e envia relatórios às instituições em poucos dias e até minutos.

Uma vez encontrado o problema, o especialista produz um relatório, e, em alguns casos, uma "prova de conceito", que mostra a vulnerabilidade na prática. O hacker ético envia essas informações à empresa, que avalia os dados, confirma a falha e define o valor a ser pago.

Uma das condições para receber o pagamento é: nenhum detalhe técnico sobre a falha pode ser divulgado pelo hacker ético antes que ela seja corrigida e, em alguns casos, nem depois. Isso protege os usuários e também a reputação da empresa. Essa comunicação é feita pela plataforma, que valida questões de segurança normalmente mantidas pela companhia que usa o programa. E é assim que um hacker ético pode ser um grande aliado nos negócios.

A importância de investimentos em cibersegurança

Programas de recompensa por bugs já são realidade internacionalmente, e têm um papel fundamental na proteção de empresas. Principalmente porque garantem uma metodologia contínua de testes de segurança por meio das atividades de hackers éticos.

Contar apenas com serviços corporativos para proteção dos ativos de uma companhia não é suficiente, e um hacker ético pode te  ajudar a reduzir riscos e prejuízos, principalmente em um cenário de trabalho remoto.

O hacker ético deve ser considerado aliado das empresas, pois protege usuários, marcas e sistemas. A Bughunt fornece uma plataforma segura para testes de Bug Bounty, além de uma rede especialista e confiável de hackers éticos que podem te ajudar a assegurar o seu negócio.

Clique aqui e conheça nossa plataforma.