Hoje em dia, quanto mais preparadas as empresas estão para lidar com incidentes de segurança, melhor. Isso porque cada vez mais as organizações estão sendo alvo de ciberataques e ferramentas de segurança, como SIEM, desempenham um papel para manter a integridade dos negócios.

Quer saber o que é SIEM, como essas ferramentas funcionam e quais suas vantagens? Então, siga a leitura deste artigo e descubra tudo o que precisa saber sobre SIEM!

O que é SIEM?

SIEM é a sigla para Security Information and Event Management – ou Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança em português. Trata-se de um modelo de software que fornece uma visão abrangente da segurança digital em uma organização, combinando funções de gerenciamento de eventos de segurança (SEM) e gerenciamento de informações de segurança (SIM) para oferecer uma abordagem ampla para a segurança cibernética.

Um SIEM consegue coletar e analisar dados de vários recursos em uma infraestrutura de TI, como logs de sistemas, eventos de segurança, fluxos de rede e até mesmo informações contextuais, como, por exemplo, identidade de usuário e configurações de dispositivos.

Desta forma, ao correlacionar e analisar esses dados, o SIEM ajuda na identificação de atividades suspeitas que podem indicar uma possível violação de segurança.

Além disso, os SIEMs também são responsáveis pela elaboração de recursos de relatórios e dashboards que permitem às organizações terem uma melhor visualização sobre a segurança de sua rede.

Como as ferramentas SIEM funcionam?

Justamente por atuar no centro de detecção, resposta e relatórios de incidentes de segurança, as ferramentas SIEM envolvem todas as etapas da segurança da informação nas organizações. Veja com mais detalhes:

Coleta

O SIEM é responsável por coletar dados e registros de várias fontes dentro da infraestrutura de TI da organização. Isso pode incluir logs de sistemas, eventos de segurança, logs de aplicativos, fluxos de rede, etc.

Normalização

Os registros geralmente são coletados em formatos diferentes, isso porque diferentes dispositivos e aplicativos podem gerar logs de maneiras distintas. A normalização é o processo de padronização desses dados para um formato consistente, facilitando a análise e correlação.

Armazenamento

Após os registros serem normalizados, eles são armazenados em um repositório centralizado. Isso permite o acesso rápido e eficiente para análises posteriores, investigação de incidentes e geração de relatórios.

Análise de eventos

A análise é uma etapa fundamental. Isso porque é nesta fase que o SIEM correlaciona todos os dados e registros visando identificar padrões ou eventos que, isoladamente, podem não ser significativos, mas que, quando combinados, podem indicar uma ameaça de segurança. Essa análise também pode envolver a examinação de contextos, como informações sobre usuários, horários e tipos de dispositivos.

Detecção de ameaças

Com base na correlação de eventos, o SIEM procura por anomalias e padrões de comportamentos suspeitos. Ele pode usar regras predefinidas, machine learning ou outras técnicas para identificar atividades potencialmente maliciosas.

Alertas e notificações

Quando uma atividade suspeita é detectada, o SIEM consegue gerar alertas e notificações para informar os administradores de segurança sobre as possíveis ameaças. Esses alertas geralmente incluem informações sobre o evento, sua gravidade e recomendações de ação.

Investigação e resposta a incidentes

Os administradores podem usar a interface do SIEM para investigar eventos, analisar dados históricos e responder a incidentes de segurança. Isso porque o SIEM fornece ferramentas para pesquisa forense e uma análise mais detalhada.

Relatórios e compliance

Os SIEMs geralmente incluem recursos de geração de relatórios para documentar a postura de segurança da organização. Isso é útil para conformidade com regulamentações de segurança cibernética e para fornecer insights para melhorar as práticas de segurança.

Quais são os benefícios de usar um SIEM?

O uso de SIEM nas organizações pode oferecer diversos benefícios, já que essa é uma ferramenta valiosa para fortalecer a postura de segurança cibernética, garantindo uma resposta rápida e eficaz a ameaças potenciais.

Diante disso, veja as 5 principais vantagens do SIEM para empresas:

1 - Detecção avançada de ameaças

O uso de SIEM permite a detecção proativa de ameaças através da análise de padrões de comportamento e correlação de eventos. Isso possibilita identificar atividades suspeitas e potencialmente maliciosas antes que causem danos significativos para integridade das organizações.

2 - Resposta rápida a incidentes

Ao fornecer alertas em tempo real, os SIEMs permitem que as equipes de segurança respondam rapidamente a possíveis incidentes, ajudando a minimizar o tempo de resposta a ameaças e limitando o impacto de possíveis violações de segurança.

3 - Conformidade e relatórios

Os SIEMs ajudam as organizações a cumprir requisitos regulatórios e normas de segurança cibernética, fornecendo relatórios detalhados sobre eventos e atividades de segurança. Desta forma, é possível manter-se em regularidade com as leis com mais facilidade.

4 - Análise forense e investigação

Os recursos de armazenamento e análise de logs do SIEM facilitam a investigação forense após um incidente. As equipes de segurança podem revisar eventos passados para entender a origem e a extensão de uma violação, bem como tomar medidas para evitar futuras ocorrências similares.

5 - Eficiência operacional aprimorada

Automatizando a coleta e análise de dados de segurança, os SIEMs ajudam a melhorar a eficiência operacional das equipes de segurança. Isso libera os profissionais para se concentrarem em tarefas mais estratégicas, em vez de lidar manualmente com grandes volumes de dados.

O uso do SIEM exclui a necessidade de um programa de Bug Bounty?

Apesar de ambos desempenharem um papel preventivo nas organizações, um não exclui a necessidade do outro. Isso porque o Bug Bounty atua na detecção de vulnerabilidades na estrutura e nas configurações de ativos digitais que podem servir de porta de entrada para cibercriminosos.

Enquanto isso, o SIEM consegue monitorar as atividades e criar padrões suspeitos, que podem prejudicar a segurança da empresa.

Ou seja, o SIEM atua na detecção de possíveis ameaças e facilita a resposta a esses incidentes e o Bug Bounty está um passo atrás, ajudando na detecção de vulnerabilidades que podem desencadear esses incidentes.

Gostou deste conteúdo da BugHunt? Você pode acessar mais artigos como esse no nosso blog ou acessar as nossas redes sociais para ficar por dentro dos assuntos mais relevantes da cibersegurança de forma mais rápida.