Atualmente, ter uma cultura de segurança cibernética bem definida é um requisito essencial para as organizações conseguirem manter sua integridade diante do crescimento das ameaças digitais.

Segundo um levantamento da Check Point Research, a média global de ciberataques semanais aumentou 7% no primeiro trimestre de 2023, em comparação à 2022, tornando qualquer empresa mais vulnerável a ciberataques e invasões.

Neste cenário, existem diversas possibilidades para fortalecer a cultura da segurança cibernética nas empresas, mas existem algumas dicas-chave que podem te ajudar a construir essa cultura com mais facilidade. Quer saber mais?

Continue lendo este artigo para aprender como aplicar a cultura de segurança na sua empresa e, consequentemente, deixar sua empresa mais segura no ambiente digital!

O que é cultura de segurança cibernética?

A cultura de segurança cibernética refere-se a um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e práticas compartilhadas em uma organização, visando promover a segurança dos sistemas, dados e informações contra ciberameaças.

Uma cultura de segurança saudável é caracterizada pela conscientização, responsabilidade e comprometimento de todos os membros da organização, desde a liderança até os funcionários de todos os níveis.

Por que implementar uma cultura de segurança?

Ter uma cultura de segurança cibernética bem definida é um pilar essencial para evitar atividades cibercriminosas. Mas, além disso, existem outras razões do porquê implementar uma cultura de segurança:

Proteção contra ameaças internas e externas

A cultura de segurança promove a conscientização e a adoção de práticas seguras por parte de todos os membros da organização, o que acaba ajudando a mitigar riscos de ataques cibernéticos, vazamento de informações confidenciais – de forma intencional ou não – e evitar os danos causados por ações maliciosas de colaboradores.

Prevenção de violações de dados e perda financeira

Ao adotar uma cultura de segurança eficaz, é possível reduzir as chances de sofrer violações de dados, isso porque a conscientização e a implementação de boas práticas de segurança ajudam a proteger as informações sensíveis e a garantir a conformidade com regulamentações de proteção de dados.

Preservação da reputação

Uma violação de segurança pode afetar negativamente a reputação de uma empresa, minando a confiança dos clientes e parceiros de negócios. Ao estabelecer uma cultura de segurança, a organização demonstra comprometimento em proteger as informações confidenciais dos seus clientes e parceiros, fortalecendo sua reputação e construindo relacionamentos de confiança.

Conformidade com regulamentações

Com a chegada da LGPD, todas as organizações que coletam informações de terceiros devem cumprir uma série de requisitos visando a privacidade dos titulares e a proteção de dados. Ao implementar uma cultura de segurança é possível garantir que a organização esteja em conformidade com essas regulamentações com mais facilidade e, assim, evitar penalidades legais e outros impactos negativos.

Responsabilidade compartilhada

A segurança cibernética não é responsabilidade apenas do time de TI e, ao implantar uma cultura de segurança, todos os membros da organização se tornam responsáveis pela proteção dos ativos e informações da empresa.

Isso inclui a adoção de senhas fortes, práticas seguras de navegação na internet, cuidado com o compartilhamento de informações confidenciais e a identificação de possíveis ameaças.

Resposta rápida a incidentes

Uma cultura de segurança bem estabelecida ajuda a preparar a empresa em caso de possíveis incidentes de segurança. Isso acontece porque, quando todos os membros da organização estão cientes dos procedimentos a serem seguidos em caso de incidentes, a resposta pode ser rápida e eficaz, minimizando o impacto e acelerando a recuperação.

Como aplicar a cultura de segurança?

Vale ressaltar que uma cultura de segurança não se cria de um dia para o outro, é um processo contínuo e abrangente que existe esforço que envolve todas as partes da empresa – desde a parte operacional, que vai garantir a segurança dos sistemas, até a conscientização e o comprometimento dos colaboradores.

Dito isso, existem algumas etapas-chave que podem facilitar a construção de uma cultura de segurança cibernética consolidada na sua empresa. Veja a seguir:

Educação e conscientização

Realizar treinamentos regulares e programas de conscientização sobre segurança cibernética para todos os membros é uma etapa fundamental para difundir a mensagem da proteção de dados na empresa.

Isso inclui disponibilizar informações sobre as ameaças mais comuns, sobre melhores práticas de segurança, políticas internas e procedimentos de resposta a incidentes.

Leia este artigo para acessar mais dicas de segurança para funcionários.

Políticas claras

Estabeleça políticas de segurança cibernética claras, comunicáveis e acessíveis, abrangendo aspectos do dia a dia, como o uso de senhas fortes, restrições de acesso, práticas seguras de navegação na internet e proteção de dados confidenciais.

Além disso, garanta que essas políticas sejam revisadas regularmente e estejam sempre atualizadas.

Liderança comprometida

As lideranças devem demonstrar um compromisso claro e consistente com a segurança cibernética, se comportando como um exemplo de boas práticas e sempre realçar a importância da cibersegurança.

Uma dica é incentivar a participação ativa da liderança em iniciativas de segurança, disponibilizando os recursos necessários para tomadas de decisões sobre investimentos em segurança.

Comunicação eficaz

Para que todas as outras etapas deem certo, é preciso promover uma comunicação aberta e eficaz sobre segurança cibernética em toda a organização.

Isso inclui o compartilhamento de informações sobre ameaças emergentes, atualizações de políticas de segurança, dicas de segurança e relatos de incidentes relevantes. Você pode usar os canais de comunicação internos, como intranet, e-mails e reuniões para compartilhar essas informações.

Monitoramento e resposta a incidentes

Estabeleça um programa de monitoramento contínuo e crie um plano de resposta a incidentes de segurança da informação.

Isso envolve a implementação de tecnologias de detecção de vulnerabilidades e ameaças, registros de atividades, análise de logs e o estabelecimento de protocolos para casos de incidentes para que, nessas situações, seja possível lidar de forma rápida e eficaz.

Avaliação e melhoria contínuas

Essa é uma etapa essencial para garantir de fato que a empresa esteja segura contra as ameaças cibernéticas. É preciso realizar avaliações regulares para identificar possíveis vulnerabilidades e as áreas de melhoria e, também, é fundamental acompanhar de perto todo progresso da implementação da cultura de segurança.

Neste processo, é preciso incluir auditorias de segurança, programas para a identificação de falhas – como o Bug Bounty, por exemplo – e análise de vulnerabilidades.

Mas não pare por aí, com base nos resultados dessas iniciativas, faça ajustes e atualizações nas políticas e práticas de segurança sempre que necessário.

Como o Bug Bounty ajuda na cultura de segurança da sua empresa?

Como você pode perceber ao longo deste texto, a cultura de segurança cibernética envolve todas as áreas de uma empresa. Mas, para que tudo funcione da maneira certa e os valores de proteção de dados estejam alinhados com as ações da empresa, é preciso investir em iniciativas que deixem os sistemas e os dados de fato em segurança.

O primeiro passo para garantir a segurança da empresa no ambiente digital é identificar as vulnerabilidades nos sistemas para que, desta forma, você tenha um bom direcionamento para saber por onde começar a corrigir as falhas.

O Bug Bounty é justamente uma solução de cibersegurança que ajuda as organizações nesse processo de identificação de vulnerabilidades, atuando de forma contínua e regular. Isso porque o Bug Bounty funciona como um programa de recompensas por bugs, o qual reúne uma comunidade de especialistas em cibersegurança em prol de encontrar qualquer tipo de falha em sites, sistemas, plataformas e/ou produtos.

Quer saber mais sobre como o Bug Bounty pode te ajudar a construir uma cultura de segurança cibernética mais sólida? Entre já em contato com a BugHunt!