Estamos todos constantemente conectados a uma rede, ou várias delas, através dos nossos smartphones, tablets ou computadores. Com isso, a segurança dos endpoints está sujeita às configurações e medidas de segurança dessas redes.

Com o mundo corporativo cada vez mais digitalizado e a ascensão do modelo de trabalho home office, a segurança de endpoints se torna uma preocupação fundamental para que formas inovadoras e confortáveis de trabalho não sejam transformadas em um pesadelo para a cibersegurança das empresas.

Por isso, é importante entender como essas conexões podem expor empresas a riscos de vazamento de dados, espionagem industrial e acessos não autorizados por cibercriminosos através destes dispositivos.

Neste artigo, vamos entender juntos o que é segurança de endpoints e como ela é importante para a cibersegurança. Boa leitura!

Antes de tudo, o que são endpoints?

Endpoints são dispositivos que servem de janelas de entrada e saída de informações em uma rede ou sistema, traduzindo de forma livre, é o ponto final de uma rede. Ou seja, endpoints podem ser computadores, notebooks, smartphones, tablets ou qualquer outro dispositivo que esteja conectado aos servidores de uma organização ou empresa.

O que é segurança de endpoint?

A segurança de endpoints passa pela utilização de ferramentas e práticas que garantam a proteção dos endpoints, essas ferramentas podem ser softwares antivírus, firewalls e outros programas de detecção de ameaças.

Já as práticas correspondem ao monitoramento de atividades ou comportamentos incomuns por parte dos usuários, onde o sistema - ou os responsáveis por ele - respondem com uma medida preventiva, como pedidos de confirmação de identidade ou o total bloqueio durante um acesso suspeito. Em empresas, essas medidas de segurança podem ser estimuladas por meio de programas de conscientização e boas práticas do uso dos dispositivos fornecidos para o trabalho.

Alguns exemplos de bons cuidados com os endpoints de empresas são:

  • Não compartilhamento de senhas de acesso;
  • Certificar-se de que o logoff foi feito corretamente ao término do trabalho;
  • Evitar o uso da rede ou dos dispositivos para fins pessoais, como redes sociais, acesso a bancos, entre outros serviços.

Endpoints e APIs

Endpoints também podem ser o ponto onde dois ou mais canais de comunicação se encontram, como, por exemplo, o momento em que uma API permite que um dispositivo acesse seu banco de dados para validar a conexão.

Quando um aplicativo pede permissão para acessar a câmera do seu celular, significa que uma API quer obter acesso aos protocolos que permitem o acesso e funcionamento da câmera do seu aparelho. Neste momento, o aplicativo e a câmera do seu celular são endpoints, enquanto a API está mediando essa conexão.


Neste momento, a segurança dos endpoints é de extrema importância, pois se um dispositivo está comprometido com um código malicioso ou está sob controle de um cibercriminoso, ele pode obter acesso ao banco de dados de APIs através da liberação autêntica do dispositivo.

Isso pode ser desastroso para empresas que lidam com dados sensíveis de clientes, como bancos e fintechs, expondo os dados confidenciais da organização e dos clientes, podendo gerar fraudes e desvios financeiros.

Por que a segurança dos endpoints é importante?

A importância da segurança de endpoints se dá pela fragilidade a que estes dispositivos estão submetidos, já que estamos conectados diariamente a diferentes redes com configurações distintas.

Ao trabalharmos em casa, no shopping ou até mesmo em praças, estamos nos conectando ao wi-fi local. E cada um desses lugares possuem suas próprias configurações e protocolos de segurança – ou a falta deles. Basta que um apresente uma vulnerabilidade para que todos os endpoints a ele conectados sejam expostos e atuem como porta de entrada para a ação criminosa.

Por isso, garantir a segurança dos endpoints é fundamental, uma vez que não podemos ter certeza das configurações atribuídas aos vários sistemas em que nos conectamos diariamente.

No fim, a segurança de endpoints serve como mais um escudo contra cibercriminosos, gerando uma cultura de segurança através da prevenção, palavra-chave para a cibersegurança, evitando grandes dores de cabeça para gestores.

Quais são os benefícios da segurança de endpoint para empresas?

Com boas ferramentas e protocolos de segurança de endpoints, é possível manter seus sistemas seguros e ainda garantir outros benefícios da proteção que essa medida proporciona, como veremos a seguir:

Dispositivos protegidos

Como dito anteriormente, endpoints são dispositivos que estão conectados a uma rede ou sistema. Como é muito difícil garantir a integridade de cada dispositivo separadamente, um serviço de segurança de endpoints agregado ao sistema ou servidor central se mostra muito mais prático e eficiente, já que os profissionais de TI podem operar remotamente, reforçando as defesas e monitorando as atividades potencialmente perigosas.

Algumas dessas atividades podem ser a instalação de programas não permitidos, abertura de links suspeitos, compartilhamento indevido de informações internas, entre outras.

Com a segurança de endpoints, os profissionais de TI podem manter os dispositivos em bom desempenho, isolando backdoors, evitando espionagem industrial, contaminação por malware ou outros códigos maliciosos, garantindo a segurança de informações internas e propriedades intelectuais.

Tempo a ser investido em outras atividades

Como a segurança de endpoints garante aos profissionais de TI a autonomia de fiscalizar todos os endpoints simultaneamente, o tempo gasto em manutenção e inspeções de segurança é diminuído drasticamente, possibilitando a elaboração e aplicação de outras estratégias de segurança que reforcem ainda mais a integridade das informações da empresa e seus colaboradores.

Tempo de resposta rápido e eficiente

Vulnerabilidades recém detectadas podem ser resolvidas com mais agilidade e eficiência, já que os profissionais de segurança da informação terão maior visibilidade de todos os endpoints. Isso previne estragos maiores como roubo de informações, comprometimento do funcionamento cotidiano da empresa, entre outros.

Economia

Com um conjunto completo de segurança de endpoints aplicado a um sistema, proteger esses dispositivos se torna muito mais barato e eficiente do que a aquisição de um produto de segurança separado para cada dispositivo.

Conformidade com a LGPD

A segurança de endpoints também contribui para que as empresas estejam de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo a segurança da rede e informações internas, protegendo dados pessoais de funcionários e clientes.

É uma forma eficiente e barata de manter a integridade de empresas e organizações, mantendo dispositivos atualizados e sob constante vigilância.

Se você gostou desse conteúdo, fique por aqui e leia mais artigos no blog da BugHunt. A cibersegurança se torna uma questão cada vez mais importante no mercado e ter conhecimento das ameaças, bem como formas de se proteger, é essencial.