Você consegue imaginar alguém entrando e saindo quando quiser da sua casa por uma entrada secreta sem que ninguém perceba? Perturbador, né? Mas é assim que um Backdoor acontece.

Driblando todas as barreiras de segurança, um backdoor funciona como um atalho aos sistemas, o qual os invasores conseguem acessar livremente os dados da empresa, monitorar atividades do usuário, instalar algum malware adicional ou até assumir o controle total do sistema.

Quer entender melhor o que é um backdoor, como identificar esse tipo de invasão e quais riscos e perdas ele pode provocar? Continue lendo este artigo para descobrir. Boa Leitura!

O que é Backdoor?

Backdoor – ou em português “porta dos fundos” – é uma técnica utilizada para criar uma forma não autorizada de acesso a um sistema, rede ou dispositivo. É basicamente uma entrada secreta que permite contornar as medidas de segurança e obter acesso privilegiado sem ser detectado.

É importante ressaltar que um backdoor pode ser criado intencionalmente por um desenvolvedor de software ou pode ser resultado de uma vulnerabilidade não intencional no sistema.

Como uma medida preventiva contra ciberataques, um backdoor pode servir como um recurso de recuperação em um plano de resposta a incidentes.

Por outro lado, os backdoors podem ser utilizados de forma maliciosa para atividades criminosas, como roubo de dados, espionagem, manipulação de informações ou controle remoto de sistemas. Isso porque eles permitem que um invasor acesse um sistema sem precisar de autenticação, contornando as medidas de segurança convencionais, como senhas ou criptografia.

Quais são os perigos do backdoor?

Quando utilizado de forma maliciosa, um backdoor pode trazer diversos riscos para as organizações, visto que essa porta dá acesso ilimitado aos sistemas. Veja a seguir os principais perigos envolvendo backdoors:

Acesso não autorizado

Os backdoors permitem que pessoas não autorizadas tenham acesso privilegiado a sistemas, redes ou dispositivos. Isso pode desencadear problemas mais graves, como roubo de dados sensíveis, como informações pessoais, financeiras ou comerciais.

Espionagem e monitoramento

Backdoors podem ser usados para espionar e monitorar atividades em um sistema, permitindo que invasores coletem informações confidenciais, como comunicações, senhas e dados estratégicos.

Manipulação de informações

Com acesso não autorizado por meio de um backdoor, um invasor pode manipular informações em um sistema, isso pode prejudicar o direcionamento do negócio devido a resultados falsos, tomadas de decisão equivocadas ou até mesmo sabotagem de processos.

Propagação de malware

Um backdoor pode ser usado como ponto de entrada para a introdução de malware em um sistema, podendo resultar na disseminação de vírus, ransomware e outras ameaças cibernéticas.

Violação de privacidade

Justamente por permitirem o acesso indevido a informações, um backdoor é um risco direto à privacidade dos usuários, pois podem ser usados para coletar informações pessoais sem consentimento, monitorar atividades online e até mesmo gravar áudio e vídeo sem conhecimento das vítimas.

O que pode causar uma invasão por backdoor?

Assim como em outros exemplos de invasão cibernética, existem algumas brechas – tanto de más práticas dos usuários quanto vulnerabilidades nos sistemas – que podem facilitar o trabalho dos cibercriminosos na criação de uma backdoor. Confira as principais brechas a seguir:

Senhas fracas

A utilização de senhas muito óbvias, como datas de nascimento ou números de telefone, com longo tempo de uso ou que não possuem diversidade de caracteres recomendados, podem ser facilmente descobertas e usadas como backdoors.

Com essas senhas, um invasor por atribuir credenciais a si para obter privilégios ou criar mais backdoors para prolongar sua permanência no sistema.

Sistemas de administração remota sem proteção

Muitos serviços de suporte técnico oferecem assistência remota quando não podem operar o dispositivo fisicamente. Esse tipo de serviço é baseado na criação de um backdoor para que o profissional tenha acesso ao sistema a ser reparado.

O problema se mostra quando essa porta não é devidamente fechada após o acesso remoto ou quando o método utilizado deixa o sistema exposto durante a operação. É a oportunidade perfeita para uma invasão.

Arquivos com extensão suspeita

Muito comum em sites de download de softwares e arquivos pirateados, esse tipo de invasão se dá pelo disfarce de um arquivo que deveria ter uma determinada extensão e se apresenta com outra.

Dentre as inúmeras ameaças que esse arquivo pode conter, uma delas é um conjunto de códigos para a criação de um backdoor. E, como um usuário comum pode não entender de extensões, ele pode executar o arquivo e plantar a ameaça no seu sistema sem querer.

Vulnerabilidades não corrigidas

As vulnerabilidades são falhas de segurança no código de programas, sistemas operacionais ou aplicativos que podem ser exploradas por invasores para comprometer a integridade e a confidencialidade dos dados.

Essas vulnerabilidades são, geralmente, resultado de erros de programação, falta de testes adequados ou negligência na aplicação de patches de segurança e muitas vezes podem ser a oportunidade perfeita para a criação de uma backdoor maliciosa.

Softwares desatualizados

Deixar de aplicar atualizações e as devidas correções de segurança pode deixar os sistemas vulneráveis a ataques e invasões por backdoors.

Por meio dessas falhas, os invasores podem explorar vulnerabilidades já corrigidas para instalar backdoors nos sistemas desatualizados.

Como identificar uma invasão por backdoor?

Identificar uma invasão por backdoor pode ser bastante complexo, isso porque esse método de invasão pode assumir várias formas, o que torna sua detecção muito difícil.

Por outro lado, existem alguns sintomas que facilitam a identificação de um backdoor em endpoints – computadores, notebooks e outros dispositivos móveis – que estejam conectados ao sistema vulnerável.

Uma invasão por backdoor pode desencadear uma série de fenômenos em um dispositivo, que são normalmente confundidos com mau funcionamento ou limitação do hardware, como, por exemplo:

  • Atividades de login estranhas
  • Lentidão nos sistemas
  • Abertura espontânea de programas
  • Movimentação do cursor sem o uso do mouse
  • Alterações não autorizadas
  • Atividades fora do horário comercial
  • Uso excessivo de recursos
  • Anomalias de comportamentos
  • Tráfego de rede suspeito

É preciso estar em alerta caso um ou mais desses sintomas listados sejam comuns na sua empresa, porque pode haver alguém entrando e saindo dos seus sistemas por uma backdoor sem que você saiba.

Por isso, é tão importante investir em soluções que te ajudam a fechar todas as brechas nos seus sistemas ou produtos que possam abrir uma backdoor. O Bug Bounty, por exemplo, é uma forma eficaz de identificar qualquer tipo de vulnerabilidade, isso porque funciona como um programa de recompensas por bugs, ajudando empresas a terem sistemas mais fortes e seguros.

Gostou deste conteúdo? Aqui no blog da BugHunt, você pode acessar outros artigos sobre Bug Bounty, cibersegurança e estratégias de como deixar seu negócio mais seguro. Confira!