Em uma época marcada pelas transformações digitais, o compartilhamento de dados no ambiente virtual é uma prática cada vez mais comum. Neste contexto, pensar em privacidade digital é fundamental tanto para pessoas, quanto para empresas, tendo em vista o aumento de golpes virtuais e ciberataques.

Mesmo que seja um tema super urgente na sociedade, poucas pessoas têm conhecimento sobre os verdadeiros destinos de suas informações pessoais na internet, segundo estudo da Cisco, 76% das pessoas não sabem o que as empresas fazem com seus dados.

Ainda segundo o estudo, 86% das pessoas se importam com a privacidade digital e querem mais controle sobre o que é coletado delas. Isso quer dizer que as pessoas estão interessadas em privacidade digital e como suas informações são utilizadas, mas não sabem como ter controle sobre isso.

Neste cenário, é papel das empresas que coletam dados pessoais garantir a privacidade digital de todos à sua volta, como seus parceiros, clientes, colaboradores ou de qualquer outra pessoa, ou instituição que a empresa tenha coletado informações.

Quer saber mais sobre este assunto? Continue lendo este artigo para ver o que é privacidade digital, o que as leis dizem sobre isso, quais os riscos para empresas e como evitá-los.

O que é privacidade digital?

Privacidade digital é um direito essencial que todas as pessoas têm de manter seus dados em sigilo, de controlar qual é o destino de suas informações pessoais e a maneira como elas são compartilhadas na internet e em outras plataformas digitais.

O conceito de privacidade digital é bastante amplo, trata-se da proteção da privacidade e da identidade das pessoas e organizações em ambientes virtuais, incluindo dados pessoais armazenados em computadores, smartphones, aplicativos e outros dispositivos conectados à internet.

Por que a privacidade digital é importante para as empresas?

Em um mundo em que o volume de compartilhamento de informações pessoais no ambiente virtual é cada vez maior, é preciso buscar formas de garantir que essas informações não serão usadas de maneira imprópria ou para fins maliciosos, como roubo de identidade, fraude financeira ou espionagem.

Em outras palavras, a privacidade digital é fundamental para garantir a liberdade de expressão e a proteção dos direitos humanos no ambiente virtual. Mas, além disso, existem outros fatores que sua importância:

Fortalecimento de confiança

A privacidade digital é uma forma de demonstrar o compromisso com a segurança das informações dos clientes, colaboradores e parceiros, e, desta forma, reforçar a relação  de confiança entre ambos.

Proteção de dados confidenciais

Ao garantir a privacidade digital, é possível proteger as informações confidenciais, como informações financeiras, de clientes e de funcionários, contra roubo, fraude e acesso não autorizado.

Redução de riscos

Fazer uma gestão adequada da privacidade digital pode ser uma forma de reduzir riscos, como perda de dados, tempo de inatividade, custos com suporte e prejuízos financeiros. Isso porque os sistemas da empresa ficam mais seguros contra possíveis ameaças.

Responsabilidade social

A proteção da privacidade digital pode ser entendida como uma responsabilidade social a qual a empresa está comprometida, isso porque ao fazer isso a empresa está contribuindo para um ambiente digital mais seguro, garantindo a proteção dos direitos dos indivíduos em relação à privacidade e proteção de dados.

Prevenção contra ciberataques

Para que uma empresa garanta a privacidade digital com efetividade, é preciso que ela tenha um sistema de cibersegurança forte e, como consequência disso, a empresa fica menos vulnerável contra ciberataques, vazamentos ou invasões.

Conheça 10 boas práticas de segurança cibernética que toda empresa deve seguir

Conformidade com as leis de proteção de dados

Geralmente, as leis de proteção de dados visam assegurar a privacidade digital dos cidadãos. Diante disso, garantir a privacidade digital é uma forma de estar em conformidade com as leis regulamentadoras e, assim, evitar multas e processos.

Qual os riscos da exposição de dados para a privacidade digital nas empresas?

Como você viu ao longo do texto, a privacidade digital está diretamente relacionada à segurança dos usuários da internet. Isso porque vazamentos, roubo, sequestro de informações ou qualquer uso indevido dos dados no ambiente digital fere o princípio da privacidade digital.

Ou seja, ao manter seus sistemas desprotegidos e não garantindo a transparência sobre o tratamento dessas informações, as empresas estão ferindo um direito fundamental de seus clientes, colaboradores ou parceiros.

Isso quer dizer que em casos de ciberataques, além dos cibercriminosos, a empresa também é uma das responsáveis pela violação da privacidade, isso porque é dever das empresas garantir a segurança dos dados tratados.

O que a LGPD diz sobre privacidade digital?

Desde 2020, quando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor, diversas mudanças foram provocadas no mercado empresarial em função da privacidade digital, da cibersegurança e da transparência das políticas de uso.

Esta lei prevê que privacidade digital é um direito que todas as pessoas têm no ambiente virtual e é função das organizações que coletam dados pessoais garantir que os dados coletados estarão protegidos e em segurança. Confira o que a lei diz:

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Como manter a privacidade digital nas empresas?

Se você chegou até aqui, você pode ter chegado à conclusão que a principal forma de manter a privacidade digital nas empresas é investindo em Segurança da Informação.

Uma coisa está ligada a outra, ou seja, ao fortalecer os sistemas contra as ciberameaças, você estará assegurando a privacidade digital na empresa. Isso porque ao proteger seus sistemas, estará também impedindo possíveis vazamentos ou roubo de informações que poderiam infringir o direito à privacidade das pessoas que compartilharam seus dados pessoais com a empresa.

O Bug Bounty é uma das formas mais eficazes de fortalecer seus sistemas e assegurar a privacidade digital, visto que o Bug Bounty funciona como um programa de recompensa em busca de vulnerabilidades nas empresas. Desta forma, é possível identificar as falhas e corrigi-las de forma preventiva — evitando possíveis danos causados pela infração da privacidade.

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