Vale tudo para conquistar o público? Diante da alta competitividade do mercado, a espionagem industrial se trata de uma estratégia ilegal para obter informações confidenciais, estratégicas ou proprietárias de uma empresa.

Muitas empresas escolhem trapacear e optam pela espionagem industrial como uma forma de obter vantagem sobre a concorrência. Essa situação é bem representada no universo infantil com o Plâncton tentando roubar a receita secreta de hambúrguer de siri no desenho do Bob Esponja.

Agora, num contexto cuja maior parte das informações estão disponíveis no ambiente digital, a espionagem industrial está cada vez mais atrelada às estratégias de invasão cibernética como, por exemplo, ataques phishing, uso de credenciais falsas, ataques MITM, etc.

Neste artigo, você vai entender com mais detalhes o que é espionagem industrial e como se proteger contra esse tipo de ataque. Boa leitura!

O que é espionagem industrial?

A espionagem industrial refere-se à prática de obter informações confidenciais, estratégicas ou proprietárias de uma empresa através de meios ilegais, visando beneficiar uma organização concorrente.

Sendo assim, esse crime pode envolver coleta de segredos comerciais, planos de produtos, estratégias de marketing, tecnologias patenteadas e outras informações sensíveis que podem ser usadas para obter vantagem competitiva no mercado.

Podendo acontecer por diferentes meios, a espionagem industrial pode ser realizada através de métodos como espionagem física, acesso não autorizado a sistemas de computador, suborno de funcionários ou o uso de malware para roubar informações.

Tipos de espionagem industrial

Existem vários tipos de espionagem industrial, que podem variar conforme os métodos utilizados e os objetivos da invasão. Alguns dos principais tipos incluem:

Espionagem física

Envolve o acesso não autorizado a instalações físicas da empresa, como escritórios, fábricas e laboratórios, para obter informações valiosas. Isso pode incluir roubo de documentos, fotografias de protótipos ou a instalação de dispositivos de escuta.

Espionagem cibernética

Refere-se ao uso de técnicas e ferramentas digitais com o objetivo de invadir os sistemas de uma empresa e acessar informações confidenciais. Entre os métodos utilizados estão: phishing, malware, roubo de senhas ou exploração de vulnerabilidades em redes e sistemas.

Espionagem via funcionários

Esse tipo de espionagem envolve suborno, persuasão ou coação de funcionários para obter informações internas sensíveis. Isso pode incluir o recrutamento de funcionários-chave de uma empresa ou o uso de ameaças e repressão a fim de obter informações confidenciais.

Intercepção de comunicações

Assim como os ataques MITM, essa técnica de espionagem consiste na interceptação de das comunicações eletrônicas – como intranet, e-mails, mensagens de texto, redes sociais, chamadas de vídeo, etc. – ou comunicações telefônicas entre empresas, parceiros ou funcionários.

Por que se proteger contra espionagem industrial?

Nenhuma empresa quer suas estratégias e informações confidenciais na mão da concorrência, não é mesmo?

Parece óbvio, mas se proteger contra espionagem industrial é uma forma de garantir que as estratégias de mercado, o posicionamento da empresa, os diferenciais e a integridade de uma organização inteira permaneça em segurança.

Além disso, a espionagem industrial pode abrir brechas para violação de dados além das informações sigilosas da própria empresa, incluindo dados de clientes, parceiros, leads e colaboradores.

Quais ações devem ser realizadas para proteger a sua empresa de espionagem industrial?

Assim como qualquer outro tipo de ameaça – cibernética ou não – que possa atingir a integridade de um negócio, a prevenção sempre é o melhor caminho para evitar casos de espionagem industrial.

Veja a seguir seis ações preventivas que podem te ajudar a manter sua empresa segura contra ameaças como essas:

Fortalecimento da cultura da empresa

É importante que todos os funcionários, colaboradores ou parceiros não só saibam dos pilares da empresa, mas também acreditem em seus propósitos. Isso porque muitos casos de espionagem industrial envolvem a participação de pessoas de dentro da empresa, então é importante que todos defendam e protejam a integridade do seu negócio.

Controle de acesso

Saiba quem entra e sai da sua empresa – tanto no meio físico, quanto no digital. É fundamental desenvolver mecanismos de controle de acesso com o objetivo de conseguir observar e identificar comportamentos suspeitos ou acessos indevidos.

Monitoramento de rede

É importante que você esteja a par de tudo o que acontece nas redes da sua empresa. Para isso, faça o monitoramento constante da rede para identificar atividades suspeitas, como transferências de dados não autorizadas ou comportamentos incomuns dos usuários.

Crie uma cultura de cibersegurança

Ter funcionários e colaboradores conscientes sobre privacidade, proteção de dados e cibersegurança sempre é uma vantagem, ainda mais quando falamos sobre prevenção de espionagem industrial. Investir em treinamentos e workshops sobre segurança cibernética é uma forma de incentivar a fiscalização de atividades suspeitas e as boas práticas no ambiente digital.

Patente de produtos

Essa ação é uma dica para evitar as consequências de uma possível espionagem industrial, ou seja, um dos caminhos para mitigar os riscos de uma espionagem e proteger seus ativos intelectuais é por meio de patentes e registros – desta forma é possível o plágio.

Fortaleça seus sistemas

Ter um sistema de segurança fortalecido é a resposta para evitar espionagem industrial, isso porque ele é a principal barreira contra invasões cibernéticas.

Para isso, é preciso identificar e corrigir as vulnerabilidades de forma assertiva. Os programas de Bug Bounty são uma forma de identificação das brechas em sistemas de qualquer porte.

Contando com uma comunidade de especialistas em segurança da informação, o Bug Bounty é uma das tendências de cibersegurança mais atuais e efetivas no mercado, isso porque é uma forma de analisar os pontos fracos dos sistemas de ponta a ponta – agindo como uma verdadeira caça aos bugs.

Quer saber mais sobre como o Bug Bounty pode te ajudar a evitar espionagem industrial? Entre em contato com a BugHunt!