Red team vs Blue team: se você trabalha com segurança da informação, muito provavelmente, já ouviu falar desses dois times. Como em um time de futebol, em que temos o ataque e a defesa, os times da cibersegurança funcionam de forma parecida.

Com responsabilidades específicas, as duas equipes promovem em conjunto um trabalho de cibersegurança que ajuda a manter as empresas protegidas de ataques, como malwares, ransomwares e diversos outros.

Ajudando a encontrar problemas de segurança e elevar a maturidade de segurança nas empresas, os times de  de Red team e  Blue team são essenciais para compor uma estratégia de segurança da informação.

Quer saber qual a diferença entre o Red Team e o Blue Team e como eles podem ajudar sua empresa? Continue lendo!

O que é o Red Team?

O Red Team, ou a “equipe vermelha”, funciona como a equipe de ataque, na metáfora do jogo de futebol. No entanto, esses hackers éticos não trabalham contra as empresas, mas à favor delas.

Para fazer isso, os profissionais do Red Team conhecem as principais ameaças do mercado e utilizam suas habilidades para realizar  ataques controlados e descobrir possíveis vulnerabilidades, portanto  são capazes de identificar vulnerabilidades e, dessa forma, ajudam a eliminá-las.

As técnicas que o Red Team utilizam são, normalmente:

  • Testes de invasão(pentest), onde os especialistas tentam ganhar acesso a um sistema
  • Engenharia social, onde o Red Team tenta persuadir ou enganar os membros da empresa  a revelarem dados pessoais ou outras informações;
  • Phishing, que envolve o envio de e-mails aparentemente autênticos, mas que induzem os leitores a realizar certas ações, como login em páginas falsas , por exemplo. A intenção destes ataques, quando não estão sendo simulados, é bem simples: roubar credenciais;
  • Cópia e clonagem de cartões de acesso de áreas restritas.

Como todas essas simulações de ataque são feitas com o único objetivo de encontrar vulnerabilidades e, assim, melhorar a segurança, os profissionais de um Red Team precisam escrever um relatório após seus ataques.

Esses bug reports devem incluir detalhes sobre as técnicas usadas, quais foram os ataques direcionados e se as tentativas foram bem ou mal sucedidas. Os relatórios também devem incluir recomendações de como a empresa pode proceder para fortalecer a segurança de seus sistemas contra ameaças futuras.

O que é o Blue Team?

Ainda pensando na metáfora de futebol, o Blue Team, ou a "equipe azul" funciona como a equipe de defesa. Isso significa que esses profissionais são aqueles que vão criar estratégias de defesa para a companhia..

Desenvolvendo estratégias para aumentar as defesas, o Blue Team modifica e reagrupa os mecanismos de proteção da rede para que fiquem mais fortes.

Assim como o Red Team, o Blue Team também precisa ter um bom conhecimento de ameaças que podem acontecer aos sistemas. Dessa forma, eles serão capazes de eliminar brechas e reformular a infraestrutura de defesa como um todo.

As responsabilidades do Blue Team são, normalmente:

  • Monitoramento das redes, sistemas e dispositivos da empresa;
  • Detectar, diminuir e erradicar ameaças e ataques cibernéticos;
  • Realizar a análise de dados;
  • Auxiliar e instruir o correto armazenamento de dados;
  • Trabalhar constantemente para melhorar os padrões de segurança.

O grande benefício de um Blue Team é o de um sistema de segurança sempre atualizado, já que os ataques simulados do Red Team ajudam a equipe a saber sempre antecipadamente sobre as vulnerabilidades presentes.

Além disso, os profissionais do Blue Team também:

  • Criam, configuram e aplicam regras de firewall;
  • Definem e implementam controles de acesso de dispositivos e usuários, evitando assim o acesso não autorizado de terceiros;
  • Mantém os sistemas corporativos corrigidos e atualizados;
  • Realizam engenharia reversa em ataques cibernéticos;
  • Conduzem testes de defesa de DDoS;
  • Desenvolvem políticas de correção rápida, para garantir que os sistemas voltem com segurança e rapidez após algum incidente.

Red team vs Blue team: eles podem trabalhar juntos?

Apesar de ser importante entender a diferença entre o Red team e o Blue team, os dois times podem, sim, trabalhar juntos! Na verdade, para que uma empresa esteja o mais protegida possível, é ideal ter os dois times trabalhando em conjunto para encontrar vulnerabilidades e corrigi-las.

Afinal, o Red Team usa suas táticas e habilidades de ataque para testar as defesas do Blue Team , trabalhando sempre em conjunto.

E o Purple Team?

Embora não sejam tão famosos e não existam há tanto tempo quanto os Red e os Blue Teams, os Purple Teams chegaram para acabar com a velha história de “red team vs blue team”.

Isso porque, assim como as cores azul e vermelho formam a cor roxa, a junção dos times azul e vermelho formam o Purple Team. O Purple Team , dessa forma, faz com que os dois times trabalhem bem em conjunto, buscando aumentar ainda mais a segurança da empresa.

Além disso, o Purple Team  pode assumir duas formas:

Ele pode conter profissionais de segurança de fora ou da própria empresa, desempenhando as funções dos Red e Blue Teams. Nesse cenário, uma organização pode contratar um Purple Team para realizar uma auditoria completa em toda a segurança de seus sistemas. Assim, o purple team  contratada se dividiria em subequipes red  e blue para iniciar os testes de ataque e defesa. O mesmo pode acontecer com uma equipe interna.

De outra forma, um purple team  pode ser contratado ou criado internamente para mediar a relação entre  blue teams e red teams Isso porque as atividades entre red team vs blue team, para funcionar bem, necessitam de muita colaboração.

Assim, ter uma equipe mediadora, que analisa o processo à distância, promove a comunicação e ajuda os dois times a atingirem seus objetivos só traz vantagens para a empresa.

Como a BugHunt pode ajudar?

A BugHunt possui uma comunidade de especialistas agindo de forma ágil e contínua, atuando como uma extensão do seu Red Team. Assim, os profissionais procuram por fragilidades nos seus sistemas, utilizando um sistema chamado de Bug Bounty.

O Bug Bounty se trata de um programa de recompensas por bugs. Nele, os especialistas testam constantemente os sistemas, sendo pagos por cada vulnerabilidade encontrada.

Entregando reports completos, com os passos para consertar as falhas, os bughunters atuam como um braço direito da sua equipe de cibersegurança, trabalhando com o mesmo objetivo: tornar os sistemas da sua empresa mais seguros.

Quer saber mais sobre como a BugHunt pode ajudar a sua empresa? Clique aqui e fale conosco!