Um dos itens fundamentais na hora de abrir um ecommerce é pensar na segurança da informação. Afinal, todo comércio eletrônico precisa estar ciente de uma ameaça cada vez mais constante: o vazamento de dados pessoais.

Se a sua empresa ainda não pensou nisso, fique atento! As lojas virtuais devem oferecer um ambiente seguro para os usuários e clientes. Principalmente porque se você não estiver preparado, pessoas mal intencionadas com certeza estarão.

Existem diversas formas de proteger seu ecommerce de vazamento de dados pessoais. É possível até contar com ajuda dos próprios hackers para se proteger. Quer saber como? Siga lendo!

Vazamento de dados pessoais: por que este é um risco grave para seu ecommerce?

O Brasil é um dos países que mais sofrem com segurança de dados no mundo. No primeiro trimestre de 2021, por exemplo, foram mais de 3,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos.

Além disso, o Raio-X da Fraude 2021, feito pela Konduto, analisou 244 milhões de pedidos online, representando 35 bilhões de reais. Desses, 1,3 bilhão foram tentativas de fraude!

Não bastasse o perigo de perder dinheiro com fraudes, há ainda um agravante no vazamento de dados pessoais: a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD.

A LGPD é a legislação brasileira que regula atividades que envolvem dados pessoais, buscando garantir a proteção à privacidade, transparência e segurança de dados sensíveis. Criada em 2020, foi em agosto de 2021 que a lei passou a multar empresas que expusessem dados pessoais.

Isso tudo sem contar com a reputação da sua empresa que será prejudicada, além da confiança perdida dos seus clientes, no caso de vazamento de dados pessoais

Como manter seu ecommerce seguro?

A segurança de dados no ecommerce garante que as empresas não usem informações sensíveis como CPF, endereços, números de cartão de crédito e débito de forma maliciosa. Evita também que aconteça um vazamento de dados pessoais, seja através de um ransomware ou outros ataques cibernéticos.

Para manter o seu ecommerce seguro, é necessário seguir alguns critérios, como:

Criptografia dos dados

Usar criptografia em ecommerce é uma forma de proteger os dados de qualquer negócio digital. É ainda mais importante quando o site requer dados pessoais e informações sensíveis dos clientes.

Um certificado SSL instalado em seu site garante a segurança da comunicação entre o servidor web e o usuário, transformando os dados inseridos pelo cliente — como dados de cartão de crédito e senhas — em códigos criptográficos. Assim, o servidor é o único capaz de ler esses dados.

Backup diário

Este é um ponto importante na hora de falar em vazamentos de dados pessoais. Realizar um backup diário das informações presentes no sistema evita a perda das transações e arquivos do ecommerce.

Com um backup feito diariamente em um ambiente seguro, os dados podem ser recuperados em caso de falhas, assim que a conexão for restabelecida.

Controle de acesso

Nem sempre o responsável por um vazamento de dados pessoais é um hacker mal intencionado. Este é um preconceito que vem sendo desmistificado e muitas empresas já contam com a ajuda de hackers éticos para deixar seus ambientes online mais seguros.

Se não um hacker, então quem pode colocar seu ecommerce em risco? Qualquer pessoa que tenha acesso aos seus arquivos! Afinal, basta o acesso em nuvem ou um simples pen-drive para colocar os dados do seu negócio e dos seus clientes em risco.

É fundamental que seu ecommerce forneça um bom controle de acesso de funcionários às informações sensíveis, com parâmetros e regras de acesso aos servidores.

Ferramentas antifraude

Existem diferentes ferramentas para criar barreiras no seu ecommerce contra possíveis invasores disponíveis no mercado. Uma boa ferramenta antifraude deve conter, entre outras funções:

  • Solicitar e fazer a validação do código de segurança dos cartões de crédito;
  • Rastrear os dispositivos de compra analisando a geolocalização do comprador. Com isso é possível saber de que país, estado e cidade a compra está sendo realizada.
  • Personalizar o acesso a diferentes níveis de funcionários, permitindo, restringindo e controlando o acesso.

Exigências no cadastro

A segurança do seu ecommerce pode começar antes mesmo da compra acontecer. No momento em que o cliente estiver se cadastrando, uma solução para evitar problemas de segurança é exigir diferentes formas de verificação.

Esse processo evita o cadastro de usuários mal intencionados e é simples de ser implementado. Exemplos de verificação são o reCAPTCHA e o double opt-in de email (em que o usuário deve confirmar seu cadastro por email), que evitam a inscrição por contatos de terceiros ou email falsos por meio de bots.

Monitoramento constante

O trabalho online é constante. Por isso, ferramentas de monitoramento dos níveis de segurança do seu ecommerce são fundamentais.

Uma dessas estratégias é o Bug Bounty. Os programas de recompensa por identificação de vulnerabilidades (Bug Bounty) como os da BugHunt utilizam o crowdsourcing para combater cibercriminosos em parceria com hackers éticos.

Assim, milhares de profissionais se reúnem na plataforma para testar continuamente sistemas de ecommerce e de outras áreas, unidos por um bem comum: tornar a internet um ambiente mais seguro para todos.

Trabalhe com a prevenção: invista em Bug Bounty

Esperar um ataque acontecer para se proteger depois pode custar caro. Afinal, com a LGPD em vigor e aplicando multas às companhias, o vazamento de dados pessoais se tornou uma ameaça não apenas aos usuários, mas também para as empresas.

O Bug Bounty é uma ferramenta e estratégia excelente para testar seus sistemas de ecommerce continuamente. Com a plataforma da BugHunt você conta com uma plataforma segura para testes de Bug Bounty, além de uma rede especialista e confiável de hackers éticos prontos para te ajudar a deixar seu negócio mais seguro.

Quer conhecer nossa plataforma? Clique aqui para saber mais!