Se engana quem acredita que a representação de qualquer tipo de comunidade ou grupo não é importante. É sempre legal ver sua profissão, hobby ou estilo de vida retratado no cinema, na literatura, em músicas e outras formas de arte, né? Por isso, hoje separamos pra você algumas dicas de livros de segurança da informação!

Nessa seleção colocamos dois tipos de leitura, as que vão te ajudar mais na área técnica, e as literaturas com histórias emocionantes que envolvem hackers, segurança da informação, investigações e outros cenários super legais.

Preparados? Então continue lendo para ver as melhores dicas de livros de segurança da informação.

Livros de segurança da informação para estudar

1. Certificação Security+: Da prática para o exame SY0-401 (Yuri Diógenes e Daniel Mauser)

Por mais que o exame já esteja na versão SY0-501, este livro é muito procurado por estudantes, esse é um dos livros de segurança da informação mais vendidos para quem quer se aprofundar mais sobre o assunto, e busca uma certificação na área.

"Certificação Security+” abrange todos os domínios da mais recente prova sobre segurança da informação. Entre seus temas estão: Conformidade e Segurança Operacional, Segurança de Redes, Hosts e Dados, Ameaças e Vulnerabilidades, entre outros.

Vale o investimento para estar mais pronto para o recebimento do certificado. Escrito por Yuri Diógenes e Daniel Mauser, o livro está disponível na sua terceira edição pela Editora Novaterra e a Clavis, e passou por atualizações importantes.

2. Investigação Digital em Fontes Abertas (Alessandro Gonçalves Barreto)

Com um mundo todo conectado, onde trabalhos, estudos e até mesmo relacionamentos são construídos online, é esperado que os cibercrimes sejam notificados com cada vez mais frequência, e a atuação da polícia na área seja mais constante.

O livro “Investigação Digital em Fontes Abertas” mostra o aumento do uso de provas públicas encontradas na internet e como são as ações de profissionais em redes e sistemas em busca de novas evidências.

Seu principal objetivo é auxiliar o leitor em processos de investigações mais modernas que incluem desde o  Facebook até mesmo a Deep Web. A obra foi publicada pela editora Brasport em 2017.

3. Certificação de Analista em Segurança Cibernética CSA+ Preparatório para o Exame COMPTIA CS0-001 (Yuri Diógenes)

Para você que busca livros de segurança da informação mais voltados para certificações e testes profissionais, outra obra muito indicada é mais uma de Yuri Diógenes, especialista citado pela segunda vez aqui nas nossas dicas.

Com um título bem autoexplicativo, o livro busca preparar melhor o leitor para o Exame COMPTIA CS0-001, mas também é uma ótima opção para ser usado como referência em atuações no mundo cibernético.

Publicado também pela editora Novaterra e a Clavis, e abrange temas como: gerenciamento de vulnerabilidades e ameaças, respostas a incidentes cibernéticos, entre outros.

4. Crimes Cibernéticos – Ameaças e procedimentos de investigação (Emerson Wendt e Higor Vinicius Nogueira Jorge)

Em sua segunda edição, “Crimes Cibernéticos” é uma das primeiras obras a apresentar o passo a passo para investigações de cibercrimes.

O livro que foi muito esperado por profissionais da área, inclusive hackers éticos, explica técnicas com um linguajar bem simples e didático, querendo atingir também iniciantes que não possuem tanta informação sobre o assunto.

Em sua segunda edição, o livro publicado pela editora Brasport ganha atualizações importantes para quem atua em um mundo digital em constante evolução.

5. Fundamentos de Segurança da Informação: com base na ISO 27001 e na ISO 27002 (Jule Hintzbergen, Hans Baars, Kees Hintzbergen, André Smulders)

O livro aborda mais o conceito organizacional da segurança da informação, baseado na ISO 27001 e ISO 27002. Explica de forma clara as abordagens a políticas, normas, gerenciamento de segurança da informação em uma organização.

A obra também vai te auxiliar na preparação da certificação ISFS (Information Security Foundation) da EXIN.

Livros de segurança da informação para se entreter

1. Contagem Regressiva até Zero Day (Kim Zetter)

Esse é um dos livros de segurança da informação mais bombados do momento. Com uma pegada mais investigativa, essa história verídica coloca como personagem principal o Stuxnet: a primeira arma digital do mundo.

O Stuxnet foi um vírus com uma complexidade jamais vista até então. Descoberta em 2010 por bielorrussos, ela tinha como objetivo controlar as centrífugas de enriquecimento de urânio do Irã.

Seu pano de fundo, muito bem explorado pelo autor, deixa em evidência um novo momento do mundo, em que bases militares gastam milhões em tecnologias para possíveis novas formas de guerra: as digitais.

“Contagem Regressiva até Zero Day” foi publicado pela editora Brasport em 2017. Vale a pena ler com calma! Além de te “divertir” também serve como base para diversos ensinamentos sobre cibersegurança.

2. Trilogia Millennium (Stieg Larsson)

Esse pode não ser um nome tão estranho para você. Afinal, porque a Trilogia Millenium estaria entre as nossas dicas de livros de segurança da informação? Talvez você já tenha assistido o filme “Millennium - Os homens que não amavam as mulheres”, e se lembre da incrível hacker Lisbeth Salander.

Na realidade, Lisbeth pode estar em um dos melhores exemplos de personagens que atuam como hackers éticos, investigando crimes e salvando vidas. Pois bem, essa história teve início com livros que viraram inspiração para o filme.

Lisbeth iniciou sua carreira no início da internet e, nos três primeiros livros, faz investigações incríveis para salvar personagens com histórias complexas que envolvem abuso, tráfico de mulheres, entre outros crimes. Uma verdadeira heroína.

Escrito pelo jornalista sueco Stieg Larsson, e disponível pela Companhia das Letras, essa é uma trilogia que vai te deixar preso do começo ao fim.

3. Chefão: Como um Hacker se apoderou do submundo bilionário do crime (Kevin Poulsen)

Kelvin Poulsen, autor da obra, é conhecido como um dos melhores repórteres investigativos de crimes cibernéticos. No livro “Chefão” dá detalhes sobre seus acessos e suas perícias meticulosas.

Além disso, Poulsen relata suas experiências e percepções sobre o crime organizado do século XXI, que tem como grande base a tecnologia. Relatos emocionantes que envolvem o FBI, grandes criminosos e redes perigosas capazes de roubar bilhões dos cofres dos EUA.

“Chefão” foi publicado pela Editora Alta Books em 2014, e ainda é capaz de tirar o fôlego de muitos leitores.

4. Fantasma no Sistema: Minhas Aventuras Como o Hacker Mais Procurado do Mundo (Kevin Mitnick)

Agora para você que veio procurar livros de segurança da informação emocionantes, “Fantasma no Sistema” é uma escolha e tanto!

Posicionado entre os best-sellers do The New York Times, a obra escrita por Kevin Mitnick deixa registradas as emoções e aventuras desse que foi um dos hackers mais procurados pelo FBI.

Fornecendo uma visão mais detalhada sobre a tecnologia da época, a obra apresenta um Mitnick fugitivo, com uma vida tão excitante que vale filme. Uma ótima forma de entender como esses criminosos pensam e atuam no mundo digital.

5. A Arte de Enganar (Kevin Mitnick)

“A Arte de Enganar” é uma obra que mostra a arte da Engenharia Social. Explica muito bem as fragilidades humanas e como o autor as executou em histórias reais e também em exemplos de como as técnicas de Engenharia Social podem ser combinadas com o hacking.

É um livro do já citado aqui, Kevin Mitnick, um dos hackers mais famosos do mundo, junto com William Simon. Com certeza vale a leitura.

A BugHunt também produz conteúdos para você!

Se você já acompanha nosso blog, sabe que produzimos periodicamente conteúdos para te deixar mais por dentro do mundo da cibersegurança. Inclusive, te damos dicas de como se tornar um hacker ético bem posicionado no mercado.

Também disponibilizamos conteúdos mais ricos, como ebooks que te dão um panorama sobre cibercrimes, Bug Bounty e o mundo da segurança da informação. Também contamos com uma newsletter mensal para você ficar informado sobre as principais notícias sobre tecnologia e sistemas.

A BugHunt, além de ser o primeiro programa de Bug Bounty do Brasil, se preocupa com sua formação dentro desse cenário digital e tão complexo. Clique aqui e conheça o nosso blog!