Em meio ao avanço de novas tecnologias e a sofisticação de práticas cibercriminosas, as empresas estão se conscientizando sobre a necessidade de implementar soluções de Data Loss Prevention (Prevenção de Perda de Dados, em português) para evitar a violação e perda de informações importantes.

Tendo em vista a ascensão do cibercrime através de inteligências artificiais, engenharia social ou outras formas de burlar sistemas para obter privilégios por meio de credenciais falsificadas, o Data Loss Prevention surge como uma solução fundamental para que as empresas montem um plano de prevenção para evitar o vazamento, sequestro e perda de dados – principalmente de dentro para fora.

Ao longo deste artigo, você vai entender o que é Data Loss Prevention e como ele pode ajudar empresas a se manterem dentro das conformidades da Lei Geral de Proteção de Dados, que papel essa estratégia exerce para evitar prejuízos financeiros e na reputação de uma organização. Vamos lá? Boa leitura!

O que é Data Loss Prevention (DLP)?

Data Loss Prevention é uma solução que se integra à um conjunto de ferramentas de segurança e inspeção contra agentes mal-intencionados (como códigos maliciosos), unido a boas práticas de uso das informações internas de uma empresa.

Essas boas práticas incluem monitoramento do uso da rede corporativa, de modo a evitar vazamento de informações por meio de fragilidades ou ações que possam expor os dados – como backdoors, phishing, etc. – e, também, contra ameaças internas.

Os programas e estratégias para implementação de um Data Loss Prevention podem variar de empresa para empresa, mas são cruciais para garantir a segurança da informação e diminuir os riscos de ação do cibercrime, como veremos a seguir.

Qual é a sua importância no ambiente corporativo?

Por mais que a importância do Data Loss Prevention possa parecer óbvia, as medidas que se encaixam em uma estratégia de DLP ainda são desconsideradas por muitas empresas, pois a ascensão do cibercrime pode não ser levada a sério pelos gestores.

Como se trata de uma prevenção contra a perda de dados, um dos maiores focos do Data Loss Prevention são as ameaças internas que, por mais que sejam em menor número do que ciberataques por meio de invasão externa, podem causar prejuízos maiores, tanto financeiros quanto na reputação.

Além disso, a adoção de medidas de Data Loss Prevention ajuda as empresas a se manterem dentro das conformidades da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) – evitando a possibilidade de multas e processos por violação de dados.

No dia-a-dia da empresa, uma solução de DLP se torna responsável por monitorar os registros de ações dos usuários e sistemas, detectando e bloqueando dados confidenciais enquanto estão em uso, sendo transmitidos ou armazenados, prevenindo o vazamento ou perda de dados.

Como funciona uma solução de DLP?

Como dito anteriormente, a estratégia de Data Loss Prevention pode variar de empresa para empresa. Mas ela funciona como um conjunto de soluções em cibersegurança que visam monitorar atividades diárias dos usuários da rede empresarial.

Então, veremos a seguir as principais ações que uma solução de DLP pode exercer:

Classificação e mapeamento de dados

Através de uma solução de Data Loss Prevention, dados podem ser categorizados para que seu monitoramento seja mais rápido e dinâmico. Números de cartão de crédito, senhas, documentos confidenciais e outros tipos de arquivo podem ser “etiquetados” para poderem ser facilmente identificados durante seu trânsito.

Assim, é possível rastrear quem teve acesso ao dado, para onde o enviou e como. Isso também pode ser utilizado para bloquear acessos indevidos àquela categoria de arquivos, bem como facilitar uma investigação posterior caso os protocolos sejam burlados de alguma forma.

Visibilidade dos processos locais ou remotos

Com uma solução DLP, também é possível criar logs (registros) do que acontece em um sistema, não importando a sua localização. Isso ajuda a evitar invasões por conexão de endpoints não seguros, através de orientação dos usuários conectados em redes remotas ou dispositivos que não estejam credenciados pela empresa.

Criação de tokens de acesso

A criação de tokens substituindo valores específicos que correspondam a esse valor é uma maneira de proteger os dados e manter sua empresa blindada. Isso deixa o acesso mais seguro e também pode encerrar a conexão no caso de ociosidade, exigindo a autenticação por token de tempos em tempos.

Quais são os benefícios do Data Loss Prevention?

Mesmo que a cibersegurança ainda seja um tópico em ascensão nas prioridades das salas de reunião corporativas, muitas empresas estão entendendo a importância de garantir a integridade dos dados e estão agindo ativamente para que isso aconteça.

Como vimos, a estratégia de Data Loss Prevention traz monitoramento com segurança e preservação da privacidade dos usuários e propriedades intelectuais de uma empresa. Além disso, podemos citar:

Proteção de dados em nuvem

Com cada vez mais dados sendo processados em serviços de Cloud Computing como IaaS, PaaS e SaaS, o Data Loss prevention atua na criptografia dos arquivos no momento em que são transferidos para a nuvem e tornando possível o acesso somente por dispositivos credenciados pela empresa ou organização.

Monitoramento do uso de dados

Como vimos, o Data Loss Prevention possibilita o monitoramento de endpoints locais ou remotos, protegendo os dados contra ações maliciosas, ações por engano ou erros operacionais, transferência para mídias removíveis - como pen drives ou HD externos - e até mesmo contra duplicação ou impressão dos arquivos.

Vantagem de mercado

Estar de acordo com a legislação tem muito a oferecer para a reputação das marcas. E estar alinhado com as normas da LGPD com uma estratégia sólida de segurança da informação mantém a empresa em pé de igualdade com outras já preparadas e se mantém acima das que continuam demorando para entender a necessidade de privacidade e segurança cibernética no mercado.

Busca por vulnerabilidades

Dentro da estratégia Data Loss Prevention, a busca por falhas nos sistemas que possam representar um risco aos dados da empresa também tem seu lugar. A varredura de sistemas contra qualquer fragilidade, brechas e vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos também pode evitar incidentes.

O Bug Bounty é um ótimo exemplo desse serviço e também é uma tendência de cibersegurança em crescimento expansivo. Com soluções inteligentes e minuciosas para garantir a segurança da informação, a adoção do Bug Bounty na sua estratégia de Data Loss Prevention pode ser uma poderosa ferramenta para manter sua empresa dentro dos padrões da cibersegurança e longe do radar de cibercriminosos.

Gostou deste texto? Continue aqui no Blog da BugHunt e conheça tudo que faz parte do universo da cibersegurança.