A cibersegurança é hoje uma questão muito discutida entre empresas, instituições e até em esferas governamentais. Toda essa preocupação vem de um cenário em que os cibercrimes crescem a cada ano. Nesse contexto, foram criados os programas de Bug Bounty.

Seu principal objetivo é a identificação antecipada de brechas na cibersegurança em sistemas de empresas. A partir disso, é possível reduzir os riscos e evitar que os negócios sejam impactados pela ação de agentes mal-intencionados.

Sendo assim, neste conteúdo serão abordadas as características do Bug Bounty, suas vantagens e motivos para sua  empresa investir nesse tipo de método de segurança da informação. Confira!

Cenário da cibersegurança no Brasil

Antes de entender a importância e vantagens do Bug Bounty para a segurança de sua empresa, é necessário fazer uma análise sobre o momento vivido na sociedade atualmente, caracterizado por uma rápida evolução tecnológica e digital.

O aumento dos ciberataques ligado ao trabalho remoto

Devido principalmente à pandemia de Covid-19 vivida a partir de 2020, o isolamento social se tornou uma realidade em grande parte do mundo.

Com isso, também foi possível perceber um aumento significativo de empresas e instituições que adotaram o estilo de trabalho híbrido ou completamente remoto.

No entanto, uma das principais descobertas deste último período é que o home-office se mostrou muito mais eficiente e econômico para algumas empresas, que mesmo com o momento de “retomada”, optaram por deixar seus funcionários trabalhando de casa.

E obviamente, com a grande movimentação digital, com dados de clientes, funcionários e da própria empresa circulando por mais ambientes online, houve também um crescimento dos ciberataques a redes de diversos negócios.

Só em 2020, segundo dados publicados pela FortiGuard Labs, mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos foram registrados no Brasil. Já em 2021, seguindo a lógica de evolução, houve um aumento de 23% dos ciberataques no país.

Novas regulamentações

Mais um agravante nesse cenário é que muitas empresas ainda não entendem os perigos que um ciberataque pode causar a dinâmica de todo o negócio e, por isso, não se atentam para a proteção de dados.

A frequência de roubos, ou compartilhamento não autorizado de dados e informações de usuários na internet, que já era crescente, mesmo antes da pandemia, fez com que as autoridades brasileiras se atentassem ao problema e se movimentassem para regulamentar os serviços das empresas do país.

Assim nasceu a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2021, mas que começou a ser realmente aplicada pelas empresas agora em 2022.

A ideia da criação da lei é fazer com que as empresas entendam a importância da proteção de dados de seus clientes, dando garantias de que irão respeitar as bases legais para utilização e compartilhamento destas informações. E em caso de vazamento, que esses usuários sejam de alguma forma indenizados pelos transtornos causados pelo cibercrime.

Mas como grande parte das mudanças dentro de uma empresa se tornam um desafio, muitas empresas  seguem com dificuldades de aplicar as regulamentações da LGPD na dinâmica de seu negócio.

Em contrapartida, muitas empresas passaram a investir em métodos e programas de proteção de suas áreas digitais e, assim, ajudar outras empresas a seguirem as orientações da nova lei. É nesse cenário que o Bug Bounty cresceu como uma das estratégias mais eficazes para a segurança de empresas em todo o país.

O que é o Bug Bounty?

Os programas de Bug Bounty aplicam o princípio do crowdsourcing à cibersegurança.

O Bug Bounty tem como objetivo realizar testes nos sistemas das empresas, para identificar possíveis vulnerabilidades de forma antecipada.

Isso é possível através do incentivo a especialistas em segurança, os chamados hackers-éticos, que ganham recompensas de acordo com as falhas que descobrem.

A estratégia reduz significativamente os riscos de ciberataques e evita que as empresas sejam impactadas pela ação de agentes mal-intencionados.

Com um programa de Bug Bounty ativo, as empresas contam com vários especialistas avaliando, simultaneamente, a confiabilidade e segurança de seus serviços, testando suas aplicações.

Tudo isso, em troca de recompensas. Os especialistas são remunerados quando encontram vulnerabilidades de acordo com o nível de criticidade da falha, ou seja, o real impacto destes problemas para o negócio.

Bug Bounty em comparação a outras estratégias de segurança da informação

Entre os principais diferenciais do Bug Bounty é sempre bom destacar que muitas vulnerabilidades nunca vistas são encontradas através desse método. Principalmente por se tratar de uma testagem constante dos sistemas, por especialistas com formas de pensar e trabalhar diferentes.

Outro grande diferencial, já citado aqui, é o fator de  antecipação. Antes mesmo de um ciberataque, a vulnerabilidade de um sistema é descoberta e soluções são pensadas para maior proteção.

Vale lembrar que por um longo tempo, os pentests foram usados como único método de ataques simulados para a descoberta de áreas de exposição. E eles ainda são usados como métodos em muitas empresas, mas ganham o Bug Bounty como aliado no Brasil.

Já mais recentemente, as atuações de equipes de Red Teams ganharam força como uma medida de proteção adicional, junto ao Bug Bounty, na fortificação da segurança de um sistema.

Quem são os hackers-éticos?

Um termo já muito citado aqui no texto, mas que ainda não foi explicado com mais detalhes é o “hacker-ético”.

É muito comum que pessoas associem a denominação “hacker” a personagens vistos em filmes e séries, que geralmente são justiceiros que realizam ações digitais mirabolantes para divulgar segredos de grandes empresas ou do governo.

Quando não vistos assim, os hackers são associados a ações criminosas, como o roubo de dados, invasões a sistemas importantes para o dia a dia, ou até mesmo ao ciberterrorismo.

No entanto, é importante destacar que existem diversos especialistas em segurança da informação que buscam atuar  dentro da legalidade, ajudando instituições e empresas a reforçarem seus sistemas.

Essa é na verdade uma das grandes funções do hacker-ético: ajudar na prevenção de falhas de segurança da informação, alertando os responsáveis pelo sistema dos perigos corridos.

Sempre de forma autorizada, e com a ciência dos responsáveis, esses profissionais entram nos espaços digitais da empresa parceira e começam a caçar essas possíveis falhas e vulnerabilidades.

Caso encontrem algum problema, reportam à equipe de T.I ou aos responsáveis pelo negócio as falhas encontradas.

Apesar de ser uma profissão muito citada nos dias de hoje, o hacking-ético já existe desde 1990, quando colaboradores da empresa de tecnologia IBM começaram a realizar testes a partir da invasão de seus sistemas.

Essa é a uma ocupação que permanece em uma escala de alta valorização no mercado, graças à alta procura por profissionais que sabem identificar as vulnerabilidades de sistemas e até antecipar a ação de cibercriminosos.

Como atuar com Bug Bounty?

Um hacker-ético pode ser um parceiro importante para diversas empresas, visto que usa seu entendimento sobre segurança da informação para evitar que ciberataques aconteçam.

Vale lembrar que esses especialistas podem atuar  com diferentes métodos para identificação de vulnerabilidades. Dentre elas, umas das mais escolhidas são os programas de Bug Bounty.

Através de plataformas de programas de recompensa, os programas de Bug Bounty reúnem uma comunidade de hackers-éticos e disponibiliza escopos de empresas parceiras.

Assim, o Bug Bounty facilita o acesso e garante uma relação mais "justa" entre empresa e especialistas, garantindo que tanto a empresa, quanto o hacker-ético tenha a sua parte do acordo cumprida.

Mas para atuar em programas de Bug Bounty, certos requisitos precisam ser preenchidos.

Entre eles, é importante que o especialista  tenha um bom conhecimento de aplicações e serviços de web, redes de computadores, linguagens de programação de alto nível, entre outros domínios.

Por isso, é importante que, antes de atuar  com Bug Bounty, o especialista já tenha  conhecimento na área, e nunca deixe de estudar novidades e tendências tecnológicas, se mantendo apto para identificar os próximos passos de cibercriminosos.

Como surgiu o Bug Bounty?

Apesar de ser um programa de segurança da informação considerado uma tendência nos dias atuais, o Bug Bounty já possui uma longa caminhada.

Em 1983, a empresa estadunidense Hunter & Ready deu início ao primeiro programa de recompensas de bugs, visando proteger seu sistema operacional “Versatile Real-Time Executive”.

Os especialistas  que encontrassem vulnerabilidades e relatassem à empresa ganhavam como prêmio um Fusca (bug), modelo de veículo da marca Volkswagen.

No entanto, o termo Bug Bounty só começou a ser usado em 1995, incorporado pelo engenheiro da empresa de serviços de computadores Netscape Communications Corporation, Jarret Ridlinghafer.

Foi apenas  por volta de 2013, anos após a primeira iniciativa, que os programas de recompensas por bugs passaram a ser mais notados por mais empresas, devido aos grandes investimentos de marcas como Google, Facebook, Ford e Microsoft, que identificaram a eficácia do método para proteção de seus sistemas.

Essas marcas patrocinaram principalmente a iniciativa do “Internet Bug Bounty”, programa que era coberto pelo IBB e que oferecia testes a diferentes sistemas, softwares e até mesmo navegadores de internet mais utilizados por usuários.

Bug Bounty no mundo

Atualmente, os Estados Unidos é o país que apresenta o maior número de programas de recompensas por bugs e, consequentemente, se mostra como a região com mais investimentos no método. A Índia aparece como segunda colocada e Trinidad e Tobago em terceiro.

O primeiro colocado em Bug Bounty do mundo tem, inclusive, registros de investimentos feitos pelo próprio governo. Em 2016, autoridades federais dos EUA anunciaram seu primeiro programa de recompensas por bugs chamado “Hack the Pentagon".

Durante aproximadamente um mês o Hack the Pentagon no Departamento de Defesa dos EUA registrou o envio de 138 relatórios válidos e US$ 71.200 em recompensas para os mais de 1.400 especialistas inscritos.

Bug Bounty no Brasil

Em 2020, o Brasil deu um importante passo em relação aos métodos de recompensa por bugs. A BugHunt, primeira plataforma de Bug Bounty do país, começou a atuar no mercado de cibersegurança.

Uma chegada em boa hora, visto que os número de ciberataques aumentou 92% entre os anos de 2020 e 2021

De acordo com o relatório de ameaças cibernéticas SonicWall, o Brasil foi o 5º país mais afetado com ataques cibernéticos em 2021. No primeiro semestre do ano passado os sistemas brasileiros registraram a preocupante marca de as maiores vítimas de ransomwares do mundo.

Todos esses dados já são mais do que suficientes para a conclusão de que as empresas brasileiras precisam voltar seu olhar para estratégias como o Bug Bounty como forma de diminuição desses números.

Ter a noção da importância de estratégias de cibersegurança como o Bug Bounty para proteção dos dados e informações da empresa, funcionários e clientes é fundamental para o crescimento de um negócio.

Nesse cenário, empresas como a BugHunt,, exercem importante papel no combate ao cibercrime em sistemas do país, ajudando empresas parceiras a identificar suas vulnerabilidades antecipadamente.

Tipos de programas de Bug Bounty

A BugHunt trabalha atualmente com dois tipos de programa de Bug Bounty: o público e o privado.

Cada um deles possui suas características e deve ser escolhido de acordo com a necessidade da empresa parceira, levando em consideração a superfície de acesso e maturidade do mesmo. Veja abaixo a diferença entre eles:

Programa Público

O Programa Público é geralmente indicado para sistemas de empresas que já possuem uma maior maturidade, tanto em segurança, quanto no seu desenvolvimento e processos.

Os Programas Públicos ficam disponíveis para toda a comunidade de especialistas da BugHunt, o que acarreta a uma grande quantidade de análises direcionadas, que podem gerar um retorno muito mais rápido de vulnerabilidades identificadas.

Programa Privado

O Programa Privado é indicado para empresas que procuram ter um controle maior perante os testes, e  que buscam elevar a maturidade em cibersegurança

Os programas privados contam com privacidade. Ou seja, somente os especialistas convidados e validados pela BugHunt terão acesso ao programa.

A empresa pode selecionar os especialistas que deseja convidar para o programa, visando escolher aqueles que são mais ativos ou que possuem mais similaridades de conhecimento com o produto ou sistema a ser avaliado.

Quais os resultados de um programa de Bug Bounty?

É importante ressaltar que o investimento em um programa de Bug Bounty é uma maneira de detectar vulnerabilidades que acabam passando despercebidas pelos times técnicos das empresas.

Todas essas falhas, caso não identificadas previamente, podem  acarretar em diversos problemas graves, como o vazamento e roubo de dados e informações da empresa e clientes.

Além disso, os programas de Bug Bounty podem permitir um melhor controle financeiro da empresa, que se prevenindo contra ciberataques, corre menos riscos de sofrer sanções e multas prescritas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O que é preciso para ter um programa de Bug Bounty na minha empresa?

Agora que você já tem um maior conhecimento sobre os dados do cenário brasileiro de cibersegurança, e quais as vantagens de um programa de Bug Bounty para a proteção antecipada de vulnerabilidades de uma empresa, deve estar se perguntando como contratar esses serviços para seu negócio, certo?

É indicado que antes que sua empresa procure por um programa de Bug Bounty, já tenha algum profissional ou uma equipe de segurança da informação já atuando com seus sistemas.

Isso porque esses profissionais saberão interpretar da melhor forma as análises feitas pelos hackers, e tomar medidas de proteção e reparação dessas falhas encontradas.

Quer saber como inscrever sua empresa no programa de recompensas de bugs da BugHunt? Clique aqui e siga todos os passos!

O que é o VDP?

A BugHunt, além de oferecer programas de Bug Bounty para ajudar empresas parceiras a se prevenir de problemas com vulnerabilidades e falhas dentro de seus sistemas, também disponibiliza a escolha do VPD (Vulnerability Disclosure Program).

O VDP é um canal digital bem similar com os espaços mais tradicionais de denúncias na internet, só que voltado especificamente para a cibersegurança.

Esse é um tipo de programa voltado a todo o público de especialistas em segurança da informação.

É uma estratégia muito inteligente para que pessoas mal intencionadas não divulguem as vulnerabilidades de um negócio sem a autorização dos responsáveis pela empresa.

No VDP as empresas fornecem instruções claras aos especialistas de segurança da informação sobre como relatar uma vulnerabilidade encontrada

A principal diferença entre o Bug Bounty e o VDP, é que, no segundo, não há o pagamento de recompensa em dinheiro para os bughunters, mas são reconhecidos e promovidos para uma espécie de “hall da fama” do programa, além de ganharem pontos no ranking da BugHunt.

BugHunt: primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil

A BugHunt é a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, com forte atuação no mercado de recompensas por bugs desde 2020, trabalhando em grandes cases de empresas de grande relevância. Contamos com opções para diversos formatos de empresas, com seus programas público e privado, e agora também com o VDP.

Quer saber um pouco mais sobre a BugHunt? Entre em contato com a nossa equipe e inscreva sua empresa em um dos nossos programas!