Conheça mais sobre os especialistas que fazem a plataforma BugHunt acontecer. No post de hoje, vamos bater um papo com o primeiro colocado do ranking de Abril, o especialista em segurança da informação, Igor Rincon.

Leitura obrigatória para aqueles que pretendem iniciar como bug hunter e uma excelente oportunidade pra conhecer um pouco mais sobre quem movimenta nossa plataforma.


Conte um pouco sobre você?

Me chamo Igor Rincon, tenho 24 anos, gosto de tecnologia, ciência, filosofia, música e ajudar pessoas.

Como começou seu interesse por cibersegurança?

Meu interesse por segurança começou aos 9 anos de idade quando eu jogava um jogo chamado Brasfoot e descobri que existia um negócio chamado "cracker" para o jogo, foi paixão a primeira vista. A possibilidade de modificar como as coisas deveriam se comportar sempre foi algo que me atraiu e desde essa idade eu estou tentando entender como essas coisas são feitas.

Há quanto tempo você trabalha com cibersegurança?

Estou no mercado de segurança há 7 anos, meu primeiro trabalho foi como suporte de um MSS e hoje eu trabalho na área ofensiva de segurança.

Qual área de cibersegurança você mais se interessa e por quê?

Meu maior interesse em segurança está na área ofensiva e o motivo disso é porque é uma área que te desafia de forma constante pois você sempre tem que estar estudando e entendendo sobre novas tecnologias. Eu sempre acreditei que a melhor forma de hackear uma coisa é entender primeiro sobre essa coisa para depois hackear e isso me atrai muito.

Quem são suas inspirações na área de cibersegurança?

Eu poderia citar muitas aqui tanto nacionais quanto internacionais mas não gostaria de colocar o nome dessas pessoas. O que posso dizer é que uma das certezas da minha vida é que eu não seria ninguém sem as pessoas que me ajudaram até aqui sendo tanto pessoas da área técnica quanto alguns lideres que tive contato. Estar com boas pessoas é o principal ingrediente para o seu crescimento.

Onde você gosta de buscar conhecimento?

As formas de buscar conhecimento mudaram muito durante os anos, eu me lembro que os primeiros lugares que entrei foram nos forums do IRC onde fiz muitos amigos, essas pessoas me ensinaram que o melhor lugar para entender sobre uma coisa é lendo documentação e isso me marcou muito. Hoje em dia eu vejo muito vídeo, assisto muita palestra mas eu sempre estou em cima de documentações para entender tecnologias novas.

O que o motiva a fazer o que faz? O que faz você continuar?

Eu recomendo aos leitores a lerem sobre uma coisa chamada "Ikigai". Isso que me faz continuar.

Ikigai é uma palavra japonesa que significa "razão de viver", "objeto de prazer para viver" ou "força motriz para viver". De acordo com os japoneses, todos têm um ikigai. E descobrir qual é o seu requer uma profunda e, muitas vezes, extensa busca de si mesmo. Porém, essa busca é extremamente importante porque, somente a partir dela, é possível trazer satisfação e significado para sua vida.

Como você vê o mercado de cibersegurança para os próximos 5 anos?

Eu ainda acho que o mercado de cibersegurança, principalmente no Brasil, está apenas no começo. Como profissional desse mercado eu vejo que temos muitas oportunidades para ajudar empresas e pessoas a aumentarem sua maturidade nesse assunto. Nos próximos 5 anos eu acredito que as iniciativas de crowdsource irão ser cada vez mais comum nesse mercado e que teremos um aumento gigante de vazamentos ocorrendo no mundo inteiro.

Alguma dica ou sugestão que você daria aos iniciantes?
  • Não aprenda técnicas de invasão, aprenda sobre computadores.
  • Não aprenda linguagens de programação, aprenda a programar.
  • Não aprenda ferramentas, aprenda o que elas fazem.

Toda tecnologia nova é a adaptação de coisas já existentes apresentadas, em geral, de uma forma mais simples. Estude essas coisas já existentes.


Muito obrigado Igor Rincon!!!