Neste artigo, abordaremos o melhor momento para se aderir a um programa de Bug Bounty, incluindo dicas para atingir a maturidade necessária.

Toda empresa que possui sistemas, independentemente se o core da empresa é criar ferramentas para sua própria organização ou para vender externamente, enfrenta a realidade dos bugs.
Especialmente à medida que os projetos de desenvolvimento crescem e exigem colaboração entre times, manter uma equipe dedicada para garantir a qualidade pode ajudar a detectar mais vulnerabilidades, mas geralmente não é eficiente.

A opção que mais tem gerado resultados e esta em constante crescimento de adesão e popularidade é o conceito de um programa de Bug Bounty, no qual você apenas paga aos especialistas caso eles encontrem problemas em seu sistemas. Porém um programa de Bug Bounty pode não ser uma boa escolha para empresas que ainda não possuem um processo para lidar com bugs [1], por isso existe um caminho que toda organização deve seguir para garantir que todos os componentes estejam no lugar certo para lidar com o impacto gerado para as equipes de suporte de aplicação (infraestrutura, desenvolvimento ou segurança) através de um programa de Bug Bounty.

O caminho para a criação de um programa de Bug Bounty envolve mais do que simplesmente disponibilizar um orçamento e pessoas para ler os relatórios gerados, funções específicas no processo devem ser entendidas, ou seja, o processo de tratamento de vulnerabilidades deve ser algo natural para o time de suporte de aplicações.

O processo de maturação para a criação de programas bug bounty deve se parecer com a figura abaixo:

Maturidade do Processo de Resposta de Vulnerabilidades
Maturidade do Processo de Resposta de Vulnerabilidades

O tratamento de vulnerabilidades não é uma área que começa a rodar do dia para a noite, este tratamento requer prática e ajustes, de modo que se adapte para funcionar da melhor forma com o dia-a-dia da companhia.

Nós da BugHunt aconselhamos toda empresa que ainda não trabalhou com programa de Bug Bounty e que não possua uma equipe para gerir a resposta de vulnerabilidades, a primeiramente se cadastrar em um Plano Privado, onde será possível ter um controle maior dos relatórios gerados na plataforma.

A BugHunt também possuí a opção de gerenciamento, onde o time de profissionais da BugHunt irá modelar junto com sua equipe o seu programa de Bug Bounty e nós iremos fazer toda a triagem dos relatórios, assim como toda a interface com os especialistas.

Para mais informações entre em contato conosco!


[1]  ISO/IEC 30111:2019