Depois da implementação da LGPD em 2020, a proteção de dados cibernéticos no Brasil deixou de ser um diferencial de negócio para se tornar uma obrigação para todas as empresas que coletam e tratam informações pessoais no país.

Apesar de 79% das empresas já estarem adequadas à LGPD, segundo a 2ª Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação, o cenário brasileiro de proteção de dados cibernéticos no Brasil está cada vez mais desafiador.

Isso porque o Brasil é um dos principais alvos de crimes cibernéticos do mundo, o que acaba exigindo mais infraestrutura de cibersegurança das organizações brasileiras – já que elas ficam mais vulneráveis contra ciberataques.

Neste contexto, mesmo com o aumento do comprometimento com a proteção de dados, os desafios se tornam ainda mais complexos, porque quanto maior é o perigo digital, maior deve ser a infraestrutura que as organizações precisam ter para se proteger.

Quer entender melhor sobre o cenário da proteção de dados no Brasil e quais são os principais desafios enfrentados pelas organizações? Continue lendo este artigo. Boa leitura!

Qual é o cenário da proteção de dados cibernéticos no Brasil?

O cenário da proteção de dados cibernéticos no Brasil é bastante complexo, em todos os aspectos. Isso porque apesar das empresas investindo mais em cibersegurança estarem numa crescente, o número de ciberataques não para de crescer.

Prova disso é que o número de empresas que sofreram ciberataques em 2022 cresceu 8% em comparação a 2021, segundo dados levantados na 2ª Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação.

Ou seja, na mesma medida em que os ciberataques crescem, as empresas se mostram mais comprometidas em assegurar a privacidade de seus clientes – internos e externos – e  com os princípios da proteção de dados.

Isso, de certa forma, significa que existe um esforço para que o direito à proteção de dados cibernéticos no Brasil seja garantido, seja por iniciativa das organizações, seja por medidas legislativas. Mas com o país sendo foco de atividades cibercriminosas, essa tarefa se torna mais complexa do que o esperado.

Por que o Brasil é um alvo de ciberataques?

Atualmente, o Brasil é o 4º maior alvo de ciberataques do mundo, segundo a edição 2023 do Relatório de Ameaças Cibernéticas SonicWall, e um dos principais motivos que justificam essa posição é o próprio contexto atual do país.

O Brasil tem um alto volume de dados disponíveis na web e, também, um processo de digitalização acelerado, mas, apesar disso, a infraestrutura dos sistemas de segurança não acompanha o ritmo de desenvolvimento digital – tornando o país um alvo fácil e com um grande volume de informações valiosas.

Quais são os desafios da proteção de dados cibernéticos no Brasil?

Para conseguir sanar os riscos digitais contra a cibersegurança, existem alguns desafios na proteção de dados cibernéticos no Brasil a serem vencidos.

Um desses desafios concluídos  é, com certeza, a implementação da LGPD que simboliza um marco na proteção de dados no país, a partir dela as organizações brasileiras começaram a adotar medidas de proteção de dados e privacidade.

Mas, além disso, existem outras dificuldades que precisam ser encaradas:

Fortalecimento da cultura de segurança

A conscientização sobre segurança cibernética ainda é um desafio no Brasil. Muitas pessoas e empresas não possuem o conhecimento necessário para proteger seus dados e sistemas adequadamente. Por isso, é necessário promover uma cultura de segurança cibernética, investindo em educação e conscientização para que todos compreendam os riscos e saibam como se proteger.

Falta de Infraestrutura e tecnologia desatualizada

Muitas empresas brasileiras ainda utilizam infraestrutura e tecnologias desatualizadas, o que pode deixá-las vulneráveis a ataques cibernéticos. As objeções para o investimento em atualizações e soluções de segurança podem dificultar a proteção dos dados.

Aumento do cibercrime

O Brasil enfrenta um aumento significativo no número de crimes cibernéticos, como ataques de phishing, ransomware e fraudes online. A sofisticação e a complexidade desses ataques representam um desafio para a proteção dos dados.

Escassez de profissionais qualificados

Existe uma escassez de profissionais qualificados em segurança cibernética no Brasil. A demanda por especialistas em proteção de dados e resposta a incidentes é alta, mas a oferta de profissionais qualificados ainda é limitada. Isso torna mais difícil para as empresas encontrarem e contratarem especialistas em segurança cibernética.

Como o Bug Bounty pode ajudar a enfrentar esses desafios?

O Bug Bounty ajuda empresas a tornarem seus sistemas mais seguros contra ciberataques, isso porque, com o apoio dos programas de caça aos bugs, as empresas conseguem identificar as vulnerabilidades em seus sistemas e, com isso, há mais facilidade para corrigi-las – já que os esforços são destinados a correções certeiras.

Além disso, o Bug Bounty é uma tendência acessível de investir em cibersegurança porque os pagamentos são compatíveis com os resultados.

Com uma base de mais de 16 mil especialistas em Segurança da Informação, a BugHunt é a principal plataforma de Bug Bounty que atua ajudando empresas a enfrentarem os desafios da proteção de dados cibernéticos no Brasil.