Incorporar a tecnologia no dia a dia de uma empresa é um grande avanço para sua posição dentro de um mercado cada vez mais competitivo. Porém, com essa decisão, chegam as responsabilidades ligadas ao maior uso do digital, como a proteção de dados de clientes e do próprio negócio.

Ainda mais, em um cenário brasileiro em que os ciberataques evoluem juntamente com o maior uso de tecnologias e da internet dentro do mundo corporativo.

De acordo com a 1ª Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação, uma em cada quatro empresas do país sofreu com algum tipo de ataque cibernético no ano passado. Além disso, o número de ataques entre 2020 e 2021 aumentou 92%.

Definitivamente, esses são números assustadores. Mas como, a partir desse contexto de relação entre os avanços tecnológicos e os cibercrimes, proteger a sua empresa do roubo de dados? Confira abaixo algumas dicas que podem ser úteis para o seu negócio!

Porque é importante investir em proteção de dados?

Só pela apresentação dos números acima já é possível afirmar que o investimento em métodos de proteção de dados são fundamentais para um bom andamento de uma empresa.

No entanto, é muito comum que alguns empreendedores se sintam confortáveis em subestimar os perigos eminentes do mundo cibernético. Assim, preferem focar seus investimentos em outras áreas do negócio.

Mas para além dos números preocupantes referentes a quantidade de cibercrimes que acontecem no Brasil, vale ressaltar que já existem leis no país ligadas à proteção de dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados, aprovada em 2018 pelo Governo Federal, assegura a clientes que suas informações pessoais devem seguir regras e ser protegidas pela empresa contratada.

Essa legislação regulamenta todo o tratamento com dados pessoais e, inclusive, altera alguns artigos do Marco Civil da Internet, deixando o regulamento ainda mais criterioso.

Empresas brasileiras que fazem uso da internet e possuem contato com informações de clientes podem sofrer sérias multas caso não estejam de acordo com as novas diretrizes da LGPD.

No nosso blog você encontra um conteúdo voltado apenas para a Lei Geral de Proteção de Dados, com dicas de como sua empresa pode se adaptar às novas regras. Veja aqui!

Ações de proteção de dados que sua empresa pode investir

Sabendo da importância e dos diversos motivos do porque sua empresa deve investir em proteção de dados, fica o questionamento de como realizar essa segurança.

Graças a toda essa demanda que surgiu juntamente com os avanços tecnológicos e o aumento dos ataques, foram desenvolvidos diversos métodos capazes de proteger sua empresa das temidas invasões e vazamentos de dados. Entres elas, é possível destacar algumas:

1. Conscientização da equipe

Primeiramente, é fundamental que a sua equipe entenda a importância desses cuidados. A partir desse comprometimento é possível criar diversas políticas de proteção.

Entre elas, regras relacionadas ao uso de equipamentos da empresa - como computadores, celulares e outros dispositivos móveis -  e o cuidado no download e acesso a links suspeitos.

A conscientização da liderança também é muito importante para que os investimentos em cibersegurança e proteção de dados sejam realmente realizados.

Por isso, caso você não tenha um cargo hierárquico mais alto, tente conversar com supervisores, levando alguns dos argumentos aqui já apontados.

2. Zero Trust

Diversos especialistas em cibersegurança entendem que o fator humano (a falha vinda de pessoas e não de máquinas) é um dos principais motivos que levam ao roubo de dados.

Sendo assim, muitas empresas aplicam a ideia de Zero Trust: uma arquitetura desenvolvida para dificultar ainda mais o acesso a dados sigilosos da organização e dos clientes.

O Zero Trust parte da ideia de que todas as pessoas são inicialmente suspeitas ou não confiáveis. Por isso, são implementadas diversas “barreiras” como senhas de acesso mais complexas, programas de verificação, entre outras, para dificultar a ação de usuários mal intencionados.

Essa é mais uma estratégia preventiva, que traz a ideia de segurança antes mesmo de um cibercriminoso tentar invadir os sistemas de um negócio, garantindo mais economia financeira e tranquilidade para o trabalho.

3. Equipe especializada em segurança da informação

Outra necessidade, principalmente entre as empresas de médio e grande porte, é o investimento em uma equipe especializada em segurança da informação que trabalhe de forma fixa para o negócio.

Essa equipe pode ser terceirizada, ou exclusiva da empresa parceira. O importante é a disponibilidade de especialistas durante o horário de trabalho, que monitorem integralmente os sistemas da empresa.

Além disso, esses especialistas devem saber o que fazer no caso de um ataque de cibercriminoso, a quais órgãos reportar e tentar achar a solução para as ocorrências.

São eles que também receberão o relatório vindos de estratégias como o do programa de recompensa por bugs, que será explicado em seguida. Assim, é interessante que além dessa equipe, também sejam feitos os investimentos em métodos de prevenção a invasões.

4. Bug Bounty: Programa de recompensa por bugs

Uma tendência dentro do mercado digital é o investimento em um programa de Bug Bounty, ou seja, de recompensa por bugs.

Nessa estratégia, especialistas em segurança da informação acessam de forma autorizada os sistemas e redes da empresa parceira em busca de possíveis falhas e vulnerabilidades que facilitem a ação de cibercriminosos.

Quando algo errado é encontrado, um relatório é realizado e entregue para a equipe de segurança da informação da instituição. A partir de então, é possível desenvolver métodos para que esses bugs sejam eliminados.

Após toda essa ação, o especialista recebe uma recompensa pelo trabalho de busca realizado.

BugHunt: A primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil!

A BugHunt é a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, já reportando mais de 2,5 mil falhas a empresas parceiras, e ajudando no fortalecimento da segurança de seus sistemas.

No entanto, sabendo dos desafios do convencimento em investimento nesse tipo de método, também preparamos um Manual de como defender um projeto de Bug Bounty na sua empresa. Leia aqui e esteja preparado! Caso você esteja interessado no investimento nesse tipo de estratégia, entre em contato com a equipe da BugHunt e conheça alguns de seus cases de sucesso!