Os testes de segurança digital são ferramentas fundamentais dentro de qualquer empresa. Principalmente para as que possuem uma presença mais forte no online, tanto para vendas, quanto na dinâmica de trabalho.

No entanto, é muito comum que pessoas não especializadas em segurança fiquem perdidas em como realizar esse procedimento. Como fazer esses testes? Quais os pontos observados neles?

Primeiramente, é importante entender qual o objetivo dos testes de segurança. Eles servem, principalmente, para descobrir possíveis falhas, vulnerabilidades e problemas que facilitam ciberataques nos sistemas da empresa.

Tipos de testes de segurança

Vale ressaltar que existem vários tipos de testes de segurança disponíveis para serem aplicados em sua empresa. Em todos eles, é importante que seja investido um valor em profissionais especializados em segurança da informação.

Até porque, você pode ficar perdido em relação aos mecanismos e estratégias disponíveis, e ao escolher os que se enquadram mais na necessidade de sua empresa.

Os testes de segurança são muito importantes na hora de entender qual a situação da proteção dos sistemas do negócio, e definir quais ações precisam ser feitas a partir do diagnóstico. O que ajuda substancialmente a empresa a se proteger de diversos  ciberataques.

1. Red Team

O Red Team é uma equipe de hackers-éticos contratada pela empresa para simular ataques nos sistemas da empresa, para entender possíveis falhas. Os profissionais que fazem parte do time devem ter a perspicácia de entender como os cibercriminosos atuam.

Assim, eles antecipam a identificação de possíveis problemas que podem abrir brechas para os ciberataques.

Desta forma, o time de  Red Team realiza testes  para obter comprovação de que a empresa está com nível de maturidade aceitável em segurança da informação. Se as respostas a possíveis ataques serão realmente rápidas e eficientes.

2. Teste de Invasão

O teste de invasão, também conhecido como pentest, é um conjunto de técnicas utilizadas para procurar pontos fracos no sistema de segurança da empresa.

É simulado um ataque, a partir do uso de ferramentas e estratégias reais de cibercriminosos. Sendo assim, é um tipo de teste mais agressivo e toda a equipe deve estar ciente de que ele acontecerá, inclusive a administração.

Esse é um teste que traz mais economia para a empresa, visto que investimentos em cibersegurança se tornam mais assertivos, nas áreas que realmente precisam de atenção.

3. Teste de Vulnerabilidade

Caso você esteja à procura de vulnerabilidades mais comuns esse é o tipo de teste ideal e muito indicado.

Com o teste de vulnerabilidade um tipo de software automatizado é executado e, a partir de então, começa a buscar falhas no sistema da empresa, como possíveis exposições de dados através de um servidor que não foi configurado corretamente.

O teste de vulnerabilidade pode ser usado em tudo que utiliza a internet como base de funcionamento, como uma rede privada virtual (VPN) ou servidores corporativos.

É interessante que os testes sejam realizados periodicamente. No entanto, é indicado que ele venha acompanhado de algumas das estratégias citadas anteriormente, visto que identifica as falhas rapidamente, mas apenas as menos complexas.

4. Avaliação de postura da empresa

Esse já é um tipo de teste que tem como foco o fator humano, que é inclusive, uma das principais fontes de facilitação do ciberataque.

Consiste na avaliação das políticas implementadas pela empresa para evitar possíveis ciberataques, e o cumprimento dessas regras pelos funcionários.

Também são observadas as ações institucionais, como palestras, cursos, aulas e reuniões sobre a importância dessas regras.

Por tomar certo tempo nas funções periódicas de funcionários da equipe, é interessante que a avaliação de postura da empresa seja feita com o intervalo de alguns meses. Principalmente, quando acontecem trocas de colaboradores.

5. Bug Bounty - Programa de recompensa por bugs

Já o Bug Bounty é uma estratégia que vem sendo cada vez mais utilizada por diversos negócios. O programa oferece recompensas a hackers-éticos que encontram vulnerabilidades e falhas nos sistemas de uma empresa parceira.

Seu diferencial vem da possibilidade dos sistemas e plataformas estarem sendo testados sempre, por diversos especialistas com formações e modos de pensar diferentes.

A partir da descoberta de uma possível falha, os hackers produzem relatórios sobre a vulnerabilidade, que são entregues à equipe de segurança da informação da empresa. A partir da notificação, a empresa toma medidas para correção dos erros e proteção dos sistemas.

Esses testes podem ser feitos de forma pública ou privada, dependendo da necessidade e objetivos da instituição contratante.

BugHunt: a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil

O Bug Bounty vem ganhando um espaço importante no Brasil, e tem a BugHunt como a principal representante da prática no país.

Presente no mercado desde 2020, a empresa trabalha com opções que se enquadram na necessidade das empresas parceiras, além de ter como colaboradores especialistas em segurança da informação com habilidades comprovadas.

Marque uma reunião com o time da BugHunt e conheça alguns cases de sucesso!