O investimento em métodos contra as vulnerabilidades de espaços digitais é cada vez mais uma tendência da cibersegurança. Um dos programas que vem crescendo nesse contexto é o VDP (Vulnerability Disclosure Program).

Vale ressaltar que o aumento do uso de recursos digitais na rotina de empresas, principalmente com o aumento do trabalho remoto e híbrido, fez com que as vulnerabilidades em sistemas e sites se tornem uma realidade cada vez mais prejudicial.

Além disso, o roubo de dados já é uma questão tratada em esferas governamentais, e com a aplicação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o investimento em métodos de identificação de falhas é considerado fundamental para muitas empresas.

No entanto, você sabe o que é realmente o VDP? Como ele pode ajudar seu empreendimento a se proteger dos ciberataques?  Qual a sua diferença em relação a outros métodos como por exemplo, os programas de Bug Bounty?

Continue a leitura abaixo e veja as principais características desse método e como ele pode se enquadrar às necessidades de segurança da informação dentro de sua empresa.

O que é VDP?

O Vulnerability Disclosure Program, ou VDP, é um canal digital muito parecido com os espaços mais tradicionais de denúncias na internet. Só que, neste caso, voltado especificamente para a cibersegurança.

Ou seja, uma plataforma é utilizada para receber bugs e vulnerabilidades encontradas, e mais informações são passadas, através de relatórios, permitindo que o processo de correção das falhas seja agilizado.

Os VDPs conseguem fornecer instruções mais claras aos profissionais de segurança da informação sobre como relatar uma vulnerabilidade encontrada. Na grande parte dos casos, esses hackers-éticos conseguem acompanhar as tratativas da falha reportada.

Um modelo  aberto ao público

É importante ressaltar que o VDP é um tipo de programa voltado ao público, deixando as informações sobre quais endpoints, sites e/ou apps que a empresa aceita relatórios, e quais tipos de vulnerabilidades elas aceitam também..

Ainda que isso pareça estranho para muitas empresas, é uma forma interessante, e inclusive efetiva, de mostrar que a marca se preocupa com seu setor de cibersegurança.

E ainda mais: é uma saída muito inteligente para que pessoas mal intencionadas não divulguem as vulnerabilidades de uma empresa sem a autorização ou conhecimento das empresas.

Lembrando que as divulgações dentro de  programas de Bug Bounty ou VDP só são feitas quando a solução já é imposta e a empresa dona do programa aceita a divulgação.

O que é Bug Bounty?

O Bug Bounty é um programa de recompensas de bugs. Aplicando o princípio do crowdsourcing à cibersegurança, é um método criado para incentivar especialistas da área a realizarem testes nos sistemas das empresas parceiras.

Assim, é possível fazer a identificação prévia das vulnerabilidades de forma antecipada, o que acontece com mais lentidão quando a opção são os meios mais tradicionais de segurança da informação.

No Bug Bounty existe uma política de sigilo em relação ao que foi descoberto, e um pagamento imediato de acordo com os bugs encontrados.

Os especialistas a partir de então, desenvolvem relatórios que são entregues diretamente à equipe de segurança da informação da empresa, para que essas equipes atuem nas soluções das falhas o quanto antes.

Diferenças entre Bug Bounty e VDP

Existem diferenças bem pontuais entre esses dois métodos. Resumidamente, uma das mais marcantes é que o Bug Bounty trabalha com pagamentos de recompensas em dinheiro, e no VDP não envolve valor monetário, porém as empresas normalmente agradecem publicamente, promovendo o bughunter ao hall da fama.

Além disso, o pesquisador ganha pontos na plataforma BugHunt, elevando sua notoriedade e permitindo que sejam convidados pelas empresas para participar de programas privados. Em alguns casos, as empresas agradecem também enviando brindes ao bughunter.

Vale ressaltar também que o Bug Bounty atua de forma pública ou privada. Você pode conferir as diferenças e qual a melhor opção para sua marca aqui. E o VDP é apenas público.

Afinal, qual o melhor programa para sua empresa?

Entendendo a premissa de que ambos os métodos são verdadeiramente eficientes para proteger sua empresa contra as falhas e vulnerabilidades digitais, a BugHunt agora oferece essas duas soluções para você!

No entanto, na hora da escolha é normal ficar confuso e se questionar: “Qual o melhor programa para o contexto da minha empresa”?

Vale lembrar que os VDPs assim como o Bug Bounty, fornecem instruções claras aos bughunters sobre como relatar uma vulnerabilidade.

Ou seja, um espaço em que os problemas serão relatados mais facilmente, e de forma segura, sempre com a autorização da empresa parceira.

Com o VDP  sua empresa conta com mais previsibilidade de gasto, visto que não existe o sistema de recompensa, o qual costuma ser variável.

Agora, para objetivos mais específicos, o Bug Bounty, sistema de recompensas por bugs, é a escolha ideal.

Toda essa complexidade dos programas, e até mesmo a possibilidade de deixar escopo aberto apenas para especialistas selecionados, além  de sua equipe de segurança da informação, deixa o método mais eficiente para empreendimentos mais novos. Entenda mais especificidades no artigo.

Vale reforçar que sua escolha pode sempre variar de acordo com o que você precisa. Por isso, para mais informações e um entendimento mais amplo dos métodos, entre em contato com a equipe da BugHunt!