Os avanços tecnológicos e a digitalização de muitos processos em empresas fizeram com que o volume de dados armazenados e que circulam em ambientes digitais tivessem um crescimento exponencial. Nesse cenário foi desenvolvido o ramo de Security Tech.

Essa reformulação na dinâmica de trabalho de empresas e a grande quantidade de informações que transitam no espaço online automaticamente aumentou o número de crimes ligados a roubo de dados.

Então, as Security Techs, que antes eram empresas voltadas para um nicho mais específico, e que ficavam geralmente no “anonimato” dentro do mercado de trabalho, também cresceram, com um campo muito mais expandido de atuação.

No entanto, muitos empreendedores continuam sem entender o que uma Security Tech realmente faz. Saiba como elas funcionam, e porque o investimento nesse tipo de empresa pode trazer benefícios para seu negócio.

O que uma Security Tech faz?

O ramo de Security Tech se tornou muito importante, principalmente por conta da forma de atuação das empresas envolvidas nessa área.

Uma Security Tech trabalha principalmente na identificação de vulnerabilidades e falhas dentro de sistemas e redes das empresas parceiras, evitando que ataques inesperados aconteçam e atrapalhem toda a dinâmica do negócio.

Ela também é responsável pelo monitoramento constante desses sistemas, para que ao simples sinal de um possível bug ou ataque, uma equipe de especialistas esteja a postos para resolver o problema.

As Security Techs também possuem a função de garantir que os princípios da Segurança da Informação sejam aplicados no dia a dia da empresa parceira. São eles: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.

É muito comum que as pessoas entendam as empresas desse ramo como simplesmente responsáveis pela instalação de antivírus nos sistemas operacionais de empreendimentos. Porém, como é possível constatar aqui, elas são muito mais que isso.

Elas estão focadas no desenvolvimento de tecnologias e estratégias para a descoberta de vulnerabilidades ou na testagem de veracidade de usuários e perfis que tentam acessar programas e sistemas.

Por que empresas deveriam contratar uma Security Tech?

Agora que você já sabe quais são as principais funções de uma Security Tech, fica mais fácil entender o porque esse tipo de empresa é tão importante para o seu negócio, certo?

Atualmente, os investimentos em cibersegurança são peças fundamentais para o funcionamento de um empreendimento.

Como dito anteriormente, as empresas já não podem “se dar ao luxo” de trabalhar sem mexer com dados, senhas e sistemas digitais, no geral. Sendo assim, a segurança desses ambientes é fundamental.

Inclusive, o Brasil é um território muito visado quando o assunto são os ciberataques. De acordo com dados colhidos pela empresa Netscout em 2021, o país é o segundo maior alvo mundial de cibercrimes, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Essas invasões e roubos de dados são capazes de paralisar diversos processos de trabalho dentro da empresa, afetando diretamente os clientes.

Pode ocorrer até mesmo uma quebra de confiança para com a empresa, o que é um ponto extremamente negativo na caminhada de um empreendimento que visa se colocar de forma qualificada no mercado.

Para somar ainda mais as necessidades de se contratar uma empresa de Security Tech, recentemente as autoridades brasileiras, percebendo os perigos dos ciberataques, colocaram em vigor a LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados.

Ela obriga as empresas a estarem com seus métodos contra invasões e roubos de dados sempre atualizados e aplicados constantemente na dinâmica de trabalho. Caso não cumprida a lei, a empresa pode sofrer altas sanções, através de multas com valores altos.

BugHunt: Security Tech pioneira no Brasil

Sabendo qual a importância de uma empresa de Security Tech para a garantia de cibersegurança em seu negócio, é comum ter o questionamento de como contratar ou achar uma com serviços disponíveis.

Afinal, essa é uma área ainda não tão explorada no país, mesmo com o aumento das demandas.

A BugHunt é uma Security Tech pioneira no Brasil. Oferecendo os métodos de Bug Bounty e VDP para a identificação de vulnerabilidades nos sistemas de empresas parceiras, já ajudou diversos negócios a se protegerem.

Para quem não está familiarizado com os termos, tanto o Bug Bounty, quanto o VDP funcionam como estratégias que buscam falhas e bugs dentro dos sistemas e redes.

Através do trabalho de especialistas na área, chamados de bughunters, é feita a busca por essas vulnerabilidades, e então a empresa é notificada para que invista em ações assertivas contra possíveis ciberataques e se proteja. Quer conhecer melhor os serviços da BugHunt? Clique aqui e saiba como se tornar uma empresa parceira!