O mundo vive um momento de mudanças tecnológicas, que geram uma grande quantidade de informações transitando pelo ambiente digital. Consequentemente, a porcentagem em relação a violação de dados e outros cibercrimes aumentam a cada dia.

Dados obtidos pelo relatório anual Threat Landscape Retrospective 2021 mostram que 40 bilhões de dados foram expostos só em 2021.

Já em 2022, o crescimento dos cibercrimes continua. Segundo números obtidos pelo Identity Theft Resource Center (ITRC), os três primeiros meses do ano já registraram  um aumento de 14% de violações de dados em relação ao ano anterior.

Claro que todos esses números fazem total sentido quando se é pensada a quantidade de informações e dados que transitam pela internet nos dias atuais, principalmente com o aumento do trabalho remoto e do crescimento dos recursos digitais no dia a dia.

Foi registrado também outro problema sério nessa nova dinâmica mais tecnológica de trabalho e rotina: a exposição de dados.

Apesar de serem termos muito parecidos, eles possuem diferenças pontuais. Mas você ou os profissionais da sua empresa sabem diferenciar esses dois grandes problemas no ambiente digital? Confira abaixo suas principais características!

Violação de Dados

A violação de dados acontece quando informações protegidas, tanto da empresa, quanto de clientes, são acessadas por um usuário mal intencionado.

Essas informações são usadas principalmente para a realização de roubos envolvendo dinheiro, ou para comprometer um sistema específico. Também é comum que seja feita a venda indevida desses dados para outras empresas.

Esse tipo de cibercrime acontece quando os sistemas da empresa apresentam vulnerabilidades e falhas, ou se aproveitando do fator humano.

Entre os ataques mais comuns estão o phishing, malwares em geral - como ransomware - , violação de segurança interna, exploração de senhas, entre outros.

Exposição de Dados

Já quando o assunto é exposição de dados, a ação é invertida. Ou seja, o que ocorre é a perda das informações por consequência de alguma ação ou ou falha da própria empresa.

Nesse caso, não existe um agente mal intencionado que busca dados sigilosos de forma criminosa, e sim algum problema causado, provavelmente, pela falta de proteção, erro ou vulnerabilidade de algum software ou do sistema.

Assim, dados que deveriam ser mantidos guardados, como dados pessoais, número de contas, entre outras informações importantes de clientes ou até mesmo da empresa, se tornam expostos ou públicos.

O que fazer quando a empresa sofre com algum desses problemas?

Infelizmente, como mostramos anteriormente, os casos de violação de dados só aumentam, e em algum momento sua empresa pode sofrer com esse tipo de cibercrime, ou até mesmo com falhas relacionadas à exposição de dados.

Sabendo disso, é importante também ter ciência de que algumas ações precisam ser realizadas após as ocorrências. Entre elas estão:

Denúncia: No caso da violação de dados, é fundamental que após percebida a realização do cibercrime, que uma denúncia seja registrada no site da ANPD - Associação Nacional de Proteção de Dados. Isso torna a ocorrência oficial.

Troca de senhas e acessos: Quando a ocorrência envolve tanto a violação, quanto exposição de dados, é necessária que a troca de senhas e acessos seja feita imediatamente.

Essa é a primeira ação para evitar que as informações continuem públicas ou sendo acessadas por pessoas não autorizadas.

Atualização de sistemas: Outra importante estratégia é a atualização imediata de softwares ou redes de empresas. Esta é uma medida que deve ser feita frequentemente, independente de ocorrências de violação e exposição de dados. Sistemas obsoletos são uma das grandes causas desses dois tipos de ocorrências.

Descubra a fonte do problema: Essa já é uma função para profissionais especializados, e caso você não tenha funcionários qualificados em sua empresa, talvez seja uma boa hora de contratar uma empresa terceirizada ou investir em uma equipe capacitada.

A descoberta do que gerou a exposição de dados, ou que facilitou a violação já é uma forma de entender quais são os principais problemas no sistema da empresa.

Como evitar a exposição e a violação de dados dentro da empresa

Caso sua empresa ainda não tenha passado por problemas como a exposição ou violação de dados, ou já tenha até sofrido com essas ocorrências, mas queira se proteger, existem algumas estratégias para que elas sejam evitadas.

Algo, inclusive, muito importante, visto que, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), todas as empresas precisam estar muito atentas com os dados de clientes, e podem sofrer as consequências caso não se protejam devidamente. Alguns dos métodos são:

Restrição de acessos

Uma das ações mais urgentes dentro de uma empresa que trabalha com dados em espaços digitais é a restrição do acesso a informações apenas para pessoas autorizadas.

Diminuir a quantidade de pessoas que conseguem acessar certo ambiente digital, diminui, consequentemente, as chances de que o fator humano ajude em uma violação ou exposição de dados.

Crie uma metodologia de níveis de acesso, para que somente os funcionários necessários consigam acessar certas informações e arquivos.

Aplicação do conceito de Zero Trust

O Zero Trust é um conceito muito interessante de ser aplicado em empresas, visto que parte do objetivo de dificultar o acesso de dados dos clientes e da própria empresa.

A ideia é que nenhum usuário é confiável, e por isso, diversas medidas precisam ser empregadas para que o sistema se torne uma espécie de “fortaleza” - e cibercrimes sejam cada vez mais raros. Falamos mais sobre a estratégia em outro artigo do blog. Leia!

Políticas de senha e uso de dispositivos da empresa

É fundamental que toda empresa, principalmente as que trabalham no formato híbrido ou remoto, tenha políticas voltadas para o compartilhamento de senhas e o uso dos computadores e outros dispositivos do trabalho.

Usar senhas mais complexas e longas, principalmente para o acesso de arquivos mais importantes, e restringir o uso dos dispositivos da empresa apenas para o serviço são métodos eficazes.

Investimento em Bug Bounty

Para uma proteção que vai além de ações que evitam erros de fator humano, o investimento em um programa de Bug Bounty é uma ótima estratégia.

O Bug Bounty é um método de cibersegurança que coloca profissionais especializados para “caçar” possíveis falhas e vulnerabilidades em sistemas de empresas parceiras.

Esses profissionais, conhecidos como bughunters, analisam os sistemas contidos no escopo do programa de recompensas, e ao encontrar problemas, notificam a empresa através de um relatório específico e bem detalhado. Após a realização do serviço, uma recompensa é paga ao prestador do serviço.

Assim, a empresa fica atenta e se protege antecipadamente contra possíveis ciberataques, como a violação de dados.

A BugHunt é a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil e pode ajudar a sua empresa na proteção dos dados do cliente e do próprio negócio. Acesse o site e saiba mais informações!