Atualmente, é cada vez mais comum vermos empresas e pessoas comuns sendo alvo de roubo de dados. Isso acontece devido à alta dos ciberataques que, em 2023, atingiu um patamar estratosférico.

Segundo um estudo realizado pela Fortinet, o número de tentativas de ciberataques na América Latina atingiu a marca de 63 bilhões apenas no primeiro semestre de 2023, ressaltando ainda mais a necessidade de mais investimento em cibersegurança.

Além disso, a ocorrência de roubo de dados oferece às empresas vítimas danos financeiros, operacionais e de credibilidade.

Diante disso, entender o que é roubo de dados, como eles acontecem e como se proteger é a chave para evitar incidentes como esse. Siga a leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto!

O que é roubo de dados?

O roubo de dados se trata da aquisição não autorizada de informações confidenciais ou sensíveis de terceiros, geralmente a intenção é explorar esses dados indevidamente para ganho pessoal ou por propósitos maliciosos, impossibilitando o acesso das empresas ou dos donos das informações.

Vale ressaltar que os dados mais visados para roubo mudam conforme o objetivo de cada cibercriminoso, variando entre informações financeiras, pessoais, de saúde, empresariais, escolares e até mesmo genéticas.

Além disso, os dados roubados podem ser usados para diversas finalidades, incluindo fraude financeira, roubo de identidade, extorsão, chantagem ou espionagem corporativa.

Como ocorre o roubo de dados na internet?

Não existe uma fórmula certa para ocorrer um roubo de dados, depende muito da porta de entrada que o cibercriminoso vai utilizar para invadir os sistemas. Isso pode incluir exploração de vulnerabilidades, práticas de segurança inadequadas ou enganação de usuários. Veja a seguir algumas das principais formas em que o roubo de dados pode acontecer:

Phishing

O phishing é uma das formas de ciberataques mais comuns, ela consiste no envio de e-mails, mensagens falsas e até ligações fraudulentas, muitas vezes se passando por instituições legítimas ou pessoas conhecidas, para enganar as vítimas, induzindo-as a clicar em links maliciosos ou fornecerem informações confidenciais.

Malware

Consiste na infecção de dispositivos por vírus, trojans e ransomware, permitindo que os invasores roubem os dados armazenados no dispositivo ou monitorem as atividades do usuário.

Ataques de Man-in-the-Middle (MitM)

Os ataques MitM consistem na interceptação da comunicação entre dois dispositivos legítimos sem que nenhuma das partes - usuário e sites ou plataformas - saibam, obtendo acesso a informações transmitidas e podendo manipular as comunicações entre ambos.

Ataques de força bruta

Neste caso, os invasores tentam adivinhar senhas por meio de tentativas repetidas até encontrar a combinação correta e conseguir o acesso indevido a sistemas, contas, sites ou plataformas.

Vulnerabilidades de software

Se trata da exploração de falhas e vulnerabilidades de segurança em softwares desatualizados ou mal configurados, o objetivo também é conseguir obter acesso não autorizado a sistemas.

Redes de wi-fi inseguras

O uso de redes de wi-fi públicas ou desprotegidas pode ser uma porta de entrada para roubo de dados, isso porque os dados podem ser interceptados por invasores maliciosos que monitoram o tráfego.

Ransomware

Os ataques ransomwares são feitos através do bloqueio de arquivos ou sistemas, seguido por uma exigência de pagamento visando restaurar o acesso, um verdadeiro sequestro de dados.

Engenharia social

Trata-se da manipulação psicológica dos usuários com o objetivo de induzi-los a revelar informações confidenciais ou a executar ações maliciosas que podem beneficiar o cibercriminoso.

Exploração de vulnerabilidades

Este tipo de invasão consiste na busca por vulnerabilidades de segurança da informação nos códigos, sistemas ou ativos online. O objetivo é executar a invasão através de falhas estruturais e sem que ninguém perceba, possibilitando assim a navegação integral nos ativos e o roubo de dados.

Como proteger sua empresa de roubo de dados?

O roubo de dados é uma consequência de um ciberataque. Então, para conseguir evitar esse tipo de incidente, é preciso olhar para todos os pontos fracos na segurança digital da sua empresa, entendendo quais seriam as possíveis portas de entrada para uma invasão.

Confira a seguir as principais formas de como se proteger contra um roubo de dados:

Fortalecimento da cultura de segurança

Crie uma cultura de segurança da informação sólida e consistente. Para isso, eduque seus funcionários sobre práticas seguras por meio de treinamentos e workshops. Desta forma, eles conseguirão identificar ataques phishing e anormalidades nas comunicações, além de reforçar a importância de relatar atividades suspeitas.

Políticas de segurança

Ter políticas de segurança da informação bem definidas é fundamental para evitar roubo de dados. Desta forma, é preciso que elas abordem o funcionamento de acesso a dados sensíveis, o uso de dispositivos pessoais e as práticas de segurança online.

Ferramentas para segurança

Ferramentas como firewalls, antivírus, Data Loss Prevention, entre outras, funcionam como uma barreira essencial para evitar a infecção dos sistemas por malware e outros tipos de ataques cibernéticos.

Atualizações de software

Mantenha todos os sistemas operacionais e softwares sempre atualizados. Assim, é possível corrigir possíveis vulnerabilidades e falhas nos sistemas que os invasores podem explorar de forma maliciosa.

Controle de Acesso

Implemente políticas de controle de acesso, garantindo que apenas os funcionários autorizados tenham acesso aos dados sensíveis. Utilize autenticação de dois fatores e passkeys sempre que possível.

Criptografia

Utilize a criptografia para proteger dados confidenciais, tanto em trânsito – durante as comunicações -- quanto em repouso – armazenados em servidores, nuvens ou dispositivos.

Backup

Faça backups regulares de todas as informações, especialmente as mais estratégicas, e armazene-os de forma segura. Isso pode ajudar na recuperação em caso de ransomware ou perda de dados.

Testes de segurança

Faça testes de segurança constantemente, como, por exemplo, pentest ou Bug Bounty. Desta forma, é possível identificar e corrigir potenciais vulnerabilidades em sistemas e redes antes de serem exploradas por cibercriminosos.

Plano de resposta a incidentes

Desenvolva um plano de resposta a incidentes de segurança realista e bem estruturado, considerando todas as possibilidades de invasão. Desta forma, é possível assegurar uma ação mais rápida e eficaz em casos de violação de segurança.

Além disso, estar bem informado sobre possibilidades de segurança e outras ameaças cibernéticas é fundamental para manter sua empresa protegida contra roubo de dados. No blog da BugHunt, você pode acessar outros artigos sobre os principais assuntos do universo da cibersegurança. Clique aqui para se informar mais.