É cada vez mais raro ver uma empresa que ainda não sofreu um incidente de segurança da informação. Isso acontece pela alta da digitalização, bem como devido à sofisticação do cibercrime.

Neste cenário, restam algumas opções para as organizações:

  1. Investir em medidas protetivas que evitem ou minimizem os danos dos incidentes de segurança.
  2. Esperar o pior acontecer para depois pensar no que deve ser feito, enquanto as operações e integridade dos dados são prejudicadas.
  3. Não pensar na segurança da informação de forma estrutural e manter entradas em aberto para a exploração de cibercriminosos.
  4. Tornar a segurança da informação parte da cultura da organização e prevenir que incidentes de segurança aconteçam.

Não tem segredo: a forma como você trata a proteção de dados interfere em como sua empresa lida com um incidente de segurança – como dito anteriormente, estão cada vez mais comuns.

Quer saber o que é um incidente de segurança, como identificá-lo e como preveni-lo? Siga a leitura deste artigo até o final e saiba tudo o que precisa sobre este assunto. Boa leitura!

O que é um incidente de segurança?

Um incidente de segurança refere-se a qualquer evento que comprometa a confidencialidade, integridade ou disponibilidade de dados e informações em um sistema de informação. Esses incidentes podem ocorrer de diversas formas e têm o potencial de causar danos significativos às organizações, indivíduos ou sistemas.

Dito isso, alguns exemplos de incidentes de segurança da informação incluem:

  • Violação de dados: acesso não autorizado a informações sensíveis ou qualquer tipo de dado.
  • Malware: Infecção por software malicioso, como vírus, trojans e ransomware.
  • Ataques de Negação de Serviço (DoS): tentativas de inundar um sistema, rede ou serviço com tráfego excessivo, tornando-os inacessíveis para usuários legítimos.
  • Phishing: tentativas de enganar os usuários para obter informações confidenciais ou acessos.
  • Ataques de engenharia social: manipulação psicológica para obter informações confidenciais ou acesso não autorizado a sistemas.
  • Exploração de vulnerabilidades: aproveitamento de falhas de segurança em sistemas ou aplicativos.

Como identificar um incidente de segurança?

Além de ter um plano de resposta bem definido, identificar um incidente de segurança é fundamental para uma resposta rápida e eficaz. Aqui estão alguns sinais comuns que podem indicar a ocorrência de um incidente de segurança da informação:

Tráfego de rede anormal

Fazer um monitoramento constante do tráfego de rede é crucial para a identificação de possíveis incidentes de segurança. Ferramentas de análise de tráfego, como IDS (Sistemas de Detecção de Intrusão), por exemplo, podem ajudar a identificar padrões suspeitos.

Desta forma, é possível receber alertas de tráfegos incomuns que podem indicar ataques de negação de serviço (DoS) ou tentativas de exploração.

Acesso não autorizado

Registros de logs detalhados são essenciais para rastrear atividades de login. Monitorar logs de autenticação pode ajudar a identificar tentativas de login mal-sucedidas ou acessos não autorizados.

Para prevenir que incidentes de segurança aconteçam assim, a implementação de autenticação multifator (MFA) ou o uso de passkeys podem fornecer uma camada adicional de segurança.

Alterações inesperadas nos dados

Outra forma de identificar incidentes de segurança é a utilização de ferramentas de monitoramento de integridade de arquivos. Com elas, é possível detectar alterações não autorizadas nos dados com mais rapidez e precisão.

Além disso, fazer auditorias regulares nos dados e sistemas pode ajudar a garantir a integridade dos mesmos, bem como ajudar a identificar incidentes de segurança da informação.

Alertas de segurança

Configurar alertas nos sistemas de detecção de intrusões, antivírus e outros dispositivos de segurança é vital para notificar imediatamente sobre atividades suspeitas. Isso porque essas ferramentas são fundamentais no reconhecimento de últimas ameaças.

Relatos de usuários

Ter uma cultura de segurança bem estabelecida, onde os usuários são incentivados a relatar qualquer atividade suspeita, faz total diferença na hora de identificar um incidente de segurança. Isso porque a vigilância e o monitoramento do funcionamento dos sistemas se torna uma tarefa naturalizada em todas as áreas da empresa.

Logs de servidor web

Analisar logs do servidor web é uma boa pedida para conseguir identificar tentativas de exploração, acessos não autorizados ou atividades suspeitas com mais precisão e agilidade. Desta forma, é recomendada a utilização de firewalls para bloquear tráfego indesejado.

Análise de tendências

Na medida em que as tecnologias evoluem, o cibercrime se torna mais sofisticado e manter-se atualizado sobre as tendências das novas ameaças cibernéticas é um caminho para facilitar a identificação de atividades estranhas, que possam indicar um possível incidente de segurança.

Como o Bug Bounty ajuda a evitar incidentes de segurança?

O Bug Bounty é uma maneira eficaz de identificar vulnerabilidades em ativos online. Diante disso, é possível corrigir as possíveis falhas antes de algum incidente de segurança acontecer.

Isso porque uma das principais maneiras de ocorrência de incidentes de segurança está relacionada à exploração de vulnerabilidades e, ao tornar os sistemas mais seguros e sem brechas de entrada, é possível evitar esse tipo de invasão.

Quer saber mais como o Bug Bounty pode te ajudar a prevenir incidentes de segurança da informação? Entre em contato com a BugHunt.