Cibersegurança

Cibercrime: como ele afeta as pessoas e empresas?

Você sabe que o cibercrime? Saiba mais detalhes sobre essa estratégia e os perigos que ela pode trazer e como proteger desse crime.

Cibercrime: como ele afeta as pessoas e empresas?

A transformação digital dos últimos anos vem facilitando pessoas e empresas a terem mais acesso a informações e negócios online. Mas o desenvolvimento da internet trouxe também grandes preocupações para pessoas e empresas, com o aumento do cibercrime.

Esse aumento de crimes digitais vem prejudicando muito os países e negócios. No ano de 2021, o Brasil ocupou o segundo lugar no ranking dos países da  América Latina que mais sofreram com crimes cibernéticos, com um total de 88,5 bilhões de tentativas de roubos nos meios digitais.

Continue lendo para compreender melhor o que é cibercrime, quais danos ele pode causar na sua empresa e na sua vida pessoal e, também, obter dicas de como se prevenir desse golpe dentro do ambiente digital.

O que é cibercrime?

Cibercrime ou crime cibernético são atividades e práticas ilegais aplicadas na internet, por meio de dispositivos eletrônicos, como computador e celulares, em que eles são utilizados como instrumento ou base de ataque.

Geralmente, esse ato é praticado por cibercriminosos que utilizam técnicas especializadas na área, com o objetivo roubar informações e dados confidenciais de pessoas ou empresas, afim de obter algum lucro financeiro.

Uma das principais características do cibercrime é a dificuldade em rastrear os transgressores. Eles costumam agir com o mínimo de suspeita possível, utilizando tecnologias ao seu favor, permitindo que atuem de forma silenciosa. Com isso, fica mais difícil de encontrar as origens do crime.

Os principais tipos de cibercrimes

Existem três categorias principais de crimes cibernéticos:

1- Ataques diretos aos computadores: o criminoso infecta um dispositivo com vírus para danificar o serviço e coletar informações.

2- Uso do dispositivo para cometer outros crimes: são aqueles ataques que fazem uso de computadores ou redes para disseminar o vírus, como exemplo, a fraude em e-mails.

3- Computadores são usados como um acessório: o criminoso utiliza o dispositivo para armazenar informações roubadas.  

Como o cibercrime afeta as pessoas

Já sabemos que os ataques virtuais podem causar vários danos à vida de uma pessoa. Normalmente na vida do cidadão, o que mais afeta é o setor financeiro e imagem do pessoal do indivíduo. Quando o cibercrime é acompanhado de difamação pode impactar até em questões psicológicas da vítima.

Como o cibercrime afeta empresas

No caso das empresas que sofrem com essas invasões, os danos causados por ataques cibernéticos também podem ir muito além do prejuízo financeiro. Um vazamento ou roubo de dados pode prejudicar a reputação da organização, afetar a confiança do consumidor e até mesmo pode gerar multas pelo descumprimento da legislação.

Há diversas formas de uma empresa sofrer ataques nos meios digitais. Separamos aqui os mais conhecidos que podem acontecer:

Phishing

O phishing é uma técnica em que cibercriminosos enviam mensagens falsas para diversas pessoas, fazendo com que elas cliquem em links ou acessem e-mails e páginas maliciosas, visando o roubo de dados particulares, sigilosos e até mesmo dinheiro.

O e-mail é um dos principais meios de propagação das técnicas de phishing. Por isso, é importante que o usuário não saia clicando em links desconhecidos e tenha cuidado com mensagens suspeitas em aplicativos, ou que apareçam em sua caixa de e-mails.

Esta é uma conscientização importantíssima que as empresas devem prover aos seus colaboradores, especialmente quando estiverem usando dispositivos ou contas da empresa.

Sequestro de dados

O sequestro de dados, também chamado de ransomware, é conhecido como o golpe que exige valores em dinheiro em troca da não divulgação de dados e informações coletadas indevidamente.

Com o ransomware, os cibercriminosos invadem um dispositivo ou sistema, a procura de arquivos para criptografar. A busca é por arquivos importantes para o negócio, desde aqueles importantes para o funcionamento de um e-commerce, por exemplo, até mesmo aos dados pessoais coletados pela empresa.

Ao encontrar informações importantes, o criminoso bloqueia o acesso aos dados  e exige um resgate para desbloqueá-los.

Ataques DDoS

Distributed Denial of Service, ou negação de serviço distribuída, é um dos ataques cibernéticos que mais ameaça o funcionamento e a estabilidade de sistemas corporativos. Esse método consegue sobrecarregar as atividades do servidor, e assim, deixa o sistema mais lento, tornando o site e os acessos indisponíveis e causando perda financeira à vítima.

O invasor usa vários sistemas de computadores comprometidos como fontes de tráfego do ataque, esse método é conhecido como computadores zumbis.

Como se prevenir

Com a evolução dos crimes cibernéticos, as organizações e usuários precisam buscar meios para se proteger do cibercrime. Ações simples como cuidado na hora de clicar em links, sites não confiáveis, arquivos anexados ao e-mail e fortalecer senhas são formas de prevenção.

Mas caso você tenha uma empresa, é preciso levar a sério os investimentos em segurança da informação. Apenas assim é possível tornar sua organização mais protegida contra os cibercrimes.

Além da conscientização de funcionários, é preciso manter seus sistemas sempre atualizados e contar com especialistas sempre de olho nos sistemas do seu negócio.

O Bug Bounty é uma medida preventiva para crimes cibernéticos. Funcionando como uma extensão da sua equipe de segurança da informação, a BugHunt é a primeira plataforma brasileira de Bug Bounty.

O Bug Bounty é uma das formas de aumentar a segurança e prevenção a ataques cibernéticos na sua empresa. Sendo cada vez mais uma estratégia utilizada por empresas, o programa oferece recompensas a especialistas de segurança da informação que encontram vulnerabilidades e falhas nos sistemas de uma empresa parceira.

Agora que você já sabe o que é o cibercrime e como afeta sua organização, e está interessado em proteger sua empresa e seus usuários contra esses crimes, a BugHunt pode te ajudar!

Clique aqui e saiba mais como podemos te ajudar na segurança de sua empresa.