Desde que a internet é internet, as senhas desempenham um papel chave para a proteção de acessos, documentos, dispositivos, dados, arquivos, etc. Mas, com a evolução das ameaças cibernéticas, as senhas estão deixando de ser suficientes para a segurança digital, e é neste cenário que surge a Passkey.

A passkey é uma nova forma de login segura em sites e serviços compatíveis com contas do Google e da Apple, por exemplo. A expectativa é que a passkey comece a substituir as senhas com o tempo, justamente por trazer mais segurança e mais facilidades.

Mas, enquanto as passkeys ainda não acabaram com as senhas, você pode se informar sobre o que é passkey, como essa tecnologia funciona, quais são suas vantagens e entender as diferenças entre passkey e senha. Continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo isso!

O que é Passkey?

A passkey é uma nova metodologia avançada de autenticação que permite o acesso de sites e aplicativos sem a necessidade de combinar nome de usuário e senha, trazendo mais praticidade e segurança na hora de fazer o login.

Considerada a evolução da tecnologia atual, a passkey utiliza da criptografia de chave pública para que os usuários consigam efetuar o login em plataformas online da mesma forma que desbloqueiam telefones e tablets, utilizando a impressão digital, reconhecimento facial, biometria ou digitando um PIN.

Como funciona uma Passkey?

A passkey é uma forma de se proteger contra invasões de contas, mesmo quando senhas tradicionais são comprometidas, através da criptografia de chave pública. Na prática, a passkey funciona em três passos:

1º passo: configuração inicial

O processo começa quando o usuário configura sua passkey em uma plataforma ou serviço. Isso envolve a escolha de um método de autenticação alternativo ao uso de senhas tradicionais. Os métodos comuns incluem autenticação biométrica – como impressão digital, reconhecimento facial –, tokens de segurança ou outras formas de autenticação única.

2º passo: solicitação de autenticação

Quando o usuário deseja acessar sua conta, ao invés de inserir um nome de usuário e senha, ele é solicitado a fornecer a passkey cadastrada no momento da configuração.

3º passo: verificação da passkey

O sistema verifica a passkey apresentada pelo usuário, comparando-a com a versão armazenada com segurança no banco de dados. Se a passkey inserida corresponder com êxito à que está armazenada, o acesso à conta é concedido.

Quais são as vantagens das passkeys?

Por ser uma maneira mais atualizada e evoluída de proteção online, a passkey oferece vantagens únicas para os usuários. Confira a seguir:

Segurança aprimorada

A principal vantagem das passkeys é a segurança aprimorada. Os métodos utilizados pela passkey, como autenticação biométrica ou tokens de segurança, são mais difíceis de serem comprometidos por cibercriminosos em comparação com senhas tradicionais. Isso torna as contas menos suscetíveis a ataques de força bruta ou roubo de credenciais.

Proteção contra senhas comprometidas

Mesmo se um invasor obtiver sua senha tradicional, ele não poderá acessar sua conta sem a passkey correspondente. Isso adiciona uma camada extra de proteção, mitigando o risco de invasões.

Acessibilidade

Em muitos casos, passkeys são mais fáceis de usar do que senhas tradicionais. Por exemplo, a autenticação biométrica elimina a necessidade de lembrar senhas complexas.

Versatilidade

Os usuários podem escolher entre uma variedade de métodos de passkey que se adequam às suas preferências e necessidades de segurança. Isso inclui impressões digitais, reconhecimento facial, tokens de segurança, autenticação de dois fatores (2FA), etc.

Impedimento de compartilhamento de senhas

As passkeys normalmente não podem ser compartilhadas, o que impede que as pessoas compartilhem inadvertidamente credenciais ou acesso com terceiros.

Quais as diferenças entre passkey e senhas?

As passkeys se diferem das senhas tradicionais em sua natureza e funcionalidade. Enquanto as senhas são sequências de caracteres que os usuários criam e precisam lembrar toda vez que efetuar o login, as passkeys são métodos alternativos de autenticação, que incluem autenticação biométrica, como impressões digitais ou reconhecimento facial, bem como o uso de tokens de segurança únicos.

Essa distinção é fundamental, uma vez que as senhas tradicionais podem ser vulneráveis a ataques de força bruta, engenharia social e vazamentos devido à sua natureza textual, enquanto as passkeys são projetadas para oferecer um nível mais alto de segurança.

Além disso, a passkeys geralmente é mais fácil de usar do que senhas tradicionais. Isso porque a autenticação biométrica, por exemplo, elimina a necessidade de os usuários memorizar senhas complexas, simplificando o processo de login.

Ainda vale ressaltar que elas oferecem uma camada adicional de proteção, protegendo as contas dos usuários mesmo quando senhas tradicionais são comprometidas. Isso torna as passkeys uma resposta eficaz aos desafios de segurança cibernética enfrentados pelas senhas tradicionais e uma escolha cada vez mais popular para proteger identidades e informações online.

Como a passkey ajuda a deixar sua empresa mais segura?

Como você pôde perceber ao longo da leitura deste artigo, a passkey funciona como uma forma mais evoluída de proteger logins e acessos. Num cenário empresarial, esta metodologia pode ajudar a evitar ciberataques, vazamentos de informações ou compartilhamento indevido de acessos por meio de ameaças internas.

Desta forma, as empresas que optarem pelo uso de passkey conseguem se prevenir contra incidentes de cibersegurança de forma mais efetiva e, também, manter a privacidade de dados em dia, minando as possíveis entradas de cibercriminosos e tornando a cibersegurança mais democrática e acessível em todos os níveis das organizações.

Gostou de conhecer o que é passkey e como essa metodologia é útil? Então, navegue o Blog da BugHunt e fique por dentro de outras tecnologias de segurança digital que podem te ajudar a se proteger contra os perigos de maneira cada vez mais efetiva.