Assim como em uma guerra, hoje em dia, é fundamental fortalecer as barreiras de proteção diante da alta de ameaças presentes no ambiente digital. Em vista disso, é preciso que, independentemente do tamanho ou setor, as empresas invistam em formas para tornar sua equipe de defesa cibernética mais preparada para combater possíveis incidentes com eficiência.

Quer saber o que é defesa cibernética, qual sua função nas empresas e que fazem os profissionais dessa área? Siga a leitura deste artigo e veja a resposta para todas as suas perguntas!

O que é defesa cibernética?

Defesa cibernética é um dos nomes dados à segurança cibernética, que também é conhecida como segurança digital, cibersegurança e ciberdefesa.

Diante disso, a defesa cibernética refere-se ao conjunto de práticas, políticas, procedimentos e tecnologias desenvolvidas para proteger sistemas, redes, programas, aplicativos e dados contra violações provenientes de ciberataques ou acessos não autorizados.

O objetivo principal da defesa cibernética é garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações em ambientes digitais, evitando danos operacionais, prejuízos financeiros, danos à reputação e problemas com a LGPD.

Quais são as funções de um profissional de defesa cibernética?

A defesa cibernética funciona como um sistema tático de proteção das empresas contra ciberameaças. Desta forma, as funções atribuídas aos profissionais do setor de defesa envolvem desde a criação de estratégias ao monitoramento constante das atividades.

Veja a seguir as principais funções de quem trabalha com defesa cibernética:

Prevenção de ameaças

A equipe de defesa cibernética é responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias e medidas proativas para evitar ataques cibernéticos. Isso envolve a utilização de diversas estratégias, que vão além de ferramentas convencionais,  com a finalidade de impedir a violação de dados.

Detecção de atividades suspeitas

Uma das funções da defesa cibernética é o monitoramento contínuo do tráfego de rede e sistemas. Desta forma, é possível identificar padrões incomuns ou atividades suspeitas. Isso inclui também a implementação de ferramentas que otimizem a detecção de intrusões para identificar possíveis ameaças em tempo real.

Elaboração de resposta a incidentes

É papel da defesa cibernética desenvolver planos de resposta a incidentes para mitigar os danos de possíveis ciberataques. Essa função envolve o mapeamento das atividades da empresa, backups, atualizações dos sistemas, elaboração de medidas corretivas e a recuperação dos sistemas.

Gestão de vulnerabilidades

O setor de defesa cibernética deve identificar e corrigir vulnerabilidades nos sistemas e software. Diante disso, é preciso realizar avaliações de segurança constantes para identificar áreas de risco e implementar correções.

Vale ressaltar que os programas de Bug Bounty são uma ótima opção para otimização do processo de identificação.

Autenticação e controle de acesso

Uma das funções inclui implementar métodos robustos de autenticação com o objetivo de garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso aos sistemas. Assim, é possível controlar os níveis de acesso de usuários e minimizar o risco de exploração.

Educação e conscientização

Uma das funções mais importantes da defesa cibernética é, com certeza, a condução de  programas de treinamento para conscientizar os colaboradores sobre práticas seguras. Desta forma, é possível fortalecer a cultura de segurança, ensinando todas as escalas da empresa a saber como reconhecer e relatar possíveis ameaças.

Desenvolvimento de políticas de segurança

O trabalho do setor de ciberdefesa inclui desenvolver políticas e diretrizes de segurança cibernética para orientar práticas organizacionais, garantindo a conformidade com regulamentações vigentes e estabelecendo padrões de segurança.

Monitoramento de tendências

Também é responsabilidade da equipe de defesa cibernética acompanhar as tendências de ameaças cibernéticas para antecipar potenciais ataques, colaborando com as comunidades de segurança para obter informações sobre ameaças emergentes.

Criptografia

Por fim, utilizar técnicas de criptografia para proteger a confidencialidade dos dados também é uma das funções atribuídas ao time de defesa. Isso inclui implementar políticas de proteção de dados para garantir o manuseio adequado das informações.

Como o Bug Bounty contribui para a defesa cibernética?

O Bug Bounty é uma ferramenta poderosa para otimizar a identificação de vulnerabilidades. Desta forma, com um programa de Bug Bounty, as equipes de defesa cibernética conseguem ter uma visão mais ampla sobre qual caminho seguir.

Isso significa que é possível entender melhor quais são os pontos fortes e fracos de cada sistema através de relatórios detalhados que apontam todas as vulnerabilidades presentes – desde as de severidade mais baixas até as mais graves.

Tudo isso é possível porque o Bug Bounty funciona como um programa de recompensa que incentiva milhares de especialistas em cibersegurança a procurarem falhas nos sistemas de empresas.

Quer saber mais sobre o Bug Bounty? Entre já em contato com a BugHunt!