O parque tecnológico das empresas modernas é um complexo labirinto de redes, servidores e sistemas digitais que exigem vigilância constante e gerenciamento proativo.

Nesse contexto, o NOC surge como uma peça fundamental, oferecendo um monitoramento abrangente e gestão eficiente para garantir operações ininterruptas e seguras.

Continue a leitura deste artigo e confira em detalhes o conceito de NOC, sua importância na segurança da informação e as vantagens que traz para as organizações.

O que é NOC

O NOC - Network Operations Center, ou na tradução, Centro de Operações de Rede, é uma instalação dedicada, interna ou externa, onde equipes especializadas monitoram 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os aspectos da infraestrutura de TI de uma organização, incluindo sua rede, servidores, bancos de dados e sistemas operacionais.

O objetivo é garantir a integridade, disponibilidade e alta performance de todos os recursos de TI, utilizando tecnologias avançadas para realizar um monitoramento contínuo, detectar anomalias, responder a incidentes e executar a manutenção necessária para prevenir falhas e interrupções no serviço, antes que os negócios sejam afetados.

A importância do NOC na segurança da informação

Proteger as informações é uma prioridade máxima para empresas de todos os tamanhos e setores.

Com a sofisticação cada vez maior dos ataques cibernéticos e a evolução constante das ameaças digitais, torna-se essencial implementar estratégias proativas de defesa.

Nessa realidade, o NOC atua na linha de frente, utilizando seu arsenal de ferramentas e criação de relatórios para monitorar padrões de tráfego, identificar vulnerabilidades, prevenir intrusões e promover a conformidade com as políticas de segurança, o que inclui a execução de tarefas de rotina como backups, atualizações de licenças e implementação de softwares de segurança.

Ao antecipar e mitigar riscos, o NOC contribui significativamente para a segurança dos dados sensíveis e a preservação da integridade dos sistemas de TI, além de auxiliar as empresas a se adequarem à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)​​​​.

Os benefícios de implementar um NOC

Entre os benefícios do NOC, podemos destacar:

Melhoria contínua na eficiência operacional

A implementação de um NOC permite que as empresas otimizem suas operações de TI, identificando prontamente áreas de melhoria e ajustando processos para garantir a máxima eficiência, o que resulta em uma infraestrutura de rede mais robusta, capaz de suportar as demandas operacionais sem interrupções ou degradação no desempenho.

Redução de custos

Detectando e resolvendo problemas rapidamente, o NOC minimiza o tempo de inatividade e evita falhas críticas, proporcionando economias significativas. Além disso, ao prevenir interrupções dispendiosas e melhorar a gestão de recursos, as empresas podem alocar seus orçamentos de forma mais eficaz, investindo em inovação e crescimento.

Fortalecimento da segurança de rede

O NOC fortalece as defesas de uma empresa contra ameaças externas e internas, monitorando a segurança da rede em tempo real, aplicando patches e atualizações de segurança, e gerenciando backups e recuperação de desastres. Com isso, é possível assegurar que vulnerabilidades sejam rapidamente identificadas e mitigadas, mantendo os dados corporativos seguros.

Suporte Técnico Especializado

Equipes de NOC consistem em técnicos e engenheiros altamente qualificados que monitoram e gerenciam a infraestrutura de TI 24/7, viabilizando que qualquer problema possa ser identificado e resolvido rapidamente, o que mantém os serviços e operações da empresa em andamento​​.

Como implementar um NOC na sua empresa

Implementar um NOC envolve várias etapas importantes para ter a certeza que ele seja configurado e operado de maneira eficaz.

Aqui estão algumas diretrizes:

  • Avalie as necessidades da organização;
  • Defina processos e procedimentos;
  • Escolha ferramentas e tecnologias adequadas;
  • Configure a infraestrutura necessária;
  • Treine a equipe do NOC;
  • Implemente gradualmente;
  • Monitore e melhore continuamente.

Quais as diferenças entre NOC e SOC

Embora o NOC e o SOC - Security Operations Center, ou no português Centro de Operações de Segurança, compartilhem o objetivo comum de proteger os ativos de TI de uma organização, suas funções são distintamente especializadas.

Na prática, o NOC é mais associado a funções operacionais, focando na monitorização, gerenciamento e resolução de problemas relacionados à infraestrutura de rede e sistemas. Por outro lado, o SOC é reconhecido por seu impacto estratégico nos negócios, concentrando-se na proteção contra ameaças cibernéticas, detecção de incidentes de segurança e resposta a esses eventos para proteger os ativos e dados da organização.

De todo modo, a sinergia entre NOC e SOC é essencial para uma estratégia de TI holística, garantindo não apenas a operacionalidade e a eficiência, mas também a segurança robusta dos sistemas e dados.

Leia mais:
O que é um SOC e como implementá-lo na empresa para evitar ameaças?

Conforme observado, a implementação de um NOC é um investimento estratégico que traz vantagens tangíveis para as organizações, melhorando a eficiência operacional, reduzindo custos e reforçando a segurança dos sistemas de informação.

Além de proporcionar a estabilidade das operações de TI, o NOC executa um papel crítico em estratégias de defesa contra ameaças cibernéticas, trabalhando em conjunto com o SOC para uma proteção abrangente.

As organizações que adotam essa abordagem integrada beneficiam-se de uma infraestrutura de TI resiliente, capaz de suportar não apenas as demandas atuais, mas também adaptar-se às necessidades futuras e aos desafios de segurança.

Quer saber mais sobre segurança da informação? Clique aqui e acesse o blog da BugHunt!