A segurança de banco de dados é uma preocupação constante para qualquer organização que lida com informações sensíveis.  

No mundo digital, então, onde os dados são o novo petróleo, adotar as melhores práticas para proteger os dados armazenados se torna ainda mais crucial, especialmente com o aumento das ameaças cibernéticas.

Para se ter uma ideia, um estudo global realizado pelo IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers revela que, neste ano de 2024, há um crescimento projetado de 37% para ataques de ransomware, 35% para ataques de phishing e 26% para ameaças internas. Um cenário preocupante, não é mesmo?!

Pensando nisso, neste artigo, vamos explorar as cinco melhores práticas de segurança de banco de dados que podem ajudar a manter suas informações seguras. Confira!

O que é segurança de banco de dados

Antes de chegar às dicas, vamos entender o que é a segurança de banco de dados. Bom, em suma, trata-se de um conjunto de medidas e práticas que visam proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados armazenados em um banco de dados.

Mas por que a segurança em banco de dados é tão importante?

Primeiro, como citado, protege a privacidade e a confidencialidade dos dados dos usuários e clientes. Segundo, ajuda a garantir a conformidade com regulamentos e leis de proteção de dados, como a LGPD. E, terceiro, uma violação de segurança pode resultar em perda de reputação, perda financeira e litígios legais para a organização.

Leia também:

Como acontecem e como se proteger contra roubo de dados

5 práticas de segurança de banco de dados

Agora que explicamos o que é a segurança de banco de dados e sua importância, vamos às melhores práticas:

1. Atualização regular do software

Manter o software do banco de dados atualizado é fundamental para garantir a segurança. Essas atualizações frequentes geralmente incluem patches de segurança que corrigem vulnerabilidades conhecidas e, ignorá-las pode deixar seu banco de dados exposto a ataques.

Sendo assim, não deixe de implementar um processo de atualização regular e automatizado para permitir que seu sistema esteja sempre protegido.

2. Controle de acesso granular

O controle de acesso é uma das pedras angulares da segurança de banco de dados. Ao implementar um controle de acesso granular, apenas usuários autorizados têm acesso aos dados específicos de que precisam para realizar suas funções.

Isso reduz o risco de acesso não autorizado e ajuda a proteger seus dados contra vazamentos.

3. Criptografia de dados

A criptografia é uma técnica poderosa para proteger dados confidenciais armazenados em um banco de dados.

Ao criptografar os dados, mesmo que um invasor consiga acessá-los, eles serão ilegíveis sem a chave de descriptografia adequada. Entretanto, é necessário utilizar a criptografia não apenas dos dados em repouso, mas também durante a transmissão, promovendo uma camada adicional de segurança.

4. Backup e recuperação de dados

É essencial ter um plano abrangente de backup e recuperação de dados.

Em caso de falha do sistema, erro humano ou ataque cibernético, os backups regulares garantem que você possa restaurar seus dados sem perda significativa. Além disso, teste regularmente seus procedimentos de recuperação para ter a certeza que eles funcionem conforme o esperado.

5. Monitoramento de atividades suspeitas

O monitoramento proativo de atividades suspeitas viabiliza a detecção e antecipação de ameaças,  possibilitando uma resposta ágil e eficaz para proteger os dados.

Dessa maneira, implemente sistemas de monitoramento que possam alertar sobre padrões incomuns de acesso ou atividades suspeitas, e também um programa de recompensa como programas de Bug Bounty, para garantir que seus sistemas sejam testados de maneira constante.

Para quem ainda não conhece, o Bug Bounty é uma solução de segurança cibernética que auxilia as empresas na identificação de vulnerabilidades, funcionando como um programa de recompensas por bugs, onde uma comunidade de especialistas busca falhas em sites, sistemas e produtos de forma contínua e regular.

A importância de criar políticas de segurança da informação

Além das medidas citadas, como dica extra, ressaltamos que é de suma importância criar e implementar políticas de segurança da informação claras e abrangentes na organização, principalmente em tempos de trabalho híbrido e home office, incluindo a construção de uma cultura de segurança fortalecida, estabelecida pela conscientização, responsabilidade e comprometimento de todos os membros da organização, desde a liderança até os funcionários de todos os níveis.

Contudo, certifique-se de que todos esses princípios básicos citados sejam cumpridos, mitigando os riscos de violações de segurança e protegendo a integridade dos seus dados.

Gostou desse tema? No blog da BugHunt você encontra mais conteúdos sobre medidas práticas de cibersegurança!