A corrida pela modernização das empresas é um dos grandes motivadores de competitividade no meio corporativo. Tendo a privacidade e segurança de dados como assuntos cada vez mais em pauta, a governança de TI pode ser uma solução eficiente para o aumento da produtividade e segurança da sua empresa, por meio da modernização e implementação de boas práticas de segurança.
Quer saber mais sobre o que é a governança de TI e qual o papel dela em uma empresa? Fique com a gente e entenda mais sobre essa prática que pode virar o jogo a favor da sua gestão.
O que é governança de TI?
A governança de TI é um conjunto de ações e práticas recorrentes, organizadas pelos altos cargos da gestão de uma organização para alinhar os objetivos, metas e resultados de forma estratégica com a capacidade e eficiência tecnológica do setor de tecnologia da informação.
Em outras palavras, é uma forma direta e eficiente de considerar a equipe de TI como parte fundamental da organização, traçando planos que tornem claros os procedimentos necessários para alcançar resultados satisfatórios para gestores e acionistas.
Uma vez que a governança de TI é implementada em uma organização, todos os processos que envolvem tecnologia e uso de dados se tornam parte das estratégias de vendas, ações e mudanças que visam a modernização e crescimento consistente de uma empresa como um todo.
Qual é o papel da governança de TI?
A governança de TI desempenha um papel fundamental na gestão eficaz da tecnologia da informação em uma organização. Seu principal objetivo é garantir que a TI esteja alinhada com os objetivos de negócios e que os recursos de TI sejam utilizados de forma eficiente e responsável.
Em uma empresa que possui a governança de TI como parte dos seus processos, a implementação de novas tecnologias e medidas de segurança são estudadas e preparadas para funcionarem harmoniosamente com todo o escopo empresarial.
Dessa forma, medidas de segurança serão revistas e atualizações de softwares e hardwares serão aplicadas. Também é altamente recomendado que gestores sempre promovam treinamentos e implementação de boas práticas de segurança para seus colaboradores. Tudo para manter a integridade e segurança dos ativos digitais e das novas estratégias da empresa.
Empresas que utilizam a governança de TI também possuem a transparência como sua aliada. Com todo o aparato tecnológico da empresa voltado para a centralização de dados que forneçam insights estratégicos, é importante que todo o corpo de funcionários esteja em sintonia com os objetivos e metas traçadas. Isso transforma a empresa em um organismo vivo, trabalhando em conjunto para o próprio desenvolvimento, incentivando qualquer indivíduo, de quaisquer setores ou equipes a trazer ideias que possam ser inovadoras.
6 benefícios da governança de TI
É natural que, com as práticas da governança de TI bem implementadas, resultados positivos comecem a surgir em seu devido tempo. Veja a seguir alguns benefícios que essa estratégia pode oferecer durante seu pleno funcionamento:
Redução de custos
Como uma estratégia que visa o melhor desempenho de uma organização como um todo, um dos papéis da governança de TI pode e deve ser analisar quais processos podem ser automatizados a fim de economizar tempo e recursos que podem ser melhor direcionados para outros setores ou projetos.
Além disso, a prioridade é uma grande questão quando falamos sobre governança de TI, já que um dos seus objetivos é definir quais processos, projetos ou crises precisam ser solucionadas de imediato, criando uma hierarquia baseada no quão crítico uma situação pode se mostrar.
Maior segurança da informação
Como dito anteriormente, com a governança de TI, toda a empresa fica alinhada com suas soluções tecnológicas e automatizadas, buscando aprimorar-se cada vez mais de acordo com o surgimento das novas tecnologias que nascem constantemente no mercado.
Protegendo hardwares e softwares e com uma cultura de segurança sólida e bem estruturada, a governança de TI pode tornar uma empresa em uma verdadeira fortaleza contra vulnerabilidades e ameaças à cibersegurança.
Melhor gerenciamento de riscos
Com a atualização constante dos endpoints e com as estratégias elaboradas pelos gestores responsáveis pela governança de TI, é possível prever problemas e prevenir que grandes prejuízos se revelem sem que sua equipe esteja preparada para lidar com ela.
O gerenciamento de riscos se torna muito mais simples e eficiente em uma governança de TI, já que todo o sistema da organização está integrado. Assim, medidas preventivas como a aplicação de patches de segurança são muito mais eficientes e garantem maior controle aos profissionais de TI, que podem monitorar todo o processo sem a necessidade de repetir o processo em cada dispositivo.
Aumento da produtividade
Já vimos que a governança de TI está sempre em busca do que há de melhor e inovador em tecnologia para facilitar os processos de uma empresa.
O aumento da produtividade deriva da implementação de ferramentas de automação, que permitem o melhor direcionamento dos recursos e do tempo dos colaboradores para criação de novas estratégias ou o foco em atividades recorrentes da empresa.
Assim, as operações normais da empresa podem ser entregues com mais agilidade e melhor qualidade, porém com menos gastos e menor esforço, gerando um aumento nas economias da empresa e preservando o potencial criativo dos colaboradores.
Potencial para inovação
Estamos na era das inovações tecnológicas. E pensar que o processo de governança de TI possui um fim é um erro a não ser cometido, já que é necessário que os responsáveis por essa prática estejam sempre em busca de melhorias, atualizações e ferramentas que aumentem a produtividade e a qualidade dos negócios.
Maior dinâmica de mercado
A corrida pela inovação é uma constante e a governança de TI vai te ajudar a compreender melhor essa jornada. Não apenas transformando a empresa através do progresso pelo progresso, mas entendendo as necessidades dela e a realidade no qual o mercado se encontra.
Com isso, a governança de TI pode ajudar sua empresa a se destacar como uma organização aberta a novas ideias, visões e oportunidades. E muitas vezes, essa reputação é o suficiente para colocar sua empresa em uma posição privilegiada em relação às outras.
Qual é a diferença entre governança de TI e gestão de TI?
Apesar de se tratar da área de TI, a gestão de TI e a governança de TI são práticas distintas. Isso porque a governança de TI estabelece as diretrizes estratégicas, políticas e supervisão para garantir que a tecnologia da informação esteja alinhada com os objetivos da organização, enquanto a gestão de TI lida com a execução prática das operações no dia a dia. Ambos desempenham papéis complementares para garantir que a tecnologia seja usada de maneira eficaz e eficiente na organização.
Ou seja, para que a gestão seja feita da melhor forma, é preciso ter uma governança de TI eficiente – o contrário também é verdadeiro. Afinal, o setor de governança é responsável pelas estratégias e planos e a gestão coloca tudo em prática.
É uma relação recíproca e correlacionada entre os dois setores, que devem estar em constante comunicação e troca de informações para que as ações sejam efetivas e atendam as necessidades das empresas.
Como o Bug Bounty pode auxiliar na governança de TI?
Como a governança de TI precisa de agentes e medidas protetivas para garantir a integridade dos ativos digitais de uma empresa enquanto ela está em sua ascendente modernização, o Bug Bounty pode ser um grande aliado nessa jornada.
Enquanto empresas investem seus recursos na modernização e segurança da informação, o cibercrime também não descansa. Por isso, a rede colaborativa do Bug Bounty pode ajudar sua empresa a definir o que é prioridade quando se trata de investimentos e ações em cibersegurança por meio da identificação de vulnerabilidades otimizada.
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