A cibersegurança é um assunto frequentemente discutido entre especialistas na área, empreendedores e autoridades governamentais devido ao aumento dos ciberataques em diversos sistemas todos os dias. Pensando na proteção dessas redes digitais que foi desenvolvida a função do caçador de bugs.

Com a constante presença tecnológica no dia a dia de empresas, instituições e até na rotina das pessoas, a necessidade de proteção dos ambientes digitais só cresceu.

Consequentemente, a ação de um desses caçadores de bugs, que não só protege, mas também previne os ciberataques, passou a ser mais solicitado no mercado. Ou até mesmo em contextos públicos, como por exemplo, na ciberguerra que vem acontecendo entre Rússia e Ucrânia.

O que um caçador de bugs faz?

O caçador de bugs é um profissional especializado em cibersegurança que acessa os sistemas de empresas parceiras em busca de falhas que podem ser favoráveis para cibercriminosos na hora de um ataque.

Logo, esses profissionais estão dentro da categoria de hackers-éticos. Ou seja, especialistas em segurança da informação que usam seus conhecimentos para ajudar empresas a proteger seus sistemas.

Esses caçadores de bugs podem ganhar recompensas de acordo com o tamanho e importância das descobertas feitas.

A partir desse trabalho, relatórios são montados para que a equipe de segurança da informação da empresa tenha ciência dos perigos corridos e, então, corrija essas falhas.

Geralmente, os caçadores de bugs se unem a plataformas  de Bug Bounty ou de VDP, para assim, ter uma comunicação mais segura e completa com as empresas parceiras. Mas o que são esses programas?

Bug Bounty: Programa de recompensas por bugs. Ou seja, quando o caçador encontra uma falha no sistema de uma empresa parceira, a notifica através de um relatório, e então recebe uma recompensa financeira pelo serviço realizado.

VDP: Um tipo de canal de denúncias na internet, só que voltado para a cibersegurança. Quando o caçador de bugs encontra a falha, descreve a falha na plataforma, notificando a empresa, conseguindo assim pontos e notoriedade.

Qual a importância do caçador de bugs para sua empresa?

De acordo com dados levantados pela empresa Check Point Software, em 2021 os ciberataques semanais a empresas brasileiras aumentaram 62%.

É nesse contexto em que o caçador de bugs se torna uma figura extremamente importante para a área de segurança da informação e também para empresas em todo o mundo.

O caçador de bugs tem a habilidade de encontrar vulnerabilidades em um sistema antes que a empresa sofra com ataques de cibercriminosos. Ou seja, são especialistas que atuam com a antecipação.

Com a LGPD em vigor, e a proteção de dados sendo uma questão cada vez mais discutida e exigida pela sociedade, a prevenção contra os ataques ganha força, e se torna uma estratégia eficiente. Afinal, quem vai entender melhor a mente de um cibercriminoso que um caçador de bugs?

Como ser um caçador de bugs?

Primeiramente, é importante ressaltar que para ser um caçador de bugs é necessário que o profissional seja especializado em segurança da informação, e tenha os conhecimentos necessários para a identificação de falhas e vulnerabilidades.

Alguns certificados são interessantes, caso o especialista tenha interesse em se profissionalizar.

É importante atuar com ética, e saber que suas funções serão usadas para ajudar empresas que podem estar sofrendo perigos dentro do ambiente digital.

Vale ressaltar que o caçador de bugs é uma função cada vez mais solicitada dentro do mercado de trabalho, e pode ser uma porta de entrada para profissões cada vez mais especializadas na área de cibersegurança.

Sua empresa pode contar com os caçadores de bugs da BugHunt

A BugHunt, primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, trabalha em conjunto com caçadores de bugs para proteger sua empresa.

Esses profissionais já reportaram milhares de bugs e trouxeram economia imensurável para  empresas parceiras.

Uma seleção criteriosa é feita antes que um hacker-ético possa se associar e trabalhar na BugHunt, garantindo a sua empresa um trabalho bem feito e mais segurança para seus sistemas. Entre em contato com a equipe da BugHunt e saiba mais como o trabalho de um caçador de bugs pode ser benéfico para seu negócio!