Ao abrir uma startup é muito comum que o empreendedor tenha diversas preocupações e tarefas que passam a crescer juntamente com a nova empresa. Nesse contexto complexo e corrido, muitas vezes a cibersegurança é deixada de lado, por isso, é comum que erros de segurança aconteçam.

De acordo com dados da Sling Hubs, o Brasil conta com mais de 17 mil startups, concentrando 77% do setor na América Latina. Todos esses empreendimentos, que visam um maior crescimento, se deparam com desafios nas áreas de investimento, marketing, formação de equipe, entre outros.

No entanto, uma barreira é que ao se deparar com essas questões, muitos empreendedores não destinam a atenção necessária para a cibersegurança dentro de seus sistemas operacionais.

Algo, inclusive, que é crucial em um período em que diversas empresas optam pelo formato híbrido ou remoto de trabalho, quando muitos dados e informações importantes e sigilosas ficam guardados em ambientes digitais.

Por isso, foram separados aqui alguns dos principais erros de segurança da informação que startups cometem, para que sua empresa se atente aos perigos e não siga o mesmo caminho. Confira!

Erros de segurança da informação mais frequentes

Especialistas afirmam que os principais problemas com segurança da informação partem de erros de fator humano. Ou seja, pessoas acabam sendo “fisgadas” por cibercriminosos através de sites, e-mails, links, etc.

Pensando nos cenários das startups, em que as equipes aumentam de acordo com o crescimento do trabalho, é possível concluir que muitos dos erros de segurança cometidos partem do fluxo da equipe.

Ainda mais em um momento em que cada vez mais empresas adotam o estilo remoto de trabalho, é possível perceber um grande número de erros de segurança que partem da falta de orientação ou despreparo da equipe para lidar com o ambiente digital, como é possível ver a seguir:

1 - Compartilhamento errado ou perda de senhas e acessos

O crescimento ou uma grande rotatividade da equipe muitas vezes faz com que exista um descuido com as senhas de acesso da empresa.

Essa possibilidade de acessos sem limites e descuidos com o compartilhamento de senhas traz dois perigos sérios para a segurança da informação: a possibilidade de funcionários caírem em ciberataques envolvendo phishing ou outros métodos de hackeamento de contas, e a perda desses acessos e senhas.

Além disso, essa falta de política e regras com as senhas dificulta ainda mais possíveis investigações para encontrar a fonte do cibercrime, tornando mais difícil a recuperação de acessos, dados e informações guardadas.

2 - Não atualização dos sistemas

Com a rotina corrida das empresas, e todos os investimentos que os empreendedores precisam lidar para o funcionamento do negócio, é muito frequente a desatenção referente a atualização dos sistemas usados.

O que também é um erro de segurança, justamente porque muitos dos ciberataques são possíveis através da falta de atualização ou da facilidade de invasão em sistemas obsoletos.

Isso pode trazer prejuízos financeiros e operacionais muito maiores do que a atenção e investimentos feitos previamente na atualização de programas.

3 - Falta de políticas e normas sobre os equipamentos da empresa

Outro grande problema que causa erros de segurança da informação é a falta de regras em relação ao uso de equipamentos da empresa como computadores, notebooks e dispositivos móveis.

Principalmente quando há a necessidade de levar esses equipamentos para casa, muitos funcionários também passam a recorrer ao computador da empresa para necessidades e lazer pessoal. Ou até mesmo utilizam os equipamentos particulares para o trabalho.

Tudo isso pode deixar os sistemas da empresa muito vulneráveis e disponíveis para invasões. Logo, é importante que regras de proteção sejam estabelecidas anteriormente.

4 - Achar que sua empresa não é um alvo

Um erro dos empreendedores de startups em relação à cibersegurança é acreditar que sua empresa não é um alvo de cibercriminosos por não ter o “rendimento” ou fluxo de grandes empresas.

O que novamente é um erro, visto que essas estruturas são um grande alvo para cibercriminosos, que entendem o valor dos dados e informações coletadas por essas empresas.

Essas startups também circulam um grande volume de dados por dia, além de manter suas redes geralmente menos protegidas.

5 - Não investir em métodos de cibersegurança

Todos esses “pensamentos” que levam empreendedores a acreditarem que suas empresas não serão alvos de cibercriminosos levam muitos a não investirem em métodos de cibersegurança. Entre os métodos que podem ser utilizados estão o de red team, bug bounty, educação de usuários, segurança de aplicações, entre outros.

E como visto aqui, os riscos do não investimento são grandes, já que as startups são alvos importantes de ataques cibernéticos.

Como evitar problemas com segurança da informação em sua empresa?

Para evitar esses e outros problemas ligados à segurança da informação na empresa, é importante que primeiramente sejam analisados perigos referente ao fator humano.

Logo, deve ser elaborada uma política de autorizações de senhas. Ou seja, apenas pessoas que realmente precisam de determinados acessos podem fazê-los. Assim como regras referentes aos equipamentos de trabalho.

Outra importante estratégia é a contratação de um programa de Bug Bounty, que antecipa a proteção dos sistemas da empresa, antes mesmo que um ataque cibernético.

Esse método funciona da seguinte forma: especialistas de segurança da informação analisam, de forma autorizada,  os sistemas de uma empresa parceira, e começam a procurar por  bugs, falhas e vulnerabilidades no sistema.

Quando encontrados problemas, esses profissionais fazem relatórios à empresa, para ciência do problema e desenvolvimento de soluções. Depois disso, eles recebem recompensas pela descoberta feita.

A BugHunt, primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, disponibiliza seus serviços para startups que procuram investir em segurança da informação e proteger seus sistemas de ciberataques.

Saiba mais como a empresa trabalha acessando o site!