O trabalho híbrido é um formato cada vez mais comum de serviço, e vem sendo adotado por empresas que identificaram suas diversas vantagens, como maior economia e comodidade. Mas como a segurança de dados fica nesse novo cenário?

A ideia do trabalho remoto foi cada vez mais difundida após a necessidade de isolamento social devido a pandemia causada pelo temido coronavírus.

Com a necessidade de resguardo em casa, muitas empresas não tiveram opção a não ser permitir que seus funcionários trabalhassem de casa.

O grande plot twist, como dizem os fãs de cinema, do trabalho remoto, foi que ele se mostrou mais eficiente, econômico e dinâmico que o formato mais tradicional do serviço presencial.

Isso fez com que diversas empresas repensassem suas ideias do que seria um trabalho ideal, permanecendo inclusive, no estilo híbrido após a retomada da rotina da população.

Trabalho remoto x trabalho híbrido

Primeiramente, é importante que você saiba a diferença entre trabalho híbrido e remoto. Os termos são frequentemente confundidos nas determinações de formato de serviço.

Para que não ocorra essa confusão com você, sua empresa e funcionários, veja aqui suas características principais:

Trabalho remoto: Esse é o formato de trabalho à distância. Também conhecido como teletrabalho ou, informalmente como home office, nele o serviço não precisa ser realizado em um espaço específico. Você pode trabalhar de casa, de um hotel, restaurante, etc.

Trabalho híbrido: Já o trabalho híbrido é um tipo de divisão de trabalho com alternância de períodos de serviço na empresa e em espaços remotos. A determinação de quantos dias ou horas devem ser cumpridas em cada ambiente é combinada durante a contratação do funcionário.

Toda essa contextualização é necessária para que outra questão seja abordada: os ciberataques.

Toda essa mudança dos serviços para um formato mais digital e remoto fez com que as ocorrências de ataques cibernéticos e roubos de informações fossem ainda mais recorrentes.

O que obviamente pode atrapalhar toda a dinâmica de serviço da empresa, assim como causar danos financeiros graves e até mesmo a perda de clientes.

Mas afinal, o que fazer para que a segurança de dados não seja uma questão problemática dentro desse novo cenário do trabalho híbrido? Quais medidas adotar dentro de uma empresa?

Continue a leitura e confira algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a estar mais protegida dos perigos do mundo digital.

O aumento dos ataques no trabalho híbrido

De acordo com o Relatório de Atividade Criminosa Online no Brasil, nosso país é um dos que mais tem suas informações vazadas no mundo. Só em 2021 foram mais de 2,8 bilhões de dados expostos.

Muito desse problema tem relação com o aumento do trabalho híbrido ou remoto, e com as empresas que ainda não sabem lidar com medidas de segurança de dados.

Diversas empresas possuem funcionários que usam o mesmo computador para o trabalho e acessos pessoais, por exemplo.

Muitos inclusive, dividem o notebook ou desktop com outros membros da família que também precisam realizar seus acessos periódicos para estudos, pesquisas e trabalhos.

O uso do computador compartilhado é uma questão complexa, visto que os dados e informações da empresa ficam expostas para pessoas que nem mesmo fazem parte do time de profissionais.

Além disso, as configurações fracas e amadoras, a falta do uso de senhas e checagens, entre outros fatores, só contribuem para que a segurança de dados seja um problema dentro do trabalho híbrido.

Infelizmente, essas são questões recorrentes, visto que nem todas as empresas souberam se adaptar de forma tão rápida aos novos formatos de trabalho, esquecendo de levar em consideração os  perigos digitais.

É importante reforçar que a grande parte das falhas de segurança registradas ano passado tinham como objetivo o roubo de dados, tanto de empresas e instituições, quanto de clientes.

No entanto, com a aplicação da nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), esse cenário deve mudar. De acordo com a lei, as empresas presentes no Brasil agora são obrigadas a tomar providências e realizar investimentos voltados à segurança da informação.

A grande questão é como elas estão tomando essas medidas segurança, e se elas são realmente efetivas, seguindo as leis estabelecidas.

As principais vulnerabilidades em segurança de dados no trabalho híbrido

Como já citado acima, o trabalho híbrido ou remoto pode fazer com que a segurança de dados seja uma questão mais complexa.

Esse tipo de serviço permite que o funcionário faça seu trabalho alguns dias presencialmente na empresa e outros remotamente, em casa ou em outros espaços de sua escolha.

Em grande parte dos casos, o computador em casa acaba sendo compartilhado com outras pessoas, ou usado para acessos pessoais. Essa violação deixa os dados da empresa e de clientes muito mais vulneráveis a roubos.

Além disso, quando as informações, plataformas e sistemas da empresa são usados em outros locais, os dados são expostos a ambientes digitais que são bem diferentes dos espaços corporativos.

Geralmente no trabalho remoto não existe um controle tão rígido dos acessos quanto aos aplicados nos escritórios e redes das empresas, além dos softwares que são usados não serem tão protegidos.

Dicas para manter a segurança de dados no trabalho híbrido

Agora que você sabe quais são os problemas relacionados à segurança de dados dentro de um sistema de trabalho híbrido, é importante saber que não é necessário desistir desse formato por conta da proteção.

Existem diferentes medidas para serem  tomadas pela empresa e funcionários para que o serviço se enquadre a esse novo jeito de trabalho, que, apesar desses perigos, apresenta diversas vantagens.

Separamos aqui algumas dicas que sua empresa pode seguir para a garantia de maior segurança de dados. Veja:

Oriente seus funcionários em relação ao home office

Grande parte dos ciberataques e roubos de dados aposta no fator humano para conseguir realizar as ocorrências.

Por isso, é muito importante que a empresa invista em estratégias como políticas de home-office ou de trabalho híbrido, em que o funcionário irá se comprometer a não acessar certos sites, ou tomar cuidado com links e ambientes digitais desconhecidos.

Além disso, é interessante que seja criada uma política de classificação da informação e comunicação entre os profissionais, para que informações sigilosas não estejam desprotegidas.

Também é um diferencial a realização de um treinamento da equipe para que todos saibam lidar, ainda que de forma básica, com os perigos do cibercrime.

Essa, além de uma medida de proteção, se torna um método de precaução para possíveis ações de cibercriminosos.

Invista em uma VPN

Considerada uma das melhores formas de proteger dados e informações da empresa e clientes no trabalho remoto, a VPN é um tipo de rede virtual privada.

Diversos documentos podem ser acessados com segurança, visto que a VPN cria uma rede de proteção entre o servidor da empresa e o computador do funcionário, dificultando assim, possíveis ataques.

Tenha uma política de senhas mais rigorosa

Ainda que esse seja um fator sempre alertado, existem muitas pessoas que optam por escolher senhas muito fáceis por medo de esquecerem a sequência.

Mas existem diversos perigos na utilização de senhas fracas, entre eles a facilitação do trabalho de alguém que busca invadir a rede ou o próprio computador.

Muitas empresas optam por trabalhar com os famosos geradores de senhas, que apesar da complexidade do que é proposto, garantem maior segurança em acessos.

Também é altamente recomendado a adoção do múltiplo fator de autenticação (2FA ou MFA), pois garante que, além da senha, seja exigido um token aumentando ainda mais a segurança nos acessos.

Mantenha o sistema atualizado e tenha um bom antivírus no computador

Antes da utilização do computador pessoal, ou o da própria empresa, é importante que varreduras periódicas sejam feitas em busca de possíveis vírus e invasores na rede ou sistema do computador.

Além disso, é importante ressaltar que, quanto mais um sistema operacional é desatualizado, mais vulnerável ele está para possíveis invasões e ataques de cibercriminosos que constantemente estudam as brechas de redes.

Sendo assim, não deixe de manter os computadores da empresa ou até mesmo o pessoal atualizado e protegido com um antivírus.

O Bug Bounty é uma opção de proteção para sua empresa

Uma estratégia que ganha cada vez mais notoriedade quando o assunto é segurança da informação é a da contratação de um programa de Bug Bounty.

Nele, hackers-éticos, também conhecidos como hunters, “invadem” de forma autorizada as redes da empresa parceira em busca de vulnerabilidades, falhas e brechas que podem facilitar o trabalho de cibercriminosos.

Esse serviço de busca é feito em troca de recompensas que são entregues aos hunters, que também projetam relatórios com as informações detalhadas do que foi encontrado.

Essa ação de preocupação permite que sua empresa esteja ainda mais segura na hora de implementar o trabalho híbrido na rotina de seus funcionários.

A BugHunt, primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, está pronta para sanar todas as suas dúvidas sobre o programa e suas funcionalidades.

Entre em contato conosco!