Não é de hoje que o cenário da cibersegurança vem tomando um maior espaço nas discussões entre empreendedores, o que consequentemente, aumenta a visibilidade do bug hunter.

A proteção dos dados, e a garantia de menor vulnerabilidade em plataformas e redes digitais já não é mais um luxo. Torna-se cada vez mais uma necessidade.

São diversas as empresas que investem em modelos online de trabalho, e que ainda não estão verdadeiramente preparadas para esse ambiente. Não é por acaso que empregos ligados à segurança da informação estão cada vez mais em alta.

A necessidade de empresas por mais segurança no digital, assim como o aumento exponencial de ciberataques já são fortes motivos para você se tornar um bug hunter. Mas você sabe o que esses profissionais fazem?

O que faz um bug hunter?

O bug hunter é o hacker-ético que contribui em uma plataforma ou programa de Bug Bounty.

Nesse espaço, o profissional de cibersegurança procura por possíveis bugs e vulnerabilidades em sites e redes de empresas parceiras em troca de recompensas, geralmente em dinheiro.

Além disso, a cada falha encontrada, esses bug hunters produzem relatórios que serão entregues ao time de segurança da informação da empresa cliente, para que esses problemas sejam corrigidos.

Logo, todo esse trabalho de busca permite que empreendimentos se protejam ou estejam mais seguros com a chegada de um possível ciberataque.

Mas afinal, por que você deve se tornar um bug hunter? Essa é uma escolha inteligente? Separamos abaixo alguns motivos para você apostar nessa profissão. Veja!

Por que ser um bug hunter?

1. Entender mais sobre cibersegurança

Uma das principais vantagens de se tornar um bug hunter, é que essa é uma profissão que permite que o profissional ou aprendiz em cibersegurança tenha ainda mais acesso a ferramentas de segurança da informação.

Diversos são os especialistas da área que recomendam as plataformas de Bug Bounty como o primeiro degrau para a conquista de mais oportunidades no mercado no futuro.

Afinal, quem conhece mais o cibercriminoso do que o hacker-ético, que aprende a prever seus possíveis ataques?

2. Aprender na prática o que é ser um hacker-ético

Para profissionais que querem entender na prática o que é ser um hacker-ético, ser um bug hunter é uma escolha muito assertiva.

Estar em contato com as plataformas e redes das empresas parceiras, testar constantemente a funcionalidade de páginas e a própria invasão autorizada dos ambientes digitais, traz junto consigo um propósito muito interessante para a ideia de hacker.

Não é mais uma questão de invadir simplesmente pelo prazer de ter acesso aos dados, mas para ajudar parceiros a crescer dentro do mercado.

O hacker-ético, ainda que não tenha a dimensão de sua importância, ajuda na construção de um novo conceito de empresa e modo de vida, em que o digital é cada vez mais presente, possível e seguro.

3. Se inserir mais no mercado de tecnologia

Outra grande vantagem de ser um bug hunter é trabalhar com ferramentas e processos que te deixam mais a par do mercado tecnológico.

Inclusive, essa é uma função em que deixa o hacker-ético em contato com outros profissionais da área de segurança da informação, como programadores e especialistas em TI.

Dependendo do nível de interesse, é possível até mesmo construir o networking e uma relação com trabalhadores de áreas mais administrativas, assim como o acesso a diferentes setores e dinâmicas, dependendo da área de atuação do cliente.

4. Trocar experiências com outros hunters

Ser um bug hunter é participar de uma comunidade com outros profissionais dentro de uma plataforma de Bug Bounty.

Nesse sentido, é possível que você troque experiências, dúvidas, ou até mesmo ajude outros bug hunters em seus desafios.

Uma forma de expor suas ideias e dia a dia com outros profissionais que também entendem suas questões e a sua rotina. Um espaço de troca e discussão muito rico.

5. Ganhar recompensas remuneradas e reconhecimento

Ser um bug hunter permite que você estude, compartilhe ideias com outros hunters, esteja em contato com o mercado e ferramentas necessárias dentro da segurança da informação, mas também seja remunerado por seus serviços.

Nada mais justo que ter uma recompensa por todo o trabalho e tempo destinado para sua busca por bugs, certo?

São muitos os profissionais que recomendam as plataformas de Bug Bounty como fonte de renda.

Além disso, esse é um tipo de trabalho mais autônomo, onde você determina seu tempo de trabalho. Ou seja: mais independência no serviço.

Outro ponto importante é o reconhecimento, em que os bug hunters que mais contribuem com as empresas, acabam ganhando destaque no mercado e se tornando referência no assunto.

Quer ser um bug hunter? Faça parte da BugHunt!

Agora que você já tem diversos motivos para ser um bug hunter, está na hora de procurar um bom programa de Bug Bounty para começar a trabalhar.

A BugHunt, primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, vem como uma ótima solução para você!

Com a plataforma da BugHunt, você pode colocar em prática tudo que você estudou, testando aplicações reais e de forma legalizada, além de ter acesso a programas de empresas que buscam utilizar diferentes tecnologias.

Visando também o seu reconhecimento como hacker-ético, disponibilizamos um ranking com os nossos principais hunters! Vem fazer parte da BugHunt e atenda empresas com importante posição no mercado! Conheça a plataforma.