O cenário do cibercrime cresce juntamente com cada nova descoberta tecnológica. Em 2021, as atenções se voltaram para a falha log4j: uma recente vulnerabilidade que permite a execução de códigos remotamente, impactando muitas aplicações e sistemas.
Em meio aos milhares de golpes cibernéticos realizados no ano passado, a falha log4j se destacou por prejudicar grandes marcas como Apple, Steam, Twitter e Minecraft.
Com explicações que às vezes parecem um pouco técnicas ou complexas demais, a falha log4j vem preocupando diversas empresas e instituições públicas devido ao seu perigo.
Continue a leitura e entenda quais são suas principais características e perigos dessa nova descoberta.
O que é log4j?
Antes de entender o que é a falha, é importante que você saiba o que significa log4j.
Esse é um termo usado para denominar uma biblioteca open source, pertencente à organização Apache Software Foundation.
O log4j pode ser usado em aplicações Java para a realização do logging: processo responsável por registrar dados de envios de informações, interações, processamentos, entre outras ações.
Esses registros são armazenados para possíveis futuras análises das ações realizadas digitalmente.
A falha no log4j
A falha log4j acontece quando é permitido que aplicativos registrem um string que força o sistema a executar um script malicioso.
Ou seja, essa é uma vulnerabilidade que possibilita que um invasor não autenticado realize um ataque remoto à biblioteca.
Assim, o invasor ganha controle total do local, conseguindo roubar dados, instalar malwares, entre outros danos sérios ao sistema.
Os perigos da falha log4j
A descoberta da falha log4j foi uma das ações que mais movimentaram o mundo da cibersegurança em 2021.
Para que você tenha uma ideia do tamanho do problema, mais de 35 mil pacotes Java, ou seja, mais de 8% de seu repositório principal, foi afetado com essa vulnerabilidade.
Inclusive, como ressaltamos anteriormente, a brecha atacou a biblioteca utilizada por serviços muito populares, como a Amazon, Tesla e iCloud.
Seu perigo vem da simplicidade de exploração da falha para o controle total, o que possibilita a instalação de malwares, o roubo de dados, entre outros cibercrimes.
De acordo com alguns especialistas da área de segurança da informação, essa é considerada a falha mais crítica da nossa década. Talvez a maior vulnerabilidade da computação moderna!
Este é um sinal muito claro de que o cenário de cibersegurança é muito dinâmico, e precisa de atualizações, análises e pesquisas constantes, visto que os riscos e cibercrimes vem se evoluindo e se adaptando às novas tecnologias.
Sua empresa deve se preocupar com a falha log4j?
Agora que você já sabe o que é falha log4j deve estar se perguntando “devo me preocupar em como esse tipo de vulnerabilidade pode afetar a minha empresa”?
Essa é uma pergunta muito complexa, por conta do impacto da falha e a popularidade do Log4j.
Após muitas tentativas, a falha foi corrigida a partir do lançamento da atualização 2.16.0 do Log4j. Inclusive, em seu último lançamento, o 2.17.0, novas proteções foram incluídas.
Lembrando que dificilmente esse tipo de instalação será encontrada ou usada em dispositivos e computadores pessoais. No entanto, os dados de diversas pessoas e empreendimentos estão disponíveis em serviços de empresas que utilizam o Log4j.
Ou seja, ainda que indiretamente, o risco de você ou seu negócio ser afetado pela falha log4j existe, e deve ser identificado o mais rápido possível, para que problemas maiores sejam possibilitados.
O Bug Bounty como forma de proteção contra falhas cibernéticas
Os cuidados com dados e informações sigilosas já são uma questão amplamente discutida na sociedade, devido a presença constante de recursos digitais na rotina das pessoas e empresas.
A própria Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) veio como forma de formalizar essa garantia de que clientes tenham suas informações protegidas pelas empresas que têm acesso aos dados.
O investimento em cibersegurança e identificação de falhas no sistema, é necessário também para evitar os custos de possíveis sanções em casos de vazamento de dados, ou até problemas com ransomwares e outros ataques cibernéticos.
Nesse contexto, os programas de Bug Bounty se apresentam como grandes aliados de empresas que sabem a importância de uma atenção devida à segurança da informação e seus recursos.
Essa estratégia é muito útil para detectar a falha log4j, visto que os profissionais responsáveis pelo monitoramento de sua rede estão constantemente testando as funcionalidades do sistema ou rede da empresa, podendo detectar o erro rapidamente.
A partir da busca por falhas e vulnerabilidades feitas pelos chamados hunters, profissionais especializados em cibersegurança, a BugHunt, primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, te ajuda a descobrir quais os perigos que sua empresa pode estar correndo no momento. Entre em contato com a nossa equipe e entenda formas de proteger a sua empresa contra os possíveis riscos dos ciberataques!