Cibersegurança

Como deixar sua empresa segura desde o início?

Preocupado com a segurança da sua empresa? Veja aqui como deixar sua empresa segura e saiba como se prevenir dos ataques cibernéticos!

Como deixar sua empresa segura desde o início?

Com o passar do tempo novas tecnologias vão surgindo e, com isso, os desafios com ataques cibernéticos vem causando dificuldade para manter uma empresa segura. Principalmente quando uma empresa é iniciante, os riscos assustam.

Conforme aumentam os números e as gravidades dos crimes cibernéticos, muitas empresas estão tendo prejuízos no setor financeiro. No ano de 2021 o dano causado por cibercrime atingiu 6 trilhões de dólares. As organizações em todo mundo estão cada vez mais conscientes que para tornar-se uma empresa segura é essencial investir em cibersegurança.

Por isso, hoje você vai entender um pouco mais sobre como deixar sua empresa segura desde o início. E também, obter dicas de como começar a investir em segurança da informação e seus benefícios.

Importância de investir em segurança da informação

É muito comum que alguns empreendedores, quando abrem suas empresas, prefiram focar seus investimentos em outras áreas do negócio, deixando a segurança da informação de lado. Essa ação é um ponto negativo já que sua empresa fica vulnerável mesmo no início de seu funcionamento.

Para ter uma empresa segura desde o começo é preciso aplicar estratégias de segurança da informação no seu negócio. Separamos duas ações que deve ser realizada assim que abre sua organização:

  • Invista na área de Tecnologia da informação: Investindo em segurança de TI, sua empresa previne problemas que podem comprometer imagem, credibilidade e setor financeiro.
  • Invista na elaboração de uma Política de Segurança da Informação: A Política de Segurança da Informação é um documento que reúne as regras e expectativas em relação a tudo relacionado à segurança, desde senhas até a privacidade do cliente, da proteção física à classificação dos dados.

Vale ressaltar que investir em métodos de cibersegurança são fundamentais para um bom andamento da sua empresa e impede que cibercriminosos tenham acesso aos dados pessoais de clientes, colaboradores ou da própria empresa. Por isso, o investimento na área de segurança da informação é capaz de garantir sua empresa segura de crimes cibernéticos.

Como proteger sua empresa desde o começo

É praticamente impossível estar totalmente protegido dos riscos e ataques digitais. Mas algumas medidas ajudam a manter a sua empresa mais segura, criando formas de proteção  contra os crimes cibernéticos.

Para isso, já sabemos que um dos primeiros passos que uma empresa deve fazer assim que começa a funcionar, é investir na área de segurança da informação para criar estratégias de proteção. Além, de investir na área, separamos alguns métodos capazes de ajudar a proteger o seu negócio desde o começo:

Manter os sistemas atualizados

As atualizações não servem somente para melhorias de interface ou novas funcionalidades. O objetivo da atualização, é implementar revisões e corrigir as falhas identificadas  no sistema da empresa.

A maior parte dos ataques cibernéticos ocorre por conta de alguma falha no sistema. Os cibercriminosos costumam procurar pequenas brechas para realizar o seu ciberataque para  prejudicar a empresa. Com uma empresa iniciante no mercado, essa é uma ação simples e essencial para evitar o encontro de vulnerabilidades no seu sistema.

Proteja seus dados e faça backup

A implementação de um procedimento de backup regular e gerenciado é uma das ações mais importantes ao se tratar da proteção dos dados.

O backup é uma cópia de segurança dos dados de um dispositivo de armazenamento para outro. Seu principal objetivo é restaurar as informações em caso de perda dos dados originais. Ter essa ação desde o início do seu negócio garante que você não perca informações confidenciais.

Monitore sistemas e redes

O monitoramento é um dos pilares da cibersegurança. Monitorar nada mais é do que observar sempre a segurança e qualidade de sua rede, inspecionando suas aplicações e seus serviços através de varreduras, testes e rastreamentos.

O monitoramento constante é necessário porque a tecnologia avança a cada dia. Assim, novas vulnerabilidades e formas de realizar um ciberataque podem surgir. É importante estar atento aos seus sistemas a todo o tempo.

Regularizar de acordo com à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2021. Essa lei foi criada para fazer com que as empresas entendam a importância da proteção de dados de seus clientes, dando garantias de que irão respeitar as bases legais para utilização e compartilhamento destas informações.

A empresa que não implementar os controles necessários para garantir a cibersegurança, pode levar multa de milhões de reais caso ocorram vazamentos de informações pessoais. Por isso, é importante se adequar a essa lei desde o início da sua empresa.

Segurança avançada com o Bug Bounty

Uma forma muito eficaz é incorporar a cibersegurança avançada aos sistemas da sua organização é o Bug Bounty.

O Bug Bounty é uma estratégia que vem se destacando cada vez mais quando o assunto é segurança da informação. Ele pode ser usado desde o começo da sua empresa.

O programa permite que especialistas, também conhecidos como hackers éticos, realizem testes no sistema da sua empresa, em busca de vulnerabilidades que coloquem a proteção de seus negócios e de seus usuários em risco. O serviço de busca é feito em troca de recompensas que são entregues aos especialistas de segurança da informação, assim, que encontra um bug de uma empresa.

A BugHunt, é a primeira empresa de Bug Bounty do Brasil, que oferece serviços de recompensa por bugs para organizações que procuram melhorar sua área de cibersegurança para se tornar mais segura. Clique aqui e entre em contato com a gente!