Hoje em dia, se uma empresa não tem ações direcionadas à privacidade de dados, ela corre sérios riscos de violações, exposição de dados, ciberataques, processos e até mesmo multas por descumprimento da lei.
Desde 2020, quando a LGPD entrou em vigor, garantir a segurança e a privacidade deixou de ser uma vantagem de mercado e passou a ser uma obrigação para todas as empresas que coletam dados de terceiros.
Apesar de estar valendo há apenas três anos, a maioria das empresas já está adequada à LGPD. Um dado da 2ª Pesquisa Nacional BugHunt de Segurança da Informação mostra que 79% estão em conformidade com essa lei – demonstrando um crescimento de 15% desde a 1ª edição da pesquisa.
Em um cenário de alta dos números de ciberataques, ter uma boa política de privacidade de dados é essencial para manter um bom relacionamento com os clientes, uma boa reputação no mercado, evitar ciberataques e, ainda, evitar problemas com a lei.
Ao longo deste artigo, você vai entender o que é privacidade de dados, qual a relação entre privacidade e proteção e, também, verá as 10 melhores dicas de boas práticas para manter a privacidade de dados dos seus clientes e da sua empresa. Boa leitura!
O que é privacidade de dados?
Privacidade de dados é o direito fundamental das pessoas de controlarem suas informações pessoais no ambiente virtual e fora dele. Trata-se de proteger a integridade e a confidencialidade das informações, garantindo que esses dados sejam tratados de forma ética e de acordo com as leis e regulamentos vigentes.
Em um mundo cada vez mais digital, a privacidade de dados é um aspecto essencial da segurança cibernética e da proteção das informações pessoais, abrangendo questões como consentimento, transparência nas práticas de coleta de dados, minimização da coleta de informações, segurança no armazenamento e processamento de dados, direito de acesso e correção de informações, bem como o direito de exclusão ou remoção dos dados quando não forem mais necessários.
Qual é a relação entre privacidade de dados e proteção de dados?
A privacidade de dados e a proteção de dados são termos relacionados, porém, distintos e complementares. Isso porque a privacidade de dados refere-se ao direito fundamental das pessoas de controlarem suas informações pessoais.
A proteção de dados, por sua vez, é o conjunto de medidas e práticas de segurança implementadas para garantir a segurança das informações pessoais coletadas e processadas por uma organização.
Ou seja, a privacidade de dados está relacionada ao direito dos indivíduos sobre suas informações pessoais, enquanto a proteção de dados se concentra nas medidas adotadas pelas organizações para assegurar que essas informações estejam seguras e sejam tratadas com cuidado e responsabilidade.
Boas práticas para manter a privacidade de dados
Para manter a privacidade de dados dos clientes e da empresa, é fundamental adotar boas práticas de segurança e conformidade. Veja a seguir as 5 principais boas práticas para manter dados dos seus clientes e da sua empresa seguros:
1. Política de privacidade de dados atualizada e transparente
Elabore uma política de privacidade de dados clara, abrangente e acessível que explique todas as etapas do tratamento dessas informações, trazendo como os dados são coletados, utilizados, armazenados e protegidos.
Certifique-se de mantê-la disponível para consulta para quando o titular desejar, peça sempre o consentimento de um novo cliente ou colaboradores para o processamento de seus dados e, sempre que necessário, faça atualizações.
2. Investimentos em Segurança da Informação
A Segurança da Informação deve estar presente em todos os processos da empresa, desde as comunicações até as operações. As medidas de Segurança da Informação são responsáveis por manter os dados protegidos de fato.
Busque soluções que atendam as necessidades verdadeiras do seu negócio e mantenha os seus sistemas seguros contra possíveis ameaças.
Caso você precise de apoio para entender qual é o melhor investimento em cibersegurança para o seu negócio, clique neste link para baixar o Guia de investimento inteligente em cibersegurança e acesse um passo a passo completo de como escolher a melhor solução para sua empresa.
3. Cultura de segurança fortalecida
Uma das práticas mais importantes para manter a privacidade de dados nas empresas é ter uma cultura de segurança fortalecida, com uma equipe consciente sobre proteção de dados e preparada para agir corretamente no ambiente digital.
Diante disso, invista em workshops e treinamentos que ensinam boas práticas de comportamento digital e fortaleçam a importância da privacidade de dados em todas as operações da empresa. Além disso, promova ações práticas e incentive a responsabilidade individual na proteção das informações.
4. Mapeamento do processamento de dados da sua empresa
Antes de qualquer coisa, é fundamental conhecer a fundo todas as etapas do processamento de dados da sua empresa, bem como entender quais aspectos podem ser melhorados durante esse processo.
Faça um mapeamento completo sobre quais sistemas você utiliza, quais são os tipos de dados coletados, confira se você tem em mãos o consentimento de todos os titulares e cheque se todos os dados coletados são realmente necessários para as operações.
É essencial que você entenda como funciona o tratamento de dados na sua empresa, só com esse mapeamento em mãos é possível desenvolver uma política confiável e correta e investir em ações de proteção de dados.
5. Identifique e corrija as vulnerabilidades nos seus sistemas
Outra prática essencial para garantir a privacidade de dados dos seus clientes e da própria empresa é ter sistemas mais seguros. Isso só é possível quando você consegue identificar e corrigir as vulnerabilidades certas.
Ter sistemas fortes é o melhor caminho para corrigir as falhas nos sistemas que podem ocasionar em ciberataques, roubo, vazamento e exposição de dados.
O Bug Bounty é uma forma de identificar vulnerabilidades de forma econômica e otimizada. O motivo disso é que o Bug Bounty funciona como um programa de recompensa por bugs que reúne uma base com milhares de especialistas em segurança da informação com habilidades diversificadas em prol de um único objetivo: encontrar vulnerabilidades em sistemas e produtos.
Desta forma, é possível ter uma visão mais clara sobre as vulnerabilidades críticas do seu sistema, além de desenvolver um senso de priorização baseado na análise dos seus sistemas de forma ativa e constante.
Quer saber mais sobre o Bug Bounty? Entre em contato com a BugHunt!