A segurança de dados se tornou uma das principais preocupações de instituições públicas e empresas inseridas no mercado. Um dos motivos dessa atenção elevada são os ataques cibernéticos que a cada ano que passa são mais noticiados.

O aumento de empresas que adotaram o home office, a terceirização dos serviços, o uso frequente da nuvem, entre outros motivos tiveram como consequência a facilidade de processos, mas também diversas ocorrências de ataques em sistemas.

De acordo com dados publicados pelo FortiGuard Labs, em 2020 foram registradas 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos só no Brasil.

Mas afinal, o que são esses ataques cibernéticos, e como você pode proteger sua empresa dessas ameaças? Confira abaixo.

O que são os ataques cibernéticos?

Os ataques cibernéticos tem a finalidade de controlar, invadir, destruir ou interromper de forma maliciosa um sistema ou ambiente digital. Também conhecidos como ciberataques, são realizados por cibercriminosos que geralmente buscam ter acesso a dados e informações controladas e sigilosas.

Os ataques cibernéticos ganharam uma proporção tão grande nos últimos anos que são considerados crimes, e até mesmo uma arma da atualidade. Isso porque os ataques podem causar problemas diversos para as empresas, como: perda de dados de usuários e funcionários, paralisação da operação, prejuízos financeiros, impacto negativo de reputação, entre outros.

Formas mais comuns de ataques cibernéticos

O termo “ataques cibernéticos” é bastante genérico, e pode abranger diversos métodos de invasões a sistemas. Com objetivos específicos, algumas estratégias são mais complexas que outras. No entanto, todas as formas têm potencial de causar problemas e prejuízos em diferentes graus. Conheça alguns desse ciberataques:

Ransomware

Esse foi um dos ataques cibernéticos que mais cresceu nos últimos anos, devido principalmente ao aumento do trabalho remoto.

O ataque de ransomware funciona como um sequestro de dados, e é capaz de bloquear o acesso de todos os arquivos do servidor que foi invadido. Para a liberação, os cibercriminosos exigem um valor que deve ser pago, normalmente cobrado em bitcoins.

Backdoor

Um método muito conhecido, o backdoor permite persistir o acesso e controle do sistema infectado. Assim, é possível que o cibercriminoso mantenha o acesso ao alvo e instale programas sem autorização, exclua arquivos, entre outros problemas.

Phishing

O phishing é um método de ciberataque que engana o usuário, levando-o a executar alguma ação específica, possibilitando o acesso a dados e informações sigilosas. Entre as informações podem  ser dados bancários, CPF, endereço, senhas, etc.

A estratégia pode direcionar o usuário a uma página com informações falsas, muito similares a instituições de confiança para  coletar seus dados.

DDoS Attack

O DDos (Distributed Denial of Service) é um dos ataques cibernéticos que mais ameaça o funcionamento e estabilidade de sistemas corporativos. Esse método consegue sobrecarregar as atividades do servidor, e assim, deixa o sistema mais lento, tornando o site e os acessos indisponíveis.

Ataques à aplicações Web

Atualmente todas as empresas possuem websites e aplicações que sustentam os processos corporativos. Estas aplicações, na maioria das vezes, estão expostas à internet, tornando-se uma superfície de ataque fértil quando não se tem os controles aplicados. Por isso vale a pena lembrar do Top 10 OWASP e sempre se atentar em aplicar os devidos controles para cada risco.

Perigos dos ataques cibernéticos

Acima você pode conhecer alguns tipos de ataques cibernéticos e o que eles podem causar nos sistemas. É importante ressaltar que além desses citados, existem vários outros que podem trazer problemas para sua empresa.

Esses ciberataques podem causar prejuízos financeiros ao empreendimento e a todos os usuários, que também podem ter seus dados roubados. Logo, além dos problemas envolvendo dinheiro, é desenvolvida certa falta de credibilidade, que também não é nada interessante para os negócios.

Os ataques cibernéticos são considerados crimes, e devem ser denunciados antes que invasões ou perigos maiores aconteçam.

Como proteger sua empresa de ataques cibernéticos?

Certamente todas essas informações já te deram uma dimensão de como os ataques cibernéticos são perigosos e podem prejudicar a sua vida e seu negócio, não é mesmo?

Mas o questionamento que fica, principalmente para pessoas que não estão tão inseridas nesses ambientes digitais, é como se proteger destes perigos cibernéticos? Entre os métodos estão:

  • Realização de testes de segurança (pentest)
  • Criação de programa de Bug Bounty na BugHunt
  • Gestão de vulnerabilidade;
  • Treinamentos internos de segurança da informação;
  • Investimento em atualização dos sistemas;
  • Investimento em recursos de segurança;

Faça a gestão de vulnerabilidade com auxílio do Bug Bounty

Um dos melhores métodos para ciberataques é a prevenção. Ou seja, cuidar para que esses ciberataques nem mesmo aconteçam, ou caso sejam uma realidade, que seus sistemas e profissionais já estejam preparados para combatê-los.

Por isso, uma das estratégias mais interessantes é o investimento em Bug Bounty: programa de recompensas, em que hackers éticos identificam vulnerabilidades em sistemas de empresas parceiras, antes que cibercriminosos os encontrem.

Ao encontrar esses problemas, o hacker-ético notifica a empresa, para que ela possa pensar em estratégias de proteção. Em troca do serviço, esses profissionais recebem recompensas.

E nada melhor do que hackers parceiros para desvendarem o que cibercriminosos podem fazer dentro de um sistema, certo?

E para quem ficou interessado na possibilidade de investimento nesse método: A BugHunt é a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, e trabalha com profissionais que possuem habilidades testadas e comprovadas, oferecendo o apoio necessário a empresas que buscam se proteger dos temidos ataques cibernéticos. Saiba mais sobre nós!